“Só mais 5 minutos” de televisão é muito pior do que falta de aviso

Pixel y Dixel / Flickr

-

Um novo estudo norte-americano descobriu que as crianças reagem melhor quando a televisão ou o tablet são desligados sem qualquer aviso prévio.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington entrevistou 28 famílias com crianças entre um e cinco anos para recolher dados sobre os hábitos dos jovens relativamente à TV – e outros ecrãs.

No decorrer do estudo foi pedido aos participantes que descrevessem como foi a interacção das crianças com dispositivos multimédia, como a TV ou tablets, durante duas semanas.

Entre outros detalhes, o estudo recolheu dados sobre quanto tempo as crianças utilizavam os aparelhos e se ficavam tristes quando se lhes pedia que os desligassem.

Os investigadores descobriram que as crianças ficaram muito mais tristes, e com mais frequência, quando os pais as avisavam, antes de desligar, de que o tempo de TV ou do jogo estava a acabar, do que quando eram desligados sem aviso prévio.

“Nós pensávamos que dar às crianças um aviso um pouco antes, para ajustar as suas expectativas, iria ajudar as coisas a correrem melhor, mas isso, na verdade, deixou-as bem pior”, explica um dos autores do estudo, Alexis Hiniker, ao jornal americano “New York Times“.

(PD/CC0) PDP / pixabat

-

Ao desligar os dispositivos sem aviso prévio, os pais podem ser melhor sucedidos a enganar as crianças

A investigadora Julie Kentz, co-autora do estudo, acredita que em vez de facilitar a transição da criança, o aviso acaba por prepará-las para lutar contra a perda imposta do tempo de entretenimento.

Segundo Hiniker, os programas ou jogos que mostram uma pré-visualização dos próximos episódios ou antecipam o que vai acontecer a seguir  tornam mais difícil para a criança afastar-se do ecrã.

Ao desligar os dispositivos sem aviso prévio, os pais podem ser melhor sucedidos a enganar as crianças – e atirar a culpa para cima da tecnologia, alegando que a bateria acabou, ou que a internet deixou de funcionar, por exemplo.

De acordo com o estudo, uma outra táctica que ajudou as crianças a não ficarem tristes foi a de agendar na sua rotina diária, como se fosse um compromisso, o tempo para jogar, ver TV ou usar tablets.

E quando o aparelho é desligado sempre num momento específico – quando o almoço está pronto, por exemplo – as crianças não argumentavam nem ficavam tão chateadas.

De qualquer forma, o importante é mesmo conseguir afastar de vez em quando as crianças dos seus ecrãs – não só faz bem à vista, como até lhes dá mais vontade de fazer o TPC.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …