Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano.
A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel do FC Porto e vai jogar na China. O avançado brasileiro, que esteve no Dragão durante quase quatro anos, vai mudar-se pela primeira vez para o continente asiático, para jogar na segunda divisão chinesa.
O Tianjin Teda confirmou a contratação do jogador, que assim se vai juntar na frente de ataque ao seu compatriota Sandro Lima, ex-atleta do Gil Vicente.
O clube chinês ficou no último lugar do Grupo B do campeonato nacional deste ano: em 14 jogos conseguiu apenas três pontos, resultado de três empates. Desceu à segunda divisão nacional.
Não foram revelados detalhes do negócio. Estima-se que Soares tenha assinado um contrato válido até 2023 e que o FC Porto receba seis milhões de euros, mais possíveis quatro milhões, conforme alguns objetivos.
Soares foi anunciado como reforço do FC Porto em janeiro de 2017, depois de se ter destacado no Nacional e no Vitória de Guimarães. As duas últimas temporadas foram as mais produtivas, com 41 golos marcados; mas já não jogava desde a última jornada do campeonato da época passada, em Braga.
O próprio futebolista já tinha anunciado a sua saída do Dragão, pouco antes de Sérgio Conceição ter elogiado Soares, enaltecendo a sua entrega e o seu sentimento pelo clube portuense.