Um misterioso som que emerge do fundo do mar, numa zona do Árctico que pertence ao Canadá, está a intrigar as comunidades locais e até o Exército já está a investigar o caso. E não foi ainda possível explicar o que causa o som que afastou os animais da zona.
Descrito como uma espécie de assobio ou de zumbido, este som misterioso sente-se há vários meses no Estreito de Fury e Hecla, em Nunavut, uma região do Árctico que faz parte do território do Canadá.
O som que é definido como algo que nunca ninguém ouviu antes está a deixar os habitantes da área assustados, até porque dizem que já afugentou a fauna autóctone da zona.
“É uma das maiores áreas de caça no Inverno e no Verão porque é uma zona de águas abertas, rodeada de gelo, onde se encontram mamíferos marinhos em abundância”, refere à CBC canadiana um membro da Assembleia Legislativa de Nunavut, Paul Quassa.
“E neste Verão, quase não havia animais”, acrescenta Quassa, realçando que por isso se tornou “uma coisa suspeita”.
O Exército do Canadá já está a investigar o fenómeno mas, até agora, nem com os múltiplos sensores usados, foi possível identificar a origem do som misterioso.
“A única coisa que a equipa encontrou na área de interesse foram dois grupos de baleias e seis morsas”, referem fontes militares canadianas à BBC.
A CBC cita testemunhas que o ouviram para notar que o som parece “emanar do leito do mar” e que pode “ser ouvido através dos cascos dos barcos”.
Entretanto, têm surgido diversas teses quanto à origem do fenómeno, especulando-se que pode ser causado por submarinos militares, por sonares de empresas mineiras ou até por culpa da Greenpeace que estará a afugentar a vida selvagem do local, com o intuito de evitar que seja caçada.
Mas tanto a Greenpeace como as empresas mineiras já vieram desmentir qualquer intervenção no local e as fontes militares negam a existência de submarinos canadianos ou de outros países na zona. Pelo que o mistério continua…
SV, ZAP