Sonda Kepler encontrou 2 exoplanetas que podem conter vida

JPL-Caltech / NASA

O telescópio espacial Kepler encontrou 104 novos exoplanetas, incluindo alguns mundos que podem ser pequenos e rochosos, como a Terra

O telescópio espacial Kepler encontrou 104 novos exoplanetas, incluindo alguns mundos que podem ser pequenos e rochosos, como a Terra

Uma equipa internacional de cientistas anunciou esta semana a descoberta de mais de 100 exoplanetas – entre os quais dois que podem conter vida – usando o telescópio Kepler, da NASA.

Entre os novos mundos, destaca-se o sistema da estrela K2-72, a cerca de 181 anos-luz de distância, na direção da constelação de Aquário.

Esta estrela anã vermelha é obitada por quatro planetas, todos potencialmente rochosos, dos quais dois têm boas condições para suportar a vida.

Apesar de orbitarem a sua estrela hospedeira muito de perto, passando mais próximos desta do que Mercúrio do nosso sol, a frieza relativa da K2-72 permite que a sua zona habitável não chegue tão longe.

Assim, dois dos planetas ficam dentro do limite favorável à vida, com níveis de irradiação da estrela comparáveis aos encontrados na Terra, oferecendo condições que sustentam a existência de água líquida na sua superfície.

Todos os planetas que orbitam a K2-72 possuem um diâmetro entre 20 a 50% maior que o da Terra.

Novas descobertas

A descoberta dos mundos em volta da K2-72 é apenas uma entre um grande grupo de novos exoplanetas identificados por uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos EUA.

Os cientistas usaram o telescópio espacial Kepler para encontrar 197 candidatos a planetas, dos quais 104 foram confirmados.

O que é mais notável sobre as últimas descobertas é que essas identificações foram resultado de um acidente, quando o observatório espacial começou a funcionar mal, o que impediu o telescópio de se estabilizar na direção de uma determinada parcela do céu prevista na sua missão original.

Felizmente, os engenheiros da NASA fizeram uma correção engenhosa para o problema, calculando que os fotões do sol seriam capazes de ajudar a estabilizar o telescópio para a sua nova missão K2, observando uma parte mais ampla do céu dentro do plano da eclíptica, e dando-lhe assim uma maior margem de manobra para detetar estrelas, incluindo as mais fracas do tipo anã vermelha, como a K2-72.

No futuro

A nova missão, além de aumentar significativamente o número de estrelas que podemos estudar, também nos permite descobrir mais sobre o tipo mais comum de estrelas na Via Láctea, o que nos dará uma maior compreensão dos tipos de sistemas exoplanetários mais frequentemente encontrados em toda a galáxia.

“O Kepler mostrou fortes sinais de que há uma abundância de exoplanetas, especialmente planetas bem pequenos à volta destas estrelas mais frias”, disse o astrónomo Ian Crossfield, da Universidade do Arizona, ao jornal Los Angeles Times.

“Isto é muito emocionante porque estas estrelas anãs vermelhas superam drasticamente estrelas como o nosso sol”, explicou.

Os investigadores estão agora ansiosos por estudar mais estes mundos, o que pode criar alguns candidatos muito interessantes para observações de acompanhamento que serão feitas pelo telescópio espacial James Webb, que poderá dar informações valiosas, por exemplo, sobre as atmosferas desses planetas potencialmente habitáveis.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Título da notícia: “SONDA KEPLER ENCONTROU 2 EXOPLANETAS QUE PODEM CONTER VIDA”. Afinal foi apenas um telescópio espacial que captou a 181 anos-luz os tais planetas!! Uma sonda é algo que viaja pelo espaço e vai ao encontro dos astros que pretende observar. Esta fica a espreitar de longe, tipo voyeur!!

RESPONDER

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …