Fair Play: Bielsa obrigou a equipa a sofrer um golo (e o Leeds falhou a subida de divisão)

(dr) Facebook Leeds United

Marcelo Bielsa, treinador do Leeds United.

O insólito aconteceu este domingo na partida entre o Leeds United e o Aston Villa, em Inglaterra. Um gesto de fair play de Marcelo Bielsa, treinador do Leeds, custou a oportunidade da equipa subir diretamente à Premier League.

O jogo que colocou frente-a-frente o Leeds United e o Aston Villa, da 2ª divisão inglesa, era de extrema importância para os caseiros. Isto porque uma vitória do Leeds manteria as aspirações do clube em garantir a promoção direta à Premier League, quando faltavam apenas duas jornadas para o fim da fase regular.

A polémica ficou instalada depois do golo do Leeds United, aos 73 minutos de jogo, por intermédio de Masteusz Klich. Os jogadores do Aston Villa tinham pedido que a equipa de Marcelo Bielsa colocasse a bola fora de campo, uma vez que um dos seus jogadores estava caído no chão, ainda no início da jogada.

A verdade é que, entre hesitações de prosseguir com o jogo ou não, a bola continuou a rolar e acabou no fundo da baliza do Aston Villa. Os “villains” não se contiveram e mostraram a sua insatisfação pela falta de fair play dos adversários. Manifestações em vão, já que não havia nada a fazer para inverter o que foi feito.

Não se podia mudar o que aconteceu, mas podia-se tentar remediar a situação. Foi isso que Marcelo Bielsa obrigou a sua equipa a fazer. Depois de a bola ter sido reposta a meio-campo, a equipa do Leeds abriu alas para Adomah fazer o golo do empate.

Um incrível gesto de fair play do treinador argentino, que não caiu bem em alguns dos jogadores da sua equipa. O defesa Pontus Jansonn ainda tentou cortar a bola enquanto o avançado do Aston Villa se dirigia para a baliza e, depois do golo, ainda entrou numa discussão com o avançado adversário.

A vitória colocaria o Leeds na luta com o Sheffield United pela promoção direta à primeira divisão inglesa. Os “peacocks” ficariam a dois pontos do segundo lugar, que seria decidido na última jornada do Championship.

No entanto, o jogo terminou empatado e o Leeds United terá de ir a playoffs para disputar a subida ao primeira escalão.

Na zona mista depois do encontro, Marcelo Bielsa falou com o jornalista da Sky Sports, e minimizou o seu gesto, dizendo que apenas deu o golo de volta ao Aston Villa. “O futebol inglês é conhecido pelo desportivismo, por isso não tenho de comentar este tipo de situação que é comum em Inglaterra“, disse o experiente técnico de 63 anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …