A NATO estimou que, por cada soldado ucraniano morto em Bakhmut, no leste da Ucrânia, os russos perderam, no mínimo, cinco.
De acordo com a CNN Internacional, que cita um militar da NATO – cujas declarações foram feitas sob anonimato -, apesar de a Rússia estar a perder cinco vezes mais soldados, a Ucrânia também “está a ter perdas significativas”.
“Os militares russos irão provavelmente lutar para manter quaisquer operações ofensivas durante alguns meses, dando à Ucrânia uma oportunidade de aproveitar a iniciativa”, declarou ao mesmo órgão o Instituto para o estado da Guerra (ISW).
A organização também disse que os esforços da Rússia para capturar Bakhmut tinham deteriorado significativamente a sua capacidade para outras ofensivas.
Oficiais ucranianos têm repetidamente afirmado que estão a infligir pesadas perdas à Rússia, enquanto Moscovo tenta tomar Bakhmut.
“Os nossos defensores infligiram perdas significativas ao inimigo, destruíram um grande número de veículos, forçaram as melhores unidades de assalto de Wagner a combater e reduziram o potencial ofensivo do inimigo”, disse no domingo o coronel Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres da Ucrânia.
Em finais de fevereiro, um fuzileiro naval reformado, um norte-americano que luta ao lado das forças ucranianas na região do Donbass, disse que a expetativa média de vida de um soldado na linha da frente no leste da Ucrânia é de apenas quatro horas.
“Tem sido muito ruim, muitas baixas. A expectativa de vida é de cerca de quatro horas na linha de frente”, disse Troy Offenbecker à ABC News.
Na cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, está instalado um dos combates mais sangrentos desde o início da invasão russa, há um ano. A batalha pela cidade, que tinha uma população de 73.000 pessoas antes da conflito, é a mais longa da guerra.
Curioso… As fontes russas dizem exactamente o contrario. Temos certeza que os outros é que mentem? Ou os nossos? Ou todos??
Quem mente devem ser os que decapitam seres humanos vivos….
Agora já se sabe que afinal foi pior. Por cada Ucraniano morreram 10 russos. Atualmente já morreram mais de 150 mil russos e mais de 200 mil ficaram feridos. Isto explica as mobilizações de mais 400 mil feitas pelo Putin. Para repor os que já foram desta para melhor e os que já não se aguentam em pé.