Sonda da NASA bate recorde de maior aproximação ao Sol

A sonda espacial Parker Solar Probe, da NASA, está mais perto do Sol do que qualquer outro aparelho similar alguma vez conseguiu, estando previsto que nos próximos sete anos consiga chegar ainda mais perto.

A sonda espacial superou na segunda-feira o recorde de 43 milhões de quilómetros estabelecido pelo Helios-2 em 1976 e vai continuar a aproximar-se do Sol até voar pela coroa pela atmosfera exterior pela primeira vez, na próxima semana, passando a 24 milhões de quilómetros da superfície solar.

A Parker Solar Probe vai efetuar 24 aproximações ao Sol nos próximos sete anos, acabando por chegar a cerca de seis milhões de quilómetros.

Lançada em agosto, a sonda espacial está a caminho de estabelecer um outro recorde esta terça-feira. Vai bater o recorde de velocidade do Helios-2 de 247.000 quilómetros por hora.

Segundo a NASA, a “Parker Solar Probe” vai chegar perto o suficiente do Sol para captar a variação da velocidade do vento solar e ver o ‘berço’ das partículas solares de maior energia.

Os cientistas querem perceber como a energia e o calor circulam através da coroa solar (constituída por plasma, gás ionizado formado a altas temperaturas) e explorar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas.

Pela primeira vez, a NASA deu a uma sonda o nome de uma pessoa que está viva, neste caso o astrofísico norte-americano Eugene Parker, de 91 anos.

Parker é o ‘pai’ do conceito de vento solar que a sonda se propõe observar mais a fundo, ao ‘viajar’ até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela, mais quente do que a sua superfície e de onde ‘saem’ partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões.

Com o tamanho de um pequeno carro, a “Parker Solar Probe” tem uma esperança de vida de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius na sua maior aproximação ao Sol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Á sonda Solar, irá descobrir brevemente aquilo que venho falando e escrevendo há mais de 70 anos, ou seja, eu afirmo que o Sol é um Astro Frio, não está pegando fogo a mais de 6000 graus de calor. Nas suas altas camadas se originam choques físico químicos que resultam na emissão dos raios frios infravermelho e ultravioleta, os quais, seguem para o espaço a fora e ao se chocarem com as atmosferas de cada planeta, a nossa tem 400 mil quilômetros de espessura, entram em atrito e se incandescessem, formando a Luz e o Calor. Lembrando que entre o Sol e a Terra há uma distancia de 149 milhões de quilômetros de puro vácuo e a Ciência diz que se fizermos vácuo entre duas distancia, não passarão Som, Luz Nem Calor, pois o meio transmissor é o oxigênio, o vácuo não é um meio transmissor! Então, como passam entre 149 milhões de quilômetros de vácuo?
    Há setenta anos, venho falando e escrevendo sobre isso, portanto é uma afirmação minha não é de nenhum “yezzinky”, e outros nomes estrangeiros, ´é brasileiro mesmo! Entrem no meu site abaixo , leiam meus livros e vocês terão mais detalhes!! Abraços dyezzi::. São Paulo – DC- Brasil

    • Os brasileiros muito gostam de encher a Internet com todo o tipo de lixo, incluindo estas teorias sem qualquer base científica!…
      Deve ser da influência das seitas/religiões…
      Se é brasileiro, é estrangeiro e, deve ser só aí que a luz não passa no vácuo!

  2. Você está errado no aspecto de que a radiação passa pelo vácuo( a luz que é uma forma de radiação) e é essa muito alta emissão de partículas que criam os ventos solares que abrangem muito mais de que o nosso sistema solar e essa radiação que ao colidir com outra matéria da a “luz” e o calor que se propaga devido a atmosfera.

  3. Os fotões tanto são matéria como são energia, depende de alguns factores.
    Os fotões viajam pelo vácuo do espaço, isso é normal pois vemos o sol da terra, ou não?
    E depois a temperatura só é sentida cá em baixo na terra, pois os fotões colidem com a matéria, por exemplo um prédio, em que a parede aquece quando há sol!
    Um carro, em que aquece devido aos fotões que provéem do sol colidirem com a matéria da qual é feito.
    Se parece complicado, não se esforce pois não tem nada que perceber, é porque não consegue, não perca tempo e vá trabalhar pois não tem cérebro nem capacidade para mais nada!

RESPONDER

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …