Som misterioso que sai do fundo do mar está a assustar população do Canadá

Um misterioso som que emerge do fundo do mar, numa zona do Árctico que pertence ao Canadá, está a intrigar as comunidades locais e até o Exército já está a investigar o caso. E não foi ainda possível explicar o que causa o som que afastou os animais da zona.

Descrito como uma espécie de assobio ou de zumbido, este som misterioso sente-se há vários meses no Estreito de Fury e Hecla, em Nunavut, uma região do Árctico que faz parte do território do Canadá.

O som que é definido como algo que nunca ninguém ouviu antes está a deixar os habitantes da área assustados, até porque dizem que já afugentou a fauna autóctone da zona.

“É uma das maiores áreas de caça no Inverno e no Verão porque é uma zona de águas abertas, rodeada de gelo, onde se encontram mamíferos marinhos em abundância”, refere à CBC canadiana um membro da Assembleia Legislativa de Nunavut, Paul Quassa.

“E neste Verão, quase não havia animais”, acrescenta Quassa, realçando que por isso se tornou “uma coisa suspeita”.

O Exército do Canadá já está a investigar o fenómeno mas, até agora, nem com os múltiplos sensores usados, foi possível identificar a origem do som misterioso.

“A única coisa que a equipa encontrou na área de interesse foram dois grupos de baleias e seis morsas”, referem fontes militares canadianas à BBC.

A CBC cita testemunhas que o ouviram para notar que o som parece “emanar do leito do mar” e que pode “ser ouvido através dos cascos dos barcos”.

Entretanto, têm surgido diversas teses quanto à origem do fenómeno, especulando-se que pode ser causado por submarinos militares, por sonares de empresas mineiras ou até por culpa da Greenpeace que estará a afugentar a vida selvagem do local, com o intuito de evitar que seja caçada.

Mas tanto a Greenpeace como as empresas mineiras já vieram desmentir qualquer intervenção no local e as fontes militares negam a existência de submarinos canadianos ou de outros países na zona. Pelo que o mistério continua…

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …