Software desactualizado apagou registos do caso Sócrates (e não há culpados)

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O “apagão” no histórico do processo Operação Marquês, designadamente nos registos de distribuição do caso que tem José Sócrates como principal arguido, deveu-se a uma versão antiga do software dos tribunais, o Citius, não havendo intervenção humana.

Estas conclusões foram enviadas pelo Instituto de Gestão Financeira e dos Equipamentos da Justiça (IGFEJ) ao juiz Ivo Rosa que lidera a fase de instrução do processo, conforme avança o Jornal de Notícias (JN).

Ivo Rosa quis perceber o que tinha acontecido para o facto de os registos de distribuição da Operação Marquês terem desaparecido do sistema informático da justiça. Estão em causa os registos alusivos à entrega do caso ao juiz Carlos Alexandre, em 2014, durante a fase de investigação, e ao próprio Ivo Rosa, já em 2018, para a fase de instrução.

A IGFEJ analisou o caso e concluiu que o problema se deve a uma versão desactualizada do Citius que estava instalada no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

A situação “resultou do comportamento do sistema, sem acção/intervenção humana“, aponta a IGFEJ conforme cita o JN. Deste modo, não há culpados pelo “apagão”.

Alguns dos arguidos do processo, nomeadamente Sócrates e Armando Vara, questionam a forma como o caso foi distribuído a Carlos Alexandre a 9 de Setembro de 2014, considerando que a atribuição directa foi ilegal e que deveria ter havido sorteio, tal como ocorreu para a fase de instrução, quando Ivo Rosa foi o seleccionado.

O “apagão” pode, assim, dificultar o apuramento destas imputações dos arguidos que pediram a Ivo Rosa que anule todos os actos assinados por Carlos Alexandre desde que foi escolhido para ficar à frente do processo.

ZAP //

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Um grande lol!! Que excelente programa esse citius, de maneira que desactualizado apaga ficheiros sozinho… Eh pah, desconhecia! Excelente! Boa continuação do saque ao estado! FDP

  2. Versão desactualizada que apaga dados????
    Só pode ser um software corrupto ahahahaha
    software para atrás das grades e quem o fez sff. lol

  3. Com governo ps estavam à espera do quê…!?Se o governo fosse de outra cor politica até poderia ser condenado,mas assim esqueçam…

  4. Dados apagados? Não estão no disco rígido do servidor? É como os tlmvs que quando recebe uma mensagem apaga a mais antiga? Não percebo. E de quantos mais processos apagou?

  5. E quem são os responsáveis pela brincadeira, será que vão apanhar castigo, ou tudo aquilo aconteceu por milagre? Que justiça é esta neste país que safa sempre o peixe graúdo?

  6. Perfeitamente normal.
    Estamos habituados a que não haja culpados neste tipo de processos em que são arguidos, nomeadsmente, peixe graúdo. Assunto encerrado, portante. Até á prova chicane processual.

  7. Ora se formos puxar os softwares, de anos atras, alguem me sabe dizer, quantos politicos corruptos, ladroes, nesse pais chamado Portugal, foram condenados, eu nao me lembro de nenhum, e porque, porque Sao tantos os milhoes que da para distribuir, pela justica, aqui à dias na TV falou o Marques Mendes, que a justiça é cega e n’a realidade nunca falou Tao acertado, esses corruptos sao sempre elibados

    • O Marques Mendes “falou”?!
      Gostei dessa… se uma personagem como o mafioso Marques Mendes disse, deve ser mesmo para levar a sério!…

  8. Está tudo a ser preparado para que nem Armando Vara vá para a prisão nem José Sócrates e a restante comandita vá sequer a julgamento. Desde que se soube que o juiz Ivo Rosa entrou em sena tudo ficou em aberto. Mas afinal aonde raio param os coletes amarelos? Este país já não tem cura.

  9. E as copias de segurança?
    Quem cordena o dep.informatico?
    Que formaçao tem os responsaveis informaticos?
    Uma vergonha.
    Ha muita gente que deveria ir para o desemprego.

  10. Estou certo que a maioria dos Portugueses sabia (sentia), que o caso Sócrates e todos os que estão envolvidos, nada lhes ia (ou vai acontecer).
    Sócrates não trabalhou sozinho e vai proteger todos os que o ajudaram, sejam bancários, primos ou amigos.

  11. Um político honesto é mitologia utópica…. e os juizes levam o mesmo caminho… e vivóvelho no país republicano da cleptocracia… e o otário vai pagando….

  12. Deve estar a correr Windows 10 com a atualização deste ano que comia alguns documentos (mas os ficheiros desapareceram antes de 2018)… ou então Windows 98 com algum bug propositado para apagar coisas que não interessam a ninguém.

    Como é que um software feito especificamente para a Justiça, ainda que “desatualizado” (não se fala em erros, apenas desatualização), apaga processos? Foi o software feito já com essa funcionalidade de apagar ficheiros sozinho?

    Como informático, isto é um insulto à minha inteligência.

  13. a cosa nostra a beira desta gente ,sao meros amadores ,temos uma populaçao que na sua maioria vive mal ,com dificuldades economicas , e vota nesta gente , so podem ser masoquistas !

  14. Não sei quem é mais parvo. Se a jornalista que escreve esta barbaridade, ou os Governantes que acreditam que os mágicos existem mesmo.

    Mas a culpa não tem origem nos Políticos. A culpa é mesmo de quem os elege, pois muitos não votam ou se votam muita das vezes é em branco ou num partido sem conhecerem o projeto.

    Coletes amarelo? Num país tão corrupto como Portugal, seria como se aparecesse mais um pastorinho em Fátima.

  15. Pois é! toda a Gente brinca e responde nesta rubrica: liberdade de expressão
    O que acontece: nada
    Vejam o nosso Pais em 2019: sem respostas para quem rouba milhões
    Conclusão: vamos todos roubar milhões
    Temos sim que ter a coragem e vir para a rua demonstrar esta acção de discórdia e pq não faze justiça pelas nossas mãos.
    Quando nos cruzarmos com esta Gentalha temos que os apedrejar!
    Pensem o que querem!
    Outro 25 de Abril sem sangue?
    NÃO.

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …