Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

Miguel A. Lopes / Lusa

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado esta terça-feira, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau tempo.

“O corpo de um cidadão holandês desaparecido foi encontrado”, disse um porta-voz da autarquia de Alicante, a província mais afetada pelas inundações. Os serviços de emergência espanhóis estavam à procura do cidadão holandês desde domingo, quando foi levado pela água num canal no município de Dolores. O corpo foi encontrado na aldeia de San Fulgencio, “a seis quilómetros de onde tinha desaparecido”, segundo a mesma fonte.

Com esta nova vítima, o número de mortos das inundações que atingiram o sudeste de Espanha desde quarta-feira até domingo eleva-se para sete.

As chuvas torrenciais obrigaram a retirar de suas casas milhares de pessoas, isolaram aldeias inteiras e cortaram estradas e caminhos-de-ferro.

As regiões mais afetadas foram Valência, onde se situa a província de Alicante, e Múrcia (sudeste).

Em Font de la Figuera, a linha de comboio transformou-se num rio depois de terem caído 200 litros de água na região. A linha que liga Valência e Alicante foi arrastada pelas águas fluviais. Em Beniarrés, também em Valência, registaram-se 351 litros por metro quadrado.

Em Múrcia, 500 pessoas foram retiradas de casa e 40 estradas municipais foram cortadas ao trânsito na sequência da tempestade. As localidades de Torre Pacheco e San Javier estão a ser inundadas porque o Rio Segura transbordou. Isso obrigou o governo regional a ativar o estado de emergência e a pedir ajuda militar para combater o fenómeno meteorológico. Noventa operacionais estão em Múrcia para responder ao socorro.

Em Almería, onde se registou a terceira vítima mortal, 70 pessoas estão a ser retiradas de um parque de campismo na localidade de Pujaire. O aeroporto está fechado.

Em Dénia, um pequeno tornado provocou danos no pavilhão polidesportivo municipal e a queda de sinais de trânsito, árvores e telhados. O mesmo fenómeno atingiu Guardamar del Segura, afetando vários edifícios, incluindo um colégio. Não houve feridos. Ainda em Dénia, 853 pessoas ficaram sem gás, eletricidade ou luz, uma situação que também afetou os consumidores de Agullent.

Nas províncias de Alicante e Valência, 338 mil alunos ficaram sem aulas, em 191 municípios. Em Murcia, não se registaram até ao momento incidentes graves, mas as autoridades montaram um dispositivo de prevenção. Os serviços de meteorologia espanhóis estão a prever ondas de três metros para as ilhas de Ibiza e Formentera.

Andaluzia (sul), Castela-Mancha e Madrid (centro) foram menos afetadas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.