António Cotrim / Lusa

Desde as primeiras eleições legislativas em democracia, em 25 de Abril de 1976, apenas 6 governos cumpriram a totalidade do mandato, e só houve 6 maiorias absolutas. Nas últimas 3 décadas, o PS governou durante 21 anos, o PSD pouco mais de 8.
De acordo com um estudo divulgado esta quinta-feira pela Pordata, que fez um retrato “da evolução das eleições legislativas em Portugal”, só 6 governos desde o 25 de Abril cumpriram a totalidade do seu mandato.
O último executivo que cumpriu a totalidade do seu mandato foi liderado por António Costa, entre 2015 e 2019, durante a ‘geringonça’, que sucedeu a outro Governo, de Pedro Passos Coelho, que também cumpriu os quatro anos de mandato previstos, entre 2011 e 2015.
Além destes dois executivos, só houve mais um Governo que cumpriu a totalidade do mandato no século XXI: o primeiro de José Sócrates, entre 2005 e 2009, de maioria absoluta.
No século XX, verificou-se o maior período de estabilidade governativa, durante 12 anos, com três executivos sucessivos a cumprirem a totalidade do seu mandato: os primeiros dois foram liderados por Cavaco Silva, entre 1987 e 1995, com maioria absoluta, e o terceiro por António Guterres, de 1995 a 1999.
No estudo divulgado pela Pordata, base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, refere-se que nos quase 50 anos desde que há eleições legislativas em Portugal, só houve 6 governos eleitos com maioria absoluta: quatro liderados pelo PSD e dois pelo PS.
A primeira maioria absoluta obtida em democracia foi do antigo líder do PPD/PSD, Francisco Sá Carneiro, quando concorreu às legislativas em 1979 sob a coligação Aliança Democrática (AD), em 1979, feito que repetiria um ano a seguir, nas eleições de 1980.
Sete anos depois, Cavaco Silva voltaria a ser eleito com maioria absoluta em duas legislativas consecutivas (1987 e 1991).
Foi preciso esperar 14 anos até voltar a verificar-se uma maioria absoluta em Portugal, obtida por José Sócrates, do PS, em 2005. A mais recente registou-se nas legislativas de 2022, que António Costa venceu com 41,37% dos votos.
Houve seis governos com mandatos completos e seis maiorias absolutas, mas ter maioria absoluta não garante que o mandato chegue ao fim — e não a ter também não o impede: António Guterres completou o mandato sem maioria absoluta, e o mandato do governo de Sá Carneiro não chegou ao fim devido à sua morte trágica num acidente de aviação, a 4 de dezembro de 1980.
De acordo com a Pordata, desde as primeiras eleições legislativas, em 1976, o PS formou Governo por nove vezes, sete das quais ocorreram nas últimas três décadas.
“Assim, nos últimos 30 anos, apenas pouco mais de oito anos corresponderam a um Governo liderado pelo PSD. O PS esteve à frente do Governo durante mais de 21 anos”, refere o estudo.
Legislativas de 2024 tiveram maior número de votos
As últimas eleições legislativas, em 10 de março de 2024, foram as que tiveram mais votos em democracia em termos absolutos, com cerca de seis milhões e 400 mil pessoas a irem às urnas.
A eleição com maior taxa de participação foi a de 1979, embora a de 2024 tenha sido a que registou mais votos em termos absolutos (6.473.789): ambas deram a vitória à Aliança Democrática (AD),— liderada por Sá Carneiro, em 1979, e por Luís Montenegro, em 2024.
Nas 17 eleições legislativas que se realizaram em Portugal, mais de metade dos eleitores foram sempre votar, com exceção das legislativas de 2019, que se traduziriam na vitória do PS de António Costa com uma abstenção de 51,4%.
Desde as legislativas de 2009 que a taxa de participação não ultrapassa os 60%.
No conjunto das 17 eleições legislativas, só houve três nas quais o PS e AD (PSD e CDS-PP) não obtiveram, juntos, mais de dois terços de todos os votos válidos: em 1980 (49,9%), 1985 (52,1%) e 2024 (59,4%).
Em duas dessas eleições, verificou-se o crescimento exponencial de dois partidos além do PS e do PSD.
Em 1985, o Partido Renovador Democrático (PRD), de António Ramalho Eanes, obteve 18,4%, passando de zero para 45 deputados, o maior crescimento de um partido em democracia.
Já em 2024, o Chega chegou quase ao mesmo patamar de crescimento que o PRD em 1985: “com 18,1% do voto, o partido passou de 12 para 50 deputados quando comparado com as eleições de 2022”, refere o estudo.
Em democracia, o partido com mais votos numa eleição legislativa foi o PSD, em 1991, quando Cavaco Silva foi reconduzido coma sua segunda maioria absoluta e obteve 2,9 milhões de votos.
No entanto, foi o PS que conseguiu eleger o maior número de deputados numa eleição, em 2015, com 121 deputados. Foi também o partido que mais deputados perdeu de uma eleição para a outra, nas últimas legislativas, em 2024, quando passou de 120 mandatos para 78.
ZAP // Lusa
O PS não governou, o que fez foram borradas, pântano e bancarrotas.