O que sonhamos antes de morrer é diferente e “mais real” do que os outros sonhos

A morte é um dos maiores mistérios da vida. Mas os sonhos dos pacientes de uma Casa de Repouso em Nova York estão a revelar coisas incríveis sobre este processo.

Especialistas documentaram, ao longo de dez anos, os sonhos mais frequentes que os pacientes tiveram antes de morrer. O estudo, segundo uma reportagem da CBS, mostra que os sonhos são reconfortantes e fazem com que a morte seja menos aterradora.

Durante uma década, Christopher Kerr e a sua equipa documentaram 14 mil casos entre os pacientes. De acordo com os especialistas, 80% dos casos são sonhos e visões antes da morte. “O que é claro é que afirmam universalmente que os sonhos são mais reais e diferentes do qualquer outros sonho”, explicou Kerr.

Além disso, os especialistas observaram que, antes de morrer, as pessoas costumam ter sonhos vívidos que, com frequência, têm a ver com entes queridos já falecidos. Outro tema recorrente é a preparação para uma viagem, como por exemplo fazer as malas.

Um homem, chamado Horace, disse que, nos seus sonhos, a sua esposa “apareceu de repente”. Já uma mulher, Jeanne, descreveu o quão intensos os sonhos eram: “Lembro-me de ver todas as partes da cara deles. Eu sei que era a minha mãe, o meu pai, o meu tio e o meu cunhado. Senti-me bem”.

Uma paciente chamada Maggie sonhou com a sua irmã, que faleceu antes dela. “Eu disse: Beth, tens de ficar comigo. Estou sozinha, fica comigo. Ela disse: Não posso. Agora não.” Mas a irmã deixou-lhe uma mensagem: “Em breve voltaremos a estar juntas”.

Outros sonhos permitem que os pacientes abordem problemas não resolvidos, como, por exemplo, a entrega de uma mensagem. As crianças, muitas vezes, dizem que sonham com os seus animais de estimação falecidos antes de morrer.

Kerr, inicialmente, era cético. “Todos, exceto eu, eram capazes de prognosticar a morte em parte com base no que as pessoas estavam a ver ou a experimentar”, disse. Os médicos não são treinados para lidar com estes sonhos, mas ele começou a estudá-los e percebeu que são terapêuticos. “Em vez de ter medo da morte, quase transcende o medo da morte para algo maior”.

Os investigadores não fornecem nenhuma explicação para o fenómeno e assinalam que o objetivo é, simplesmente, registar os sonhos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sonhei durante mt tempo com minha mãe depois que ela faleceu e o que me pareceu foi que ela não queria se desprender de mim e ir. Sonhei tbm com outros parentes já falecidos e a impressão que tive é que apenas vieram me visitar.
    Curiosamente minha mãe parou de tentar me fazer ir com ela nos sonhos depois que dois irmãos dela faleceram com alguns meses de intervalo entre um e outro desencarne.

RESPONDER

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …