Sonda da NASA bate recorde de maior aproximação ao Sol

A sonda espacial Parker Solar Probe, da NASA, está mais perto do Sol do que qualquer outro aparelho similar alguma vez conseguiu, estando previsto que nos próximos sete anos consiga chegar ainda mais perto.

A sonda espacial superou na segunda-feira o recorde de 43 milhões de quilómetros estabelecido pelo Helios-2 em 1976 e vai continuar a aproximar-se do Sol até voar pela coroa pela atmosfera exterior pela primeira vez, na próxima semana, passando a 24 milhões de quilómetros da superfície solar.

A Parker Solar Probe vai efetuar 24 aproximações ao Sol nos próximos sete anos, acabando por chegar a cerca de seis milhões de quilómetros.

Lançada em agosto, a sonda espacial está a caminho de estabelecer um outro recorde esta terça-feira. Vai bater o recorde de velocidade do Helios-2 de 247.000 quilómetros por hora.

Segundo a NASA, a “Parker Solar Probe” vai chegar perto o suficiente do Sol para captar a variação da velocidade do vento solar e ver o ‘berço’ das partículas solares de maior energia.

Os cientistas querem perceber como a energia e o calor circulam através da coroa solar (constituída por plasma, gás ionizado formado a altas temperaturas) e explorar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas.

Pela primeira vez, a NASA deu a uma sonda o nome de uma pessoa que está viva, neste caso o astrofísico norte-americano Eugene Parker, de 91 anos.

Parker é o ‘pai’ do conceito de vento solar que a sonda se propõe observar mais a fundo, ao ‘viajar’ até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela, mais quente do que a sua superfície e de onde ‘saem’ partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões.

Com o tamanho de um pequeno carro, a “Parker Solar Probe” tem uma esperança de vida de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius na sua maior aproximação ao Sol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Á sonda Solar, irá descobrir brevemente aquilo que venho falando e escrevendo há mais de 70 anos, ou seja, eu afirmo que o Sol é um Astro Frio, não está pegando fogo a mais de 6000 graus de calor. Nas suas altas camadas se originam choques físico químicos que resultam na emissão dos raios frios infravermelho e ultravioleta, os quais, seguem para o espaço a fora e ao se chocarem com as atmosferas de cada planeta, a nossa tem 400 mil quilômetros de espessura, entram em atrito e se incandescessem, formando a Luz e o Calor. Lembrando que entre o Sol e a Terra há uma distancia de 149 milhões de quilômetros de puro vácuo e a Ciência diz que se fizermos vácuo entre duas distancia, não passarão Som, Luz Nem Calor, pois o meio transmissor é o oxigênio, o vácuo não é um meio transmissor! Então, como passam entre 149 milhões de quilômetros de vácuo?
    Há setenta anos, venho falando e escrevendo sobre isso, portanto é uma afirmação minha não é de nenhum “yezzinky”, e outros nomes estrangeiros, ´é brasileiro mesmo! Entrem no meu site abaixo , leiam meus livros e vocês terão mais detalhes!! Abraços dyezzi::. São Paulo – DC- Brasil

    • Os brasileiros muito gostam de encher a Internet com todo o tipo de lixo, incluindo estas teorias sem qualquer base científica!…
      Deve ser da influência das seitas/religiões…
      Se é brasileiro, é estrangeiro e, deve ser só aí que a luz não passa no vácuo!

  2. Você está errado no aspecto de que a radiação passa pelo vácuo( a luz que é uma forma de radiação) e é essa muito alta emissão de partículas que criam os ventos solares que abrangem muito mais de que o nosso sistema solar e essa radiação que ao colidir com outra matéria da a “luz” e o calor que se propaga devido a atmosfera.

RESPONDER

Já há mais Uber em Lisboa, Porto e Faro do que táxis

Cinco anos depois de terem chegado a Portugal, as empresas de transporte individual de passageiros online já representam quase metade dos taxistas. Segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), citados esta terça-feira pelo …

Agência Europeia também investiga problemas nos novos aviões da TAP

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) confirmou à TSF que também estar a investigar os estranhos casos de enjoos nos novos aviões da TAP. A tomada de posição da EASA foi confirmada à …

PCP apresenta programa eleitoral que inclui “reforma fiscal”

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, apresenta esta terça-feira formalmente o programa eleitoral do partido para as legislativas, que inclui um pacote de medidas de “reforma fiscal”, em cerimónia pública, num hotel lisboeta. O líder do …

Multa histórica ao Facebook deixou Zuckerberg mil milhões de euros mais rico

A multa histórica de 4,4 mil milhões de euros aplicada ao Facebook, no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, não está a fazer mossa na empresa e até fez subir as suas acções em bolsa, com …

Vale paga 165 mil euros a familiares dos trabalhadores mortos em Brumadinho

A empresa brasileira acordou indemnizar cada familiar dos trabalhadores mortos na rutura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro passado. O acordo, firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a companhia mineira Vale, determina que …

Novo currículo e novas metas. Peritos desafiam Costa a mudar tudo no ensino da Matemática

Um grupo de peritos constituído em dezembro pelo Ministério da Educação quer que o ensino da Matemática assente num novo currículo, deixando para trás documentos que considera contraditórios entre si. Coordenado pelo professor Jaime Carvalho e …

Johnson & Johnson investigada por risco de cancro do pó de talco

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a Johnson & Johnson para aferir se mentiu sobre o possível risco de cancro do seu pó de talco. Mais de 13 mil pessoas nos Estados …

Von der Leyen apresentou um "ramalhete" de promessas no Parlamento Europeu. Votação marcada para as 18h

A candidata à presidência da Comissão Europeia comprometeu-se esta terça-feira a tornar a Europa o primeiro continente a alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, indicando que irá apresentar um “acordo verde” nos primeiros …

Em 2018, ficaram por pagar 12 milhões de euros em salários. É um aumento de 60% desde 2017

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) identificou 6.618 trabalhadores com salários em atraso, no valor de 11,7 milhões de euros. É, de acordo com o Jornal de Notícias, um aumento de 59% no espaço …

Maior central elétrica do país está há oito meses à espera de uma nova licença ambiental

A maior central elétrica do país está há oito meses à espera que a sua licença ambiental, essencial para que possa permanecer em operação, seja renovada. Apesar da morosidade do procedimento, e de a licença original …