//

O solstício de verão em Stonehenge pode ser visto de qualquer parte (e há outra surpresa nos céus)

A celebração popular em que milhares de pessoas de diferentes países visitam o monumento megalítico de Stonehenge, em Inglaterra, todos os anos para testemunhar o solstício de verão será realizada pela primeira vez na história através de uma transmissão ao vivo pela Internet.

Todos os dias 21 de junho, ao amanhecer, enquanto espreita no horizonte, o sol está perfeitamente alinhado com as enormes pedras colocadas no local pelos habitantes que ali moravam há entre 3.500 e 5.000 anos.

A crença de que a estrutura única pode ter tido um significado especial nos ritos druidas, a classe sacerdotal celta, convoca inúmeros peregrinos nesta data. No entanto, este ano a pandemia de coronavírus frustrou a celebração tradicional do festival.

A English Heritage, a entidade que gere Stonehenge, indica que o evento pode ser apreciado ao vivo através de uma transmissão na sua página no Facebook que começará no sábado, 20 de junho, às 20h30. O pôr do sol ocorrerá às 21h26 e o nascer do sol ocorrerá às 4h52.

Como se não bastasse, a Lua vai obscurecer o Sol, permitindo que um anel de fogo estelar escape das suas bordas. O fenómeno é chamado eclipse solar anular, que acontece quando a Lua está mais distante da Terra na sua órbita e, portanto, parece mais pequena em relação ao Sol.

Essa pequena diferença no tamanho aparente é o que diferencia os eclipses anulares dos eclipses solares completos, quando a posição mais próxima da Lua, com um raio médio de 1.800 quilómetros, faz com que pareça ter o mesmo tamanho do que o Sol, que tem um raio de cerca de 696 mil quilómetros.

Nesse caso, o anel de fogo também é distorcido pela atmosfera da Terra, esmagando a Lua e o Sol extraordinariamente sincronizados à medida que sobem, até que subam acima do nível de alta refração.

Este fim de semana, um “anel de fogo” completo será visível da África central e da Ásia. Muitos outros locais, do sudeste da Europa às pontas do norte da Austrália, experimentarão um eclipse anular parcial.

O próximo anel de fogo ocorrerá em 2021, mas será visível na sua totalidade apenas no Ártico. No entanto, um eclipse solar total atravessará a América do Sul ainda este ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.