“Sobrevivencialista do apocalipse” mantinha seis crianças numa cave

Filip Singer / EPA

Um alegado teórico da conspiração e “sobrevivencialista do apocalipse” foi acusado de resistir às autoridades após ter sido encontrado a viver com os seus seis filhos pequenos numa cave de vinho, na Áustria.

O homem de 54 anos, identificado como Tom Landon, foi detido na quinta-feira na aldeia de Obritz. Inspetores locais foram até ao local após terem recebido uma série de denúncias por parte dos vizinhos, que conseguiam ouvir as vozes das crianças na cave – esta tinha sido equipada com câmaras de vigilância.

“As câmaras de vigilância em frente à cave eram particularmente irritantes e os residentes ouviam por vezes vozes de crianças na cave. Assim que se aproximavam da cave, ficavam em silêncio”, disse à emissora austríaca ORF o vice-presidente da câmara da cidade, Erich Greil.

De acordo com a Vice, Tom atacou os agentes com spray pimenta antes de se barricar na cave. Quando os agentes apareceram com o mandado para revistar a cave, encontraram as seis crianças – a mais nova com sete meses – e a sua companheira, de 40 anos. Foram também encontradas várias armas.

A polícia informou que as crianças não tinham sido registadas junto das autoridades, mas que não tinham sido negligenciadas nem maltratadas. Estas foram entregues ao cuidado de funcionários do Estado enquanto decorrem as investigações.

Os meios de comunicação austríacos relataram que Tom considerava-se um “sobrevivencialista do apocalipse” e que tinha comprado seis caves abandonadas na rua. A cave onde a família se encontrava estava equipada com água e eletricidade e tinha portas e janelas, mas foi considerada imprópria para habitação.

Os investigadores indicaram que Tom é um negacionista do Holocausto e Reichsburguer (cidadão do Reich), um seguidor de uma ideologia de extrema-direita que afirma que o Reich alemão ainda existe e que os estados da Alemanha e da Áustria são ilegítimos.

Na segunda-feira, um homem que o Daily Mail identificou como sendo Tom, alegou ter que se tornou um alvo devido ao seu estilo de vida, que era reprovado pelo vice-presidente da câmara.

“São meus filhos, estavam perfeitamente seguros e estávamos a ensiná-los em casa e é não da conta [das autoridades] como escolhemos viver”, terá dito Tom aos agentes que revistaram a cave. De acordo com o homem, a família, que antes vivia em Londres, estava a morar na cave já há um ano.

Tom contou que tinha comprado seis caves na mesma rua, que pretendia renovar e dar a cada um dos filhos, para que pudessem viver quando fossem mais velhos.

“A minha família está aterrorizada, não voltarão para a casa onde vivemos durante quase um ano porque têm medo que a polícia regresse”, relatou. “E tudo porque o vice-presidente da câmara não gosta do nosso estilo de vida”, acrescentou.

Tom é diretor de uma editora registada no Reino Unido e autor de uma série de livros que esboçam as suas opiniões conspiracionistas e que criticam o governo austríaco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.