Sonda Kepler encontrou 2 exoplanetas que podem conter vida

JPL-Caltech / NASA

O telescópio espacial Kepler encontrou 104 novos exoplanetas, incluindo alguns mundos que podem ser pequenos e rochosos, como a Terra

O telescópio espacial Kepler encontrou 104 novos exoplanetas, incluindo alguns mundos que podem ser pequenos e rochosos, como a Terra

Uma equipa internacional de cientistas anunciou esta semana a descoberta de mais de 100 exoplanetas – entre os quais dois que podem conter vida – usando o telescópio Kepler, da NASA.

Entre os novos mundos, destaca-se o sistema da estrela K2-72, a cerca de 181 anos-luz de distância, na direção da constelação de Aquário.

Esta estrela anã vermelha é obitada por quatro planetas, todos potencialmente rochosos, dos quais dois têm boas condições para suportar a vida.

Apesar de orbitarem a sua estrela hospedeira muito de perto, passando mais próximos desta do que Mercúrio do nosso sol, a frieza relativa da K2-72 permite que a sua zona habitável não chegue tão longe.

Assim, dois dos planetas ficam dentro do limite favorável à vida, com níveis de irradiação da estrela comparáveis aos encontrados na Terra, oferecendo condições que sustentam a existência de água líquida na sua superfície.

Todos os planetas que orbitam a K2-72 possuem um diâmetro entre 20 a 50% maior que o da Terra.

Novas descobertas

A descoberta dos mundos em volta da K2-72 é apenas uma entre um grande grupo de novos exoplanetas identificados por uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos EUA.

Os cientistas usaram o telescópio espacial Kepler para encontrar 197 candidatos a planetas, dos quais 104 foram confirmados.

O que é mais notável sobre as últimas descobertas é que essas identificações foram resultado de um acidente, quando o observatório espacial começou a funcionar mal, o que impediu o telescópio de se estabilizar na direção de uma determinada parcela do céu prevista na sua missão original.

Felizmente, os engenheiros da NASA fizeram uma correção engenhosa para o problema, calculando que os fotões do sol seriam capazes de ajudar a estabilizar o telescópio para a sua nova missão K2, observando uma parte mais ampla do céu dentro do plano da eclíptica, e dando-lhe assim uma maior margem de manobra para detetar estrelas, incluindo as mais fracas do tipo anã vermelha, como a K2-72.

No futuro

A nova missão, além de aumentar significativamente o número de estrelas que podemos estudar, também nos permite descobrir mais sobre o tipo mais comum de estrelas na Via Láctea, o que nos dará uma maior compreensão dos tipos de sistemas exoplanetários mais frequentemente encontrados em toda a galáxia.

“O Kepler mostrou fortes sinais de que há uma abundância de exoplanetas, especialmente planetas bem pequenos à volta destas estrelas mais frias”, disse o astrónomo Ian Crossfield, da Universidade do Arizona, ao jornal Los Angeles Times.

“Isto é muito emocionante porque estas estrelas anãs vermelhas superam drasticamente estrelas como o nosso sol”, explicou.

Os investigadores estão agora ansiosos por estudar mais estes mundos, o que pode criar alguns candidatos muito interessantes para observações de acompanhamento que serão feitas pelo telescópio espacial James Webb, que poderá dar informações valiosas, por exemplo, sobre as atmosferas desses planetas potencialmente habitáveis.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Título da notícia: “SONDA KEPLER ENCONTROU 2 EXOPLANETAS QUE PODEM CONTER VIDA”. Afinal foi apenas um telescópio espacial que captou a 181 anos-luz os tais planetas!! Uma sonda é algo que viaja pelo espaço e vai ao encontro dos astros que pretende observar. Esta fica a espreitar de longe, tipo voyeur!!

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …