PS fica (bem) longe do PSD. PAN surge como partido decisivo

9

ZAP // Hugo Delgado / Lusa; PSD / Flickr

Quase 10 pontos percentuais entre os dois maiores partidos: sondagem mostra PS a subir, PSD a descer e empate técnico entre esquerda e direita.

O PS volta a aparecer como favorito às eleições legislativas de Março de 2024.

Na nova sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN, os socialistas já têm uma vantagem de quase 10 pontos percentuais em relação ao PSD.

O PS consegue 34,1% das intenções de voto e o PSD fica-se pelos 24,8%. Ou seja, o PS sobe 1,2 pontos percentuais em relação à sondagem de Novembro, enquanto o PSD desce quase 2 pontos percentuais.

O Chega, terceiro classificado, tem uma percentagem quase igual (16,3% e tinha sido 16,2% em Novembro).

O BE desce de 6,9% para 6,3%. A IL recua de 5% para 4,1% e fica com o PAN muito perto – que subiu de 2,9% para 3,7% e ultrapassou a CDU.

Abaixo dos 3% estão precisamente CDU (2,7%), Livre (1,8%) e CDS (1,2%) – embora este último partido concorra em coligação com o PSD.

5% dos inquiridos apresentariam votos em branco ou nulos.

Este estudo realizado na semana anterior ao Natal mostra que agora há um empate técnico entre os partidos de esquerda (44,9%) e direita (46,4%).

A direita sofre um tombo considerável, para 30,1%, se o Chega não entrar na equação (algo que Luís Montenegro já repetiu que vai mesmo acontecer).

Ou seja, agora quase na casa dos 4%, o PAN poderá ser um partido decisivo no dia 10 de Março se for convocado a confirmar uma maioria absoluta, quer à esquerda, quer à direita.

ZAP //

9 Comments

  1. Para quê votar PAN?
    Partido vira casacas, tanto se pode aliar bloco, como se pode aliar ao chega.
    Nem tem nada a ver com o país humano, é partido dos beubeus e miaus e das velhinhas que têm os lulus e não percebem nada de politica.
    Enfim é voto no lixo, eu tb tenho um cão, mas uma coisa e animais, outra coisa é governar um país honesta e conscenciosamente , coisa que nunca vi e espero um dia (sem extremismos) vir a ver, antes de morrer.

  2. Como é possível? O país parou no tempo… O clientelismo e a corrupção atingiram níveis preocupantes. O ensino, a saúde e a justiça estão a definhar… Quem trabalha sustenta este imenso polvo. E a esquerda está a crescer? Qualquer dia seremos a Venezuela europeia!

  3. NADA DE ASSUSTADOR QUANTO À ESQUERDA INCLUINDO O PAN COM A ESQUERDA, . A DIREITA AINDA FAZ UM BOM PLENO GRAÇAS AO CHEGA , SENDO ESTE PARTIDO A VERDADEIRA CHAVE PARA UM BOM DESEMPENHO DE UM PRÓXIMO E MUITO DESEJÁVEL GOVERNO DE DIREITA.

  4. É caso para dizer que a oeste nada de novo: só catotas e matumbos. E pelos comentários acima vê-se bem, diria, confirma-se, que é o que digo na frase anterior!
    O mundo precisa de mudar numa série de aspetos fundamentais, e em alguns mesmo muito ou de forma dramática, para atacar a fundo as causas dos problemas graves que existem e se identificam (ou que estão identificados por aqueles que têm pelo menos dois dedos de testa, pois não é preciso muito para o conseguir), e a maioria do pessoal continua a “pensar” e fazer (certamente) da mesma maneira o que sempre fez, esperando que as coisas amanhã apareçam com melhor aspeto ou com resultados melhores, por obra e graça do senhor ou do espírito santo. Ou é ter muita lata e pouca vergonha na cara, ter muita fé em milagres, ou ser muito ignorante. Inclino-me claramente mais para a última característica!!!

  5. Bem, eu não entendo como chegamos a esta conclusão na última sondagem. Será que os portugueses não vêm ou não lhes interessa ver o estado a que este País chegou! Não interessa, pois são os tais subsidiodependentes – que são muitos – e outros que têm receio de ficarem sem o tacho. Há alguém, neste País, que desconhece que toda a Função Pública que anda na rua em manifestações contra o Governo são votantes P.S. ?! É uma teia.

  6. As mentalidades pidofilas (PIDE) resistiram bem ao 25 de Abril foram incubadas em vários Ministérios como justiça forças militares, finanças ect
    O CEGA com o seu líder super inteligente, descobriu as incubadoras,
    Estamos tramados após 50 anos de meia Democracia continuamos a cauda da Europa , sem TGV sem aeroporto sem autoestrada Viseu Coimbra
    A direita rejeitou sempre o progresso ela entende que o progresso, educação é só para alguns (betinhos)
    Se houvesse reintegração da comunidade cigana nestes últimos 50 anos de meia Democracia eles seriam cada vez menos.
    Mas a direita tem está característica desprezar sempre os mais desprotegidos
    CHEGA de discriminação.

  7. Então Sr. José Costa o Senhor o diz o seguinte: “O CEGA com o seu líder super inteligente, descobriu as incubadoras,
    Estamos tramados após 50 anos de meia Democracia continuamos a cauda da Europa , sem TGV sem aeroporto sem autoestrada Viseu Coimbra” agora eu comento o seu comentário dizendo o seguinte e perguntando ao senhor o seguinte : Quem é que está a mais anos no exercício governativo? Resposta PS, quem é negociou a entrada de Portugal na UE? Resposta O PS . Quem fez a ultima revisão constitucional? Resposta O PS pois claro. Quem é que tem facilitado a entrada de todo o tipo de imigrantes e lhes atribui e dá todo o tipo subsídios que chegam o ter rendimentos superiores a muitos trabalhadores da função publica em subsídios? Resposta O PS pois claro . Quem é tem atribuído e tem pago obras da treta em países estrangeiros portanto esbanjado dinheiro dos contribuintes? Resposta o PS pois claro, vá ao jornal e se informe o que lá diz e o que lá diz é o seguinte: ” Obra começou por ser assumida por Angola, mas passou a ter o Estado português como fiador integral sob o argumento das comemorações do cinquentenário do 25 de abril etc etc”. Tinha muito por onde enunciar, mas termino por dizer que muitas vezes quando não se sabe o que diz é melhor estar calado. E graças a falta de conhecimento dos factos e ao pensar de certas pessoas que por ai andam e vão votar sempre nos mesmos que estamos na cauda da Europa e assolados e condenados a pobreza. PORTANTO ANTES DE POSTAR SE INFORME CORRETAMENTE.,

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.