Sorrir faz com que as pessoas pareçam mais velhas

Dizem que sorrir é o melhor remédio, mas não quando alguém quer parecer mais jovem. Segundo um estudo das universidades Ben-Gurion, em Israel, e Western , no Canadá, quem sorri parece mais velho do que realmente é.

O motivo são as rugas no canto dos olhos, que surgem devido à movimentação dos músculos. Para quem está a observar um rosto risonho, essas pequenas linhas sugerem mais idade do que quando alguém está surpreendido ou sério.

Segundo o estudo publicado na revista Psychonomic Bulletin and Review, os participantes da experiência tiveram de observar fotografias de rostos sorridentes, expressões neutras e surpreendidas, e classificar as pessoas desde a mais velha à mais jovem.

Os participantes classificaram as caras sorridentes como as mais envelhecidas, seguidas dos mesmos rostos com expressões neutras e de surpresa. Para os cientistas, o mais interessante foi observar que os próprios voluntários acreditavam ter classificado as pessoas sorridentes como mais jovens.

“Ironicamente, descobrimos que a mesma pessoa pode acreditar que sorrir faz com que alguém pareça mais jovem, mas classificar os rostos sorridentes como mais velhos”, destaca Melvyn Goodale, diretor do Brain and Mind Institute da Western University.

Segundo Tzvi Ganel, do Laboratório de Percepção e Ação Visual do Departamento de Psicologia da Universidade Ben-Gurion, as pessoas percebem os rostos de forma holística – ou seja, não compreendem uma parte sem lidar com todo o conjunto.

Ganel explica que, quando olhamos para alguém pela primeira vez, tentamos logo saber qual é a sua idade – e adivinhamos, em geral, com uma margem de erro de seis anos.  Mas, como identificar idades não é uma ciência exata, qualquer detalhe pode influenciar.

Quando uma pessoa sorri e fica com mais rugas nos cantos dos olhos, a percepção é de que tem um ou dois anos a mais do que o mesmo rosto com uma expressão neutra. E, quando essas rugas são retiradas do rosto apresentado, a opinião muda.

“O sorriso é visto como algo positivo, ligado a elementos de atração, saúde e também de juventude. A ideia geral é a de que, quem sorri, deve ser visto como mais jovem. O que mostramos, de forma direta, é que se trata de um conceito errado“, diz Ganel.

“Existe um paradoxo. O sorriso transmite juventude, mas as rugas nos olhos fazem com que o rosto pareça mais velho – algo que, para muitos, é negativo”, continua o cientista.

No entanto, Tzvi Ganel acredita que é melhor esboçar um sorriso ao conhecer novas pessoas. “Acho que os aspectos positivos pesam mais do que o preço que se paga em termos de idade. Mesmo que sejam vistas como mais velhas, as pessoas são consideradas mais atraentes, quando sorriem”, destaca.

A psicóloga e psicanalista Simone Wenkert concorda com a noção de que, mesmo “correndo o risco” de parecer mais velhos, um sorriso expressa uma maior capacidade de comunicação.

“Quando alguém vê rugas, acha essa pessoa mais velha. No entanto, a satisfação de ver uma cara sorridente que interage e que é capaz de ter empatia, é muito importante para o ser humano. Não é à toa que se diz que os olhos são o espelho da alma“, conclui a especialista.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mentira, as rugas no canto do olho quase não se veem, enquanto as rugas que vão do nariz à boca veem-se imenso, se as pessoas idosas sorrirem essas rugas ficam disfarçadas porque parecem de expressão. Sorrir eleva os músculos faciais o que também rejuvenesce.

  2. Agora é que vamos passar todos a ser ser sérios. Bem, pelo menos na expressão facial, a outra seriedade não evita rugas a não ser na conta bancária… Que mais irão descobrir?

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …