/

Sorrir faz com que as pessoas pareçam mais velhas

2

Dizem que sorrir é o melhor remédio, mas não quando alguém quer parecer mais jovem. Segundo um estudo das universidades Ben-Gurion, em Israel, e Western , no Canadá, quem sorri parece mais velho do que realmente é.

O motivo são as rugas no canto dos olhos, que surgem devido à movimentação dos músculos. Para quem está a observar um rosto risonho, essas pequenas linhas sugerem mais idade do que quando alguém está surpreendido ou sério.

Segundo o estudo publicado na revista Psychonomic Bulletin and Review, os participantes da experiência tiveram de observar fotografias de rostos sorridentes, expressões neutras e surpreendidas, e classificar as pessoas desde a mais velha à mais jovem.

Os participantes classificaram as caras sorridentes como as mais envelhecidas, seguidas dos mesmos rostos com expressões neutras e de surpresa. Para os cientistas, o mais interessante foi observar que os próprios voluntários acreditavam ter classificado as pessoas sorridentes como mais jovens.

“Ironicamente, descobrimos que a mesma pessoa pode acreditar que sorrir faz com que alguém pareça mais jovem, mas classificar os rostos sorridentes como mais velhos”, destaca Melvyn Goodale, diretor do Brain and Mind Institute da Western University.

Segundo Tzvi Ganel, do Laboratório de Percepção e Ação Visual do Departamento de Psicologia da Universidade Ben-Gurion, as pessoas percebem os rostos de forma holística – ou seja, não compreendem uma parte sem lidar com todo o conjunto.

Ganel explica que, quando olhamos para alguém pela primeira vez, tentamos logo saber qual é a sua idade – e adivinhamos, em geral, com uma margem de erro de seis anos.  Mas, como identificar idades não é uma ciência exata, qualquer detalhe pode influenciar.

Quando uma pessoa sorri e fica com mais rugas nos cantos dos olhos, a percepção é de que tem um ou dois anos a mais do que o mesmo rosto com uma expressão neutra. E, quando essas rugas são retiradas do rosto apresentado, a opinião muda.

“O sorriso é visto como algo positivo, ligado a elementos de atração, saúde e também de juventude. A ideia geral é a de que, quem sorri, deve ser visto como mais jovem. O que mostramos, de forma direta, é que se trata de um conceito errado“, diz Ganel.

“Existe um paradoxo. O sorriso transmite juventude, mas as rugas nos olhos fazem com que o rosto pareça mais velho – algo que, para muitos, é negativo”, continua o cientista.

No entanto, Tzvi Ganel acredita que é melhor esboçar um sorriso ao conhecer novas pessoas. “Acho que os aspectos positivos pesam mais do que o preço que se paga em termos de idade. Mesmo que sejam vistas como mais velhas, as pessoas são consideradas mais atraentes, quando sorriem”, destaca.

A psicóloga e psicanalista Simone Wenkert concorda com a noção de que, mesmo “correndo o risco” de parecer mais velhos, um sorriso expressa uma maior capacidade de comunicação.

“Quando alguém vê rugas, acha essa pessoa mais velha. No entanto, a satisfação de ver uma cara sorridente que interage e que é capaz de ter empatia, é muito importante para o ser humano. Não é à toa que se diz que os olhos são o espelho da alma“, conclui a especialista.

ZAP // BBC

2 Comments

  1. mentira, as rugas no canto do olho quase não se veem, enquanto as rugas que vão do nariz à boca veem-se imenso, se as pessoas idosas sorrirem essas rugas ficam disfarçadas porque parecem de expressão. Sorrir eleva os músculos faciais o que também rejuvenesce.

  2. Agora é que vamos passar todos a ser ser sérios. Bem, pelo menos na expressão facial, a outra seriedade não evita rugas a não ser na conta bancária… Que mais irão descobrir?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.