Software desactualizado apagou registos do caso Sócrates (e não há culpados)

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O “apagão” no histórico do processo Operação Marquês, designadamente nos registos de distribuição do caso que tem José Sócrates como principal arguido, deveu-se a uma versão antiga do software dos tribunais, o Citius, não havendo intervenção humana.

Estas conclusões foram enviadas pelo Instituto de Gestão Financeira e dos Equipamentos da Justiça (IGFEJ) ao juiz Ivo Rosa que lidera a fase de instrução do processo, conforme avança o Jornal de Notícias (JN).

Ivo Rosa quis perceber o que tinha acontecido para o facto de os registos de distribuição da Operação Marquês terem desaparecido do sistema informático da justiça. Estão em causa os registos alusivos à entrega do caso ao juiz Carlos Alexandre, em 2014, durante a fase de investigação, e ao próprio Ivo Rosa, já em 2018, para a fase de instrução.

A IGFEJ analisou o caso e concluiu que o problema se deve a uma versão desactualizada do Citius que estava instalada no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

A situação “resultou do comportamento do sistema, sem acção/intervenção humana“, aponta a IGFEJ conforme cita o JN. Deste modo, não há culpados pelo “apagão”.

Alguns dos arguidos do processo, nomeadamente Sócrates e Armando Vara, questionam a forma como o caso foi distribuído a Carlos Alexandre a 9 de Setembro de 2014, considerando que a atribuição directa foi ilegal e que deveria ter havido sorteio, tal como ocorreu para a fase de instrução, quando Ivo Rosa foi o seleccionado.

O “apagão” pode, assim, dificultar o apuramento destas imputações dos arguidos que pediram a Ivo Rosa que anule todos os actos assinados por Carlos Alexandre desde que foi escolhido para ficar à frente do processo.

ZAP //

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Um grande lol!! Que excelente programa esse citius, de maneira que desactualizado apaga ficheiros sozinho… Eh pah, desconhecia! Excelente! Boa continuação do saque ao estado! FDP

  2. Versão desactualizada que apaga dados????
    Só pode ser um software corrupto ahahahaha
    software para atrás das grades e quem o fez sff. lol

  3. Com governo ps estavam à espera do quê…!?Se o governo fosse de outra cor politica até poderia ser condenado,mas assim esqueçam…

  4. Dados apagados? Não estão no disco rígido do servidor? É como os tlmvs que quando recebe uma mensagem apaga a mais antiga? Não percebo. E de quantos mais processos apagou?

  5. E quem são os responsáveis pela brincadeira, será que vão apanhar castigo, ou tudo aquilo aconteceu por milagre? Que justiça é esta neste país que safa sempre o peixe graúdo?

  6. Perfeitamente normal.
    Estamos habituados a que não haja culpados neste tipo de processos em que são arguidos, nomeadsmente, peixe graúdo. Assunto encerrado, portante. Até á prova chicane processual.

  7. Ora se formos puxar os softwares, de anos atras, alguem me sabe dizer, quantos politicos corruptos, ladroes, nesse pais chamado Portugal, foram condenados, eu nao me lembro de nenhum, e porque, porque Sao tantos os milhoes que da para distribuir, pela justica, aqui à dias na TV falou o Marques Mendes, que a justiça é cega e n’a realidade nunca falou Tao acertado, esses corruptos sao sempre elibados

    • O Marques Mendes “falou”?!
      Gostei dessa… se uma personagem como o mafioso Marques Mendes disse, deve ser mesmo para levar a sério!…

  8. Está tudo a ser preparado para que nem Armando Vara vá para a prisão nem José Sócrates e a restante comandita vá sequer a julgamento. Desde que se soube que o juiz Ivo Rosa entrou em sena tudo ficou em aberto. Mas afinal aonde raio param os coletes amarelos? Este país já não tem cura.

  9. E as copias de segurança?
    Quem cordena o dep.informatico?
    Que formaçao tem os responsaveis informaticos?
    Uma vergonha.
    Ha muita gente que deveria ir para o desemprego.

  10. Estou certo que a maioria dos Portugueses sabia (sentia), que o caso Sócrates e todos os que estão envolvidos, nada lhes ia (ou vai acontecer).
    Sócrates não trabalhou sozinho e vai proteger todos os que o ajudaram, sejam bancários, primos ou amigos.

  11. Um político honesto é mitologia utópica…. e os juizes levam o mesmo caminho… e vivóvelho no país republicano da cleptocracia… e o otário vai pagando….

  12. Deve estar a correr Windows 10 com a atualização deste ano que comia alguns documentos (mas os ficheiros desapareceram antes de 2018)… ou então Windows 98 com algum bug propositado para apagar coisas que não interessam a ninguém.

    Como é que um software feito especificamente para a Justiça, ainda que “desatualizado” (não se fala em erros, apenas desatualização), apaga processos? Foi o software feito já com essa funcionalidade de apagar ficheiros sozinho?

    Como informático, isto é um insulto à minha inteligência.

  13. a cosa nostra a beira desta gente ,sao meros amadores ,temos uma populaçao que na sua maioria vive mal ,com dificuldades economicas , e vota nesta gente , so podem ser masoquistas !

  14. Não sei quem é mais parvo. Se a jornalista que escreve esta barbaridade, ou os Governantes que acreditam que os mágicos existem mesmo.

    Mas a culpa não tem origem nos Políticos. A culpa é mesmo de quem os elege, pois muitos não votam ou se votam muita das vezes é em branco ou num partido sem conhecerem o projeto.

    Coletes amarelo? Num país tão corrupto como Portugal, seria como se aparecesse mais um pastorinho em Fátima.

  15. Pois é! toda a Gente brinca e responde nesta rubrica: liberdade de expressão
    O que acontece: nada
    Vejam o nosso Pais em 2019: sem respostas para quem rouba milhões
    Conclusão: vamos todos roubar milhões
    Temos sim que ter a coragem e vir para a rua demonstrar esta acção de discórdia e pq não faze justiça pelas nossas mãos.
    Quando nos cruzarmos com esta Gentalha temos que os apedrejar!
    Pensem o que querem!
    Outro 25 de Abril sem sangue?
    NÃO.

RESPONDER

Zero acusa Estado de ter permitido deposição ilegal de amianto em aterros

A associação ambientalista Zero acusa a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de ter permitido deposições ilegais de resíduos de amianto em aterros sem licença para o efeito durante mais de 10 anos e pede ao …

Bruxelas pede que Portugal e outros 21 países acabem com capturas acidentais de golfinhos

A Comissão Europeia enviou hoje cartas aos ministros do Mar de Portugal e de outros 21 Estados-membros da União Europeia (UE) a pedir solução para as capturas acidentais de golfinhos e outros animais marinhos nas …

Trump vê condenação de Harvey Weinstein como "uma grande vitória"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a condenação por crimes sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein constitui uma "mensagem muito forte". "Considero que do ponto de vista das mulheres (...) é uma grande …

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …