Sonda Kepler encontrou 2 exoplanetas que podem conter vida

JPL-Caltech / NASA

O telescópio espacial Kepler encontrou 104 novos exoplanetas, incluindo alguns mundos que podem ser pequenos e rochosos, como a Terra

O telescópio espacial Kepler encontrou 104 novos exoplanetas, incluindo alguns mundos que podem ser pequenos e rochosos, como a Terra

Uma equipa internacional de cientistas anunciou esta semana a descoberta de mais de 100 exoplanetas – entre os quais dois que podem conter vida – usando o telescópio Kepler, da NASA.

Entre os novos mundos, destaca-se o sistema da estrela K2-72, a cerca de 181 anos-luz de distância, na direção da constelação de Aquário.

Esta estrela anã vermelha é obitada por quatro planetas, todos potencialmente rochosos, dos quais dois têm boas condições para suportar a vida.

Apesar de orbitarem a sua estrela hospedeira muito de perto, passando mais próximos desta do que Mercúrio do nosso sol, a frieza relativa da K2-72 permite que a sua zona habitável não chegue tão longe.

Assim, dois dos planetas ficam dentro do limite favorável à vida, com níveis de irradiação da estrela comparáveis aos encontrados na Terra, oferecendo condições que sustentam a existência de água líquida na sua superfície.

Todos os planetas que orbitam a K2-72 possuem um diâmetro entre 20 a 50% maior que o da Terra.

Novas descobertas

A descoberta dos mundos em volta da K2-72 é apenas uma entre um grande grupo de novos exoplanetas identificados por uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos EUA.

Os cientistas usaram o telescópio espacial Kepler para encontrar 197 candidatos a planetas, dos quais 104 foram confirmados.

O que é mais notável sobre as últimas descobertas é que essas identificações foram resultado de um acidente, quando o observatório espacial começou a funcionar mal, o que impediu o telescópio de se estabilizar na direção de uma determinada parcela do céu prevista na sua missão original.

Felizmente, os engenheiros da NASA fizeram uma correção engenhosa para o problema, calculando que os fotões do sol seriam capazes de ajudar a estabilizar o telescópio para a sua nova missão K2, observando uma parte mais ampla do céu dentro do plano da eclíptica, e dando-lhe assim uma maior margem de manobra para detetar estrelas, incluindo as mais fracas do tipo anã vermelha, como a K2-72.

No futuro

A nova missão, além de aumentar significativamente o número de estrelas que podemos estudar, também nos permite descobrir mais sobre o tipo mais comum de estrelas na Via Láctea, o que nos dará uma maior compreensão dos tipos de sistemas exoplanetários mais frequentemente encontrados em toda a galáxia.

“O Kepler mostrou fortes sinais de que há uma abundância de exoplanetas, especialmente planetas bem pequenos à volta destas estrelas mais frias”, disse o astrónomo Ian Crossfield, da Universidade do Arizona, ao jornal Los Angeles Times.

“Isto é muito emocionante porque estas estrelas anãs vermelhas superam drasticamente estrelas como o nosso sol”, explicou.

Os investigadores estão agora ansiosos por estudar mais estes mundos, o que pode criar alguns candidatos muito interessantes para observações de acompanhamento que serão feitas pelo telescópio espacial James Webb, que poderá dar informações valiosas, por exemplo, sobre as atmosferas desses planetas potencialmente habitáveis.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Título da notícia: “SONDA KEPLER ENCONTROU 2 EXOPLANETAS QUE PODEM CONTER VIDA”. Afinal foi apenas um telescópio espacial que captou a 181 anos-luz os tais planetas!! Uma sonda é algo que viaja pelo espaço e vai ao encontro dos astros que pretende observar. Esta fica a espreitar de longe, tipo voyeur!!

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …