Sonda da NASA bate recorde de maior aproximação ao Sol

A sonda espacial Parker Solar Probe, da NASA, está mais perto do Sol do que qualquer outro aparelho similar alguma vez conseguiu, estando previsto que nos próximos sete anos consiga chegar ainda mais perto.

A sonda espacial superou na segunda-feira o recorde de 43 milhões de quilómetros estabelecido pelo Helios-2 em 1976 e vai continuar a aproximar-se do Sol até voar pela coroa pela atmosfera exterior pela primeira vez, na próxima semana, passando a 24 milhões de quilómetros da superfície solar.

A Parker Solar Probe vai efetuar 24 aproximações ao Sol nos próximos sete anos, acabando por chegar a cerca de seis milhões de quilómetros.

Lançada em agosto, a sonda espacial está a caminho de estabelecer um outro recorde esta terça-feira. Vai bater o recorde de velocidade do Helios-2 de 247.000 quilómetros por hora.

Segundo a NASA, a “Parker Solar Probe” vai chegar perto o suficiente do Sol para captar a variação da velocidade do vento solar e ver o ‘berço’ das partículas solares de maior energia.

Os cientistas querem perceber como a energia e o calor circulam através da coroa solar (constituída por plasma, gás ionizado formado a altas temperaturas) e explorar o que acelera o vento solar e as partículas energéticas.

Pela primeira vez, a NASA deu a uma sonda o nome de uma pessoa que está viva, neste caso o astrofísico norte-americano Eugene Parker, de 91 anos.

Parker é o ‘pai’ do conceito de vento solar que a sonda se propõe observar mais a fundo, ao ‘viajar’ até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela, mais quente do que a sua superfície e de onde ‘saem’ partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões.

Com o tamanho de um pequeno carro, a “Parker Solar Probe” tem uma esperança de vida de sete anos. O seu escudo térmico, feito à base de carbono, permite-lhe resistir a temperaturas superiores a mil graus Celsius na sua maior aproximação ao Sol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Á sonda Solar, irá descobrir brevemente aquilo que venho falando e escrevendo há mais de 70 anos, ou seja, eu afirmo que o Sol é um Astro Frio, não está pegando fogo a mais de 6000 graus de calor. Nas suas altas camadas se originam choques físico químicos que resultam na emissão dos raios frios infravermelho e ultravioleta, os quais, seguem para o espaço a fora e ao se chocarem com as atmosferas de cada planeta, a nossa tem 400 mil quilômetros de espessura, entram em atrito e se incandescessem, formando a Luz e o Calor. Lembrando que entre o Sol e a Terra há uma distancia de 149 milhões de quilômetros de puro vácuo e a Ciência diz que se fizermos vácuo entre duas distancia, não passarão Som, Luz Nem Calor, pois o meio transmissor é o oxigênio, o vácuo não é um meio transmissor! Então, como passam entre 149 milhões de quilômetros de vácuo?
    Há setenta anos, venho falando e escrevendo sobre isso, portanto é uma afirmação minha não é de nenhum “yezzinky”, e outros nomes estrangeiros, ´é brasileiro mesmo! Entrem no meu site abaixo , leiam meus livros e vocês terão mais detalhes!! Abraços dyezzi::. São Paulo – DC- Brasil

    • Os brasileiros muito gostam de encher a Internet com todo o tipo de lixo, incluindo estas teorias sem qualquer base científica!…
      Deve ser da influência das seitas/religiões…
      Se é brasileiro, é estrangeiro e, deve ser só aí que a luz não passa no vácuo!

  2. Você está errado no aspecto de que a radiação passa pelo vácuo( a luz que é uma forma de radiação) e é essa muito alta emissão de partículas que criam os ventos solares que abrangem muito mais de que o nosso sistema solar e essa radiação que ao colidir com outra matéria da a “luz” e o calor que se propaga devido a atmosfera.

  3. Os fotões tanto são matéria como são energia, depende de alguns factores.
    Os fotões viajam pelo vácuo do espaço, isso é normal pois vemos o sol da terra, ou não?
    E depois a temperatura só é sentida cá em baixo na terra, pois os fotões colidem com a matéria, por exemplo um prédio, em que a parede aquece quando há sol!
    Um carro, em que aquece devido aos fotões que provéem do sol colidirem com a matéria da qual é feito.
    Se parece complicado, não se esforce pois não tem nada que perceber, é porque não consegue, não perca tempo e vá trabalhar pois não tem cérebro nem capacidade para mais nada!

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …