/

Sonda da NASA mostra Júpiter pintado de mármore

1

A sonda Juno da NASA capturou de perto uma fotografia do maior planeta do Sistema Solar, na qual é possível observar Júpiter pintado de “mármore”. 

“A partir daqui, Júpiter ainda parece esférico, mas a distorção de perspetiva faz com que pareça mais uma pedra mármore”, escreveu a agência espacial norte-americana.

A maioria dos registos fotográficos deste mundo gigante são capturadas a uma distância suficientemente grande para que pelo menos metade do planeta fique visível. Neste caso, e tal como explica o diário Mirror, a fotografia é composta por várias imagens capturadas pela sonda espacial a uma distância mais curta, permitindo observar Júpiter de perto.

A Grande Mancha Vermelha, visível no canto superior direito da imagem, é um enorme furacão na atmosfera de Júpiter, maior do que todo o planeta Terra.

Embora os pequenos remoinhos que alimentam o sistema de tempestades pareçam desempenhar um papel importante neste fenómenos, uma compreensão mais completa da gigantesca nuvem de tempestades continua a ser um assunto de debate para a comunidade científica – e poderia ajudar a compreender os padrões climáticos na Terra.

No topo das nuvens de Júpiter está uma faixa horizontal escura e proeminente que contém uma nuvem oval branca e uma nuvem de zona branca. Por sua vez, a nuvem branca é um sistema de alta pressão rodopiante, equivalente a um anticiclone terrestre e é um dos “cordões de pérolas” ovais ao sul da mancha vermelha gigante.

A sonda registou esta imagem incrível durante sua 17.ª passagem próxima de Júpiter. A missão de Juno, que foi estendida até 2021, passa por estudar Júpiter de novas maneiras.

Entre as descobertas já proporcionadas pela missão da Nasa, destaca-se a informação de que o campo magnético de Júpiter é surpreendentemente irregular e que alguns dos sistemas de nuvem de Júpiter estão a cerca de 3000 quilómetros do planeta.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.