Sócrates defende Lula da Silva e critica aliança “espúria” entre justiça e jornalismo

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Lula da Silva no lançamento do livro de José Sócrates

O antigo primeiro-ministro português José Sócrates defendeu novamente, na quarta-feira à noite, o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e voltou a criticar a alegada perseguição judicial contra o político brasileiro.

“Em todos os casos de lawfare há um elemento determinante e este elemento nasce da extraordinária aliança do submundo do jornalismo e da Justiça. Esta aliança espúria tenta estrategicamente virar um novo poder social, um poder oculto”, afirmou José Sócrates no lançamento do livro “Lawfare: uma introdução”, na cidade brasileira de São Paulo, noticiou esta quinta-feira a agência Lusa.

‘Lawfare’ é um termo em inglês usado para denominar a instrumentalização política de leis e sistemas judiciais com o objetivo de promover perseguições contra inimigos, assunto chave do livro lançado pelos advogados do ex-Presidente brasileiro.

José Sócrates foi um dos convidados a falar sobre ‘lawfare’ no evento, que reuniu Lula da Silva, o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim, o candidato derrotado nas últimas presidenciais pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, juristas e dezenas de apoiantes na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Para o ex-primeiro-ministro português, Lula da Silva tornou-se alvo de processos porque “grande parte da tragédia brasileira se deve ao facto de Lula [da Silva] ter sido o melhor Presidente que o Brasil algum dia teve. Quer no nível do crescimento económico, quer no nível da partição da riqueza, quer no nível da redução da desigualdade e, principalmente, da afirmação do Brasil no mundo”.

“Isto é uma coisa que a elite brasileira não consegue aceitar. Grande parte do que está a acontecer deve-se ao facto de eles querem não apenas que o Lula [da Silva] não seja mais candidato, mas querem arrancá-lo da galeria dos Presidentes. Há um ciúme profundo da elite brasileira contra o Lula [da Silva]”, acrescentou.

Questionado pela Lusa se tinha alguma afinidade com o termo lawfare, José Sócrates respondeu que sim: “estou em Portugal acusado de corrupção”. “É o que tenho a dizer, não quero dizer nenhuma palavra sobre o meu processo (…) Vim aqui para falar sobre o livro e o caso do Lula da Silva”, acrescentou.

José Sócrates também fez questão de afirmar que o “fenómeno do lawfare existe, há muitos anos, não é exclusivo do Brasil e precisa de ser estudada na sua dimensão política”.

“Quando um político é preso injustamente, isto é uma prisão política. Utilizar a violência da prisão contra inimigo político é uma característica dos regimes totalitários. O que acontece é que, neste momento, as instituições brasileiras estão muito desafiadas”, disse.

“O lawfare não é uma invenção da direita contra a esquerda. Está sendo usado agora [pela direita] com mais requinte, e anos de aprendizagem, mas a esquerda já usou isto contra a direita em vários lugares do mundo”, concluiu o antigo primeiro-ministro português.

Lusa //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, mas neste caso nem precisamos de saber com quem o Eng. anda para saber quem ele é.

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …