Sorrir faz com que as pessoas pareçam mais velhas

Dizem que sorrir é o melhor remédio, mas não quando alguém quer parecer mais jovem. Segundo um estudo das universidades Ben-Gurion, em Israel, e Western , no Canadá, quem sorri parece mais velho do que realmente é.

O motivo são as rugas no canto dos olhos, que surgem devido à movimentação dos músculos. Para quem está a observar um rosto risonho, essas pequenas linhas sugerem mais idade do que quando alguém está surpreendido ou sério.

Segundo o estudo publicado na revista Psychonomic Bulletin and Review, os participantes da experiência tiveram de observar fotografias de rostos sorridentes, expressões neutras e surpreendidas, e classificar as pessoas desde a mais velha à mais jovem.

Os participantes classificaram as caras sorridentes como as mais envelhecidas, seguidas dos mesmos rostos com expressões neutras e de surpresa. Para os cientistas, o mais interessante foi observar que os próprios voluntários acreditavam ter classificado as pessoas sorridentes como mais jovens.

“Ironicamente, descobrimos que a mesma pessoa pode acreditar que sorrir faz com que alguém pareça mais jovem, mas classificar os rostos sorridentes como mais velhos”, destaca Melvyn Goodale, diretor do Brain and Mind Institute da Western University.

Segundo Tzvi Ganel, do Laboratório de Percepção e Ação Visual do Departamento de Psicologia da Universidade Ben-Gurion, as pessoas percebem os rostos de forma holística – ou seja, não compreendem uma parte sem lidar com todo o conjunto.

Ganel explica que, quando olhamos para alguém pela primeira vez, tentamos logo saber qual é a sua idade – e adivinhamos, em geral, com uma margem de erro de seis anos.  Mas, como identificar idades não é uma ciência exata, qualquer detalhe pode influenciar.

Quando uma pessoa sorri e fica com mais rugas nos cantos dos olhos, a percepção é de que tem um ou dois anos a mais do que o mesmo rosto com uma expressão neutra. E, quando essas rugas são retiradas do rosto apresentado, a opinião muda.

“O sorriso é visto como algo positivo, ligado a elementos de atração, saúde e também de juventude. A ideia geral é a de que, quem sorri, deve ser visto como mais jovem. O que mostramos, de forma direta, é que se trata de um conceito errado“, diz Ganel.

“Existe um paradoxo. O sorriso transmite juventude, mas as rugas nos olhos fazem com que o rosto pareça mais velho – algo que, para muitos, é negativo”, continua o cientista.

No entanto, Tzvi Ganel acredita que é melhor esboçar um sorriso ao conhecer novas pessoas. “Acho que os aspectos positivos pesam mais do que o preço que se paga em termos de idade. Mesmo que sejam vistas como mais velhas, as pessoas são consideradas mais atraentes, quando sorriem”, destaca.

A psicóloga e psicanalista Simone Wenkert concorda com a noção de que, mesmo “correndo o risco” de parecer mais velhos, um sorriso expressa uma maior capacidade de comunicação.

“Quando alguém vê rugas, acha essa pessoa mais velha. No entanto, a satisfação de ver uma cara sorridente que interage e que é capaz de ter empatia, é muito importante para o ser humano. Não é à toa que se diz que os olhos são o espelho da alma“, conclui a especialista.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mentira, as rugas no canto do olho quase não se veem, enquanto as rugas que vão do nariz à boca veem-se imenso, se as pessoas idosas sorrirem essas rugas ficam disfarçadas porque parecem de expressão. Sorrir eleva os músculos faciais o que também rejuvenesce.

  2. Agora é que vamos passar todos a ser ser sérios. Bem, pelo menos na expressão facial, a outra seriedade não evita rugas a não ser na conta bancária… Que mais irão descobrir?

RESPONDER

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …