Sociedade Portuguesa de Autores atinge acordo com YouTube sobre cobrança de direitos

Pixel y Dixel / Flickr

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou esta terça-feira, em comunicado, ter chegado a acordo com o YouTube sobre direitos gerados no site de partilha de vídeos, depois de “um longo e difícil processo negocial”.

O acordo entra em vigor no próximo dia 1 de junho, disse à Lusa fonte da SPA.

Segundo o comunicado, as negociações permitiram “aumentar em 120% o valor mínimo garantido por ano” de pagamento por direitos de autor à SPA.

Entre as duas partes ficou acordado “aumentar em 6,3% a percentagem a cobrar sobre todos os direitos gerados, no território nacional, no YouTube”, e “alargar a cobrança dos direitos também aos [vídeos] não musicais, assegurando que estes obtêm a mesma percentagem de cobrança que os musicais”, divulgou a SPA.

A este propósito, a SPA salienta, no documento, ter conseguido “uma percentagem de cobrança para os direitos não musicais superior em 7% à praticada em Espanha”.

Fonte da SPA disse à Lusa que “esta foi uma batalha da cooperativa para assegurar estes direitos em valor idênticos aos musicais, o que nem sequer estava inicialmente previsto”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.