/

“Só matamos negros”, disse um polícia americano para acalmar condutora

2

Um polícia de Georgia, nos Estados Unidos, perdeu o emprego depois de ter sido apanhado em vídeo a dizer a uma condutora, durante uma operação stop: “Nós só matamos pessoas negras”.

O advogado do agente Greg Abbott disse que os comentários do seu cliente deveriam ser observados na íntegra para poderem ser entendidos. Abbott, que servia há 27 anos a polícia, estava a tentar acalmar uma condutora, fazendo com que a situação não evoluísse, explicou o advogado Lace J. LoRusso citado pela CNN.

No entanto, o Chefe Mike Register entende que, independentemente do contexto, os comentários de Abbott eram “escusados e inapropriados” e não refletiam, de forma alguma, a cultura que ele estava a tentar construir no condado de Cobb.

O vídeo, que data de julho de 2016, foi primeiramente tornado público na quarta-feira por uma filial da CNN, WSN-TV, em resposta a uma solicitação de registos abertos. Register, que assumiu o cargo de chefe da força suburbana de Atlanta em junho, disse que um inquérito interno à situação pedia que se pusesse um fim à carreira de Abbott.

Numa altura em que a violência e brutalidade por parte da polícia contra cidadãos afro-americanos está na ordem do dia nos EUA, nomeadamente nos estados mais a sul do país, como é o caso da Geórgia, o vídeo em que Abbott aparece a “sossegar” uma automobilista que acabou de deter por condução sob efeito de álcool ou substâncias assumiu contornos de escândalo.

Com o carro parado na berma da estrada, o agente pede à condutora, ainda ao volante, que faça um telefonema. Pelo que se percebe, a mulher estaria à espera de alguém que a fosse buscar, Abbott diz-lhe que cancele essa boleia. “Vou detê-la e mandar rebocar o carro”. Como ela não se mexe, ele aponta-lhe para as pernas:

– “Use o telefone, está aí, no seu colo!”
– “Ok… Só não quero baixar as mãos… desculpe, mas já vi demasiados vídeos de polícias…”
– “Mas você não é negra! Lembre-se, nós só matamos pessoas negras. Nós só matamos pessoas negras, certo? Em todos esses vídeos, viu algum branco ser morto?”

O agente até podia estar a ser irónico, como têm defendido inúmeros internautas, mas de pouco lhe serviu.

Um ano após a câmara instalada no carro da patrulha ter captado o momento, o vídeo foi divulgado e o destino do agente decidido. À imprensa, o advogado de Greg Abbott garantiu que o tenente já não se encontra em funções.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.