Militar evita ataque terrorista no museu do Louvre

Yoan Valat / EPA

-

Um militar francês disparou esta sexta-feira sobre um homem que tentou atacar outro soldado com uma machete junto ao Museu do Louvre, em Paris, disseram fontes policiais à agência France Press.

De acordo com as fontes policiais, o atacante, que terá tentado entrar no centro comercial subterrâneo que dá acesso ao museu, ficou gravemente ferido em virtude dos disparos.

A imprensa francesa escreve que o homem estava a tentar entrar com mais do que um saco ou mochila e foi-lhe barrado o acesso por um militar. Foi aí que o suspeito o agrediu com uma machete, tendo gritado “Allahu Akbar” (“Deus é grande”).

Outro militar saiu em sua defesa e disparou cinco tiros sobre o suspeito, atingindo-o na zona do ventre. O militar, membro da divisão antiterrorista “Sentinelle”, apresenta ferimentos ligeiros na cabeça provocados pelo golpe da catana.

Apesar de carregar os sacos, não foram encontrados quaisquer explosivos no seu interior. Toda a zona do Louvre está a ser isolada pelas autoridades francesas, que cortaram o trânsito na área de acesso ao museu.

O homem, cuja identidade ainda é desconhecida, foi transferido para o Hospital Georges Pompidou, na capital francesa, sob forte vigilância policial. Ao final da manhã, foi sujeito a uma cirurgia e os médicos disseram que se encontra com prognóstico reservado.

O ministro do Interior difundiu através do Twitter que “um sério incidente de segurança pública teve lugar na zona do Louvre”. Por sua vez, o primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, afirmou que este se trata de um “ataque de natureza terrorista”.

Em comunicado, o Presidente François Hollande, saudou “a coragem e a determinação demonstrada pelos militares na neutralização do atacante”.

Cerca de 250 visitantes estavam no museu na altura do ataque, estando agora a ser evacuadas pelas autoridades.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …