Semanas depois de a sonda solar Parker da NASA ter completado a viagem mais próxima do Sol de toda a história, os dados desse voo começam a chegar à Terra, revelando a primeira fotografia da atmosfera do Sol.
A sonda fez o seu primeiro sobrevoo ao Sol entre 31 de outubro e 11 de novembro, dias em que atravessou a alta velocidade a parte mais externa da atmosfera solar, conhecida como a coroa solar. Através do seu dispositivo WISPR, a sonda Parker fotografou a partir do interior essa camada gasosa carregada de partículas de vento solar.
A agência espacial norte-americana revelou a fotografia no passado dia 12.
A fotografia acima publicada foi captada no passado dia 8 de novembro, e mostra uma espécie de “serpentina”, uma estrutura de material solar que geral cobre as áreas de maior atividade. a sua estrutura aparece claramente, evidenciando de forma clara pelo menos dois raios visíveis. Tal como nota a NASA, estes são dados nunca antes vistos.
Quando registou esta imagem, a Parker estava a aproximadamente 27,2 milhões de quilómetros da superfície do Sol. O objeto brilhante que aparece na parte central é Mercúrio – o planeta mais próximo do Sol. Já os pontos escuros são resultado de uma correção no fundo da fotografia.
A missão desta sonda, que fará a sua segunda passagem à voltado Sol em abril do próximo ano, durará até 2025. Nos próximos anos, a sonda deve completar 24 órbitas em torno do Sol aproximando-se a cerca de 3,8 milhões de quilómetros da sua superfície.
A NASA espera ajudar a resolver alguns mistérios sobre a atmosfera da nossa estrela, como o facto da sua atmosfera externa aquecer cerca de 300 vezes mais do que a sua superfície e o vento solar atingir velocidades tão elevadas.
A sonda da missão Parker Solar Probe foi o primeiro engenho feito pelo Homem a entrar na atmosfera do Sol, atingindo o recorde da maior aproximação ao astro. A Parker foi lançada no dia 13 de agosto a partir de Cabo Canaveral, no estado norte-americano Flórida.
ZAP // RT / Sputnik News
Correcção: o objecto + brilhante ao centro é Mercúrio, o planeta + próximo do sol (e não Júpiter como foi dito na notícia acima)
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Tudo uma grande farça da NASA… nunca foram à Lua muito menos chegaria perto dela… Com o Sol ñ é diferente… jamais chegaria perto dele.
Exacto… uma “farça”, assim como a tua inteligência!…
boa!
Já uma vez desisti de um debate destes quando até extraterrestres e ovnis servem de argumentos para ter posto coisas na lua e ajudar os americanos na “mentira”…
Se quiser mesmo ver evidências que não são da Nasa nem de americanos, há uma página da wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Evid%C3%AAncias_independentes_das_miss%C3%B5es_lunares
Kkkkkkkkkkcade,tem gente que não acredita em nada
Captura ou capta, a fotografia?
Caro Manel,
É mais correcto, efectivamente, usar o termo “capta”.
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
A mancha clara da imagem não é Jupiter, mas sim Mercúrio! Má tradução. Ver “Plasma Dreams: NASA’s Parker Solar Probe Basks in the Sun” em http://www.space.com.
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Não entendi… se a sonda tirou uma foto, como ela aparece na própria foto?! Agora fiquei muito confuso!
A foto a que se refere é uma montagem.
Abra o endereço do twitter publicado no corpo da notícia e verá a verdadeira.