Som ambiente usado para carregar bateria de telemóveis

21millimeter / Flickr

-

Um projeto de investigadores da universidade de Queen Mary, em parceria com a Nokia, criou um protótipo que usa o som para recarregar a bateria dos smartphones ou de outros aparelhos eletrónicos. Embora, para já, não venha a substituir totalmente os carregadores tradicionais, poderá ser muito útil se for comercializado.

Estamos em época de festivais de verão e os smartphones são um acessório essencial para todos os festivaleiros. Vídeos, fotos, posts nas redes sociais, troca de mensagens. Tudo isto ajuda a arrasar com as baterias dos telefones, criando depois o problema de ter de as carregar. Pois bem, no próximo ano é provável que tal problema já não aconteça e um festival de música seja dos melhores locais para carregar o seu telemóvel usando o… som ambiente.

Trata-se de um sistema que recorre às propriedades piezoelétricas do óxido de zinco repondo a carga na bateria por intermédio de um acumulador. O sistema funciona através das vibrações e do som, dispensando então a corrente elétrica e, como tal, usando um método mais amigo do ambiente.

O projeto tem o apoio da Nokia e está a ser liderado por cientistas da universidade de Queen Mary, em Londres, entre os quais se encontra Joe Briscoe que destacou a possibilidade de o carregamento via som poder mesmo “aumentar a autonomia das baterias”. E não se trata só de smartphones pois vários outros aparelhos eletrónicos, que têm baterias semelhantes, poderão beneficiar deste método.

Por enquanto, a previsão é que este sistema, quando comercializado, não substitua totalmente os carregadores elétricos. “Carregar através do som e das vibrações pode ajudar a melhorar a usabilidade de dispositivos eletrónicos e permitir que eles funcionem por mais tempo, sem a preocupação de os ligar a um carregador”, diz Joe Briscoe. Para que o carregamento por som funcione em exclusivo seria necessário captar mais energia do som ambiente e os níveis atuais ainda não o permitem.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …