Militar evita ataque terrorista no museu do Louvre

Yoan Valat / EPA

-

Um militar francês disparou esta sexta-feira sobre um homem que tentou atacar outro soldado com uma machete junto ao Museu do Louvre, em Paris, disseram fontes policiais à agência France Press.

De acordo com as fontes policiais, o atacante, que terá tentado entrar no centro comercial subterrâneo que dá acesso ao museu, ficou gravemente ferido em virtude dos disparos.

A imprensa francesa escreve que o homem estava a tentar entrar com mais do que um saco ou mochila e foi-lhe barrado o acesso por um militar. Foi aí que o suspeito o agrediu com uma machete, tendo gritado “Allahu Akbar” (“Deus é grande”).

Outro militar saiu em sua defesa e disparou cinco tiros sobre o suspeito, atingindo-o na zona do ventre. O militar, membro da divisão antiterrorista “Sentinelle”, apresenta ferimentos ligeiros na cabeça provocados pelo golpe da catana.

Apesar de carregar os sacos, não foram encontrados quaisquer explosivos no seu interior. Toda a zona do Louvre está a ser isolada pelas autoridades francesas, que cortaram o trânsito na área de acesso ao museu.

O homem, cuja identidade ainda é desconhecida, foi transferido para o Hospital Georges Pompidou, na capital francesa, sob forte vigilância policial. Ao final da manhã, foi sujeito a uma cirurgia e os médicos disseram que se encontra com prognóstico reservado.

O ministro do Interior difundiu através do Twitter que “um sério incidente de segurança pública teve lugar na zona do Louvre”. Por sua vez, o primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, afirmou que este se trata de um “ataque de natureza terrorista”.

Em comunicado, o Presidente François Hollande, saudou “a coragem e a determinação demonstrada pelos militares na neutralização do atacante”.

Cerca de 250 visitantes estavam no museu na altura do ataque, estando agora a ser evacuadas pelas autoridades.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas que não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …