Sonda da NASA bate recorde de maior aproximação ao Sol

A sonda espacial Parker Solar Probe, da NASA, está mais perto do Sol do que qualquer outro aparelho similar alguma vez conseguiu, estando previsto que nos próximos sete anos consiga chegar ainda mais perto.

A sonda espacial superou na segunda-feira o recorde de 43 milhões de quilómetros estabelecido pelo Helios-2 em 1976 e vai continuar a aproximar-se do Sol até voar pela coroa pela atmosfera exterior pela primeira vez, na próxima semana, passando a 24 milhões de quilómetros da superfície solar.

A Parker Solar Probe vai efetuar 24 aproximações ao Sol nos próximos sete anos, acabando por chegar a cerca de seis milhões de quilómetros.

Lançada em agosto, a sonda espacial está a caminho de estabelecer um outro recorde esta terça-feira. Vai bater o recorde de velocidade do Helios-2 de 247.000 quilómetros por hora.

Segundo a NASA, a “Parker Solar Probe” vai chegar perto o suficiente do Sol para captar a variação da velocidade do vento solar e ver o ‘berço’ das partículas solares de maior energia.

Os cientistas querem perceber como a energia e o calor circulam através da coroa solar (constituída por plasma, gás ionizado formado a altas temperaturas) e explorar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas.

Pela primeira vez, a NASA deu a uma sonda o nome de uma pessoa que está viva, neste caso o astrofísico norte-americano Eugene Parker, de 91 anos.

Parker é o ‘pai’ do conceito de vento solar que a sonda se propõe observar mais a fundo, ao ‘viajar’ até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela, mais quente do que a sua superfície e de onde ‘saem’ partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões.

Com o tamanho de um pequeno carro, a “Parker Solar Probe” tem uma esperança de vida de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius na sua maior aproximação ao Sol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Á sonda Solar, irá descobrir brevemente aquilo que venho falando e escrevendo há mais de 70 anos, ou seja, eu afirmo que o Sol é um Astro Frio, não está pegando fogo a mais de 6000 graus de calor. Nas suas altas camadas se originam choques físico químicos que resultam na emissão dos raios frios infravermelho e ultravioleta, os quais, seguem para o espaço a fora e ao se chocarem com as atmosferas de cada planeta, a nossa tem 400 mil quilômetros de espessura, entram em atrito e se incandescessem, formando a Luz e o Calor. Lembrando que entre o Sol e a Terra há uma distancia de 149 milhões de quilômetros de puro vácuo e a Ciência diz que se fizermos vácuo entre duas distancia, não passarão Som, Luz Nem Calor, pois o meio transmissor é o oxigênio, o vácuo não é um meio transmissor! Então, como passam entre 149 milhões de quilômetros de vácuo?
    Há setenta anos, venho falando e escrevendo sobre isso, portanto é uma afirmação minha não é de nenhum “yezzinky”, e outros nomes estrangeiros, ´é brasileiro mesmo! Entrem no meu site abaixo , leiam meus livros e vocês terão mais detalhes!! Abraços dyezzi::. São Paulo – DC- Brasil

    • Os brasileiros muito gostam de encher a Internet com todo o tipo de lixo, incluindo estas teorias sem qualquer base científica!…
      Deve ser da influência das seitas/religiões…
      Se é brasileiro, é estrangeiro e, deve ser só aí que a luz não passa no vácuo!

  2. Você está errado no aspecto de que a radiação passa pelo vácuo( a luz que é uma forma de radiação) e é essa muito alta emissão de partículas que criam os ventos solares que abrangem muito mais de que o nosso sistema solar e essa radiação que ao colidir com outra matéria da a “luz” e o calor que se propaga devido a atmosfera.

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …