Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

Miguel A. Lopes / Lusa

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado esta terça-feira, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau tempo.

“O corpo de um cidadão holandês desaparecido foi encontrado”, disse um porta-voz da autarquia de Alicante, a província mais afetada pelas inundações. Os serviços de emergência espanhóis estavam à procura do cidadão holandês desde domingo, quando foi levado pela água num canal no município de Dolores. O corpo foi encontrado na aldeia de San Fulgencio, “a seis quilómetros de onde tinha desaparecido”, segundo a mesma fonte.

Com esta nova vítima, o número de mortos das inundações que atingiram o sudeste de Espanha desde quarta-feira até domingo eleva-se para sete.

As chuvas torrenciais obrigaram a retirar de suas casas milhares de pessoas, isolaram aldeias inteiras e cortaram estradas e caminhos-de-ferro.

As regiões mais afetadas foram Valência, onde se situa a província de Alicante, e Múrcia (sudeste).

Em Font de la Figuera, a linha de comboio transformou-se num rio depois de terem caído 200 litros de água na região. A linha que liga Valência e Alicante foi arrastada pelas águas fluviais. Em Beniarrés, também em Valência, registaram-se 351 litros por metro quadrado.

Em Múrcia, 500 pessoas foram retiradas de casa e 40 estradas municipais foram cortadas ao trânsito na sequência da tempestade. As localidades de Torre Pacheco e San Javier estão a ser inundadas porque o Rio Segura transbordou. Isso obrigou o governo regional a ativar o estado de emergência e a pedir ajuda militar para combater o fenómeno meteorológico. Noventa operacionais estão em Múrcia para responder ao socorro.

Em Almería, onde se registou a terceira vítima mortal, 70 pessoas estão a ser retiradas de um parque de campismo na localidade de Pujaire. O aeroporto está fechado.

Em Dénia, um pequeno tornado provocou danos no pavilhão polidesportivo municipal e a queda de sinais de trânsito, árvores e telhados. O mesmo fenómeno atingiu Guardamar del Segura, afetando vários edifícios, incluindo um colégio. Não houve feridos. Ainda em Dénia, 853 pessoas ficaram sem gás, eletricidade ou luz, uma situação que também afetou os consumidores de Agullent.

Nas províncias de Alicante e Valência, 338 mil alunos ficaram sem aulas, em 191 municípios. Em Murcia, não se registaram até ao momento incidentes graves, mas as autoridades montaram um dispositivo de prevenção. Os serviços de meteorologia espanhóis estão a prever ondas de três metros para as ilhas de Ibiza e Formentera.

Andaluzia (sul), Castela-Mancha e Madrid (centro) foram menos afetadas.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …