/

Só 3% dos portugueses acha que a “bazuca” vai beneficiar a população

António Cotrim / EPA

Cerca de 65% dos portugueses inquiridos consideram que o PRR não vai mudar o país e 60% acredita que os políticos e empresários ligados ao poder vão colher os maiores benefícios da “bazuca”.

Cerca de 64,5% dos portugueses não acredita que o Plano de Recuperação e Resiliência não vai conseguir transformar o país de forma profunda e 60% acham que o dinheiro vai beneficiar mais quem está ligado ao poder político.

São estas conclusões da sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã. Já 20% dos inquiridos estão mais optimistas e acreditam que a chamada “bazuca” europeia, que conta conta com 13,9 mil milhões de euros a fundo perdido, vai beneficiar o Estado.

O inquérito concluiu também que 60,5% dos portugueses considera que os fundos destinados a Portugal vão ficar mais nas mãos dos políticos e dos empresários com ligações ao poder e apenas 3% acha que o dinheiro vai beneficiar os portugueses directamente.

Portugal não vai conseguir executar as verbas do plano para 46,7%, enquanto 36,8% discordam. O plano aprovado prevê a aplicação das verbas entre Agosto de 2021 e 2026.

O Plano de Recuperação e Resiliência foi aprovado em julho por Bruxelas, e faz parte do programa europeu para ajudar as economias da União a recuperarem da crise causada pela pandemia. Portugal já recebeu o primeiro cheque da “bazuca”, no valor de 2,2 mil milhões de euros. Aos 13,9 mil milhões a fundo perdido, podem ainda juntar-se 2,7 mil milhões de empréstimos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.