SNS nunca teve tantos profissionais como em janeiro (mas muitos estão a prazo)

(dr) Hospital de São João

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) nunca teve tantos profissionais como em janeiro deste ano, mas muitos dos novos trabalhadores estão contratados a prazo de forma precária.

Uma das consequências positivas da pandemia está relacionada com o aumento do número de contratações no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que atingiu um máximo absoluto em janeiro de 2021.

O Público cita os dados do Portal da Transparência do Ministério da Saúde que dão conta de que, em janeiro, o SNS tinha 147.075 trabalhadores, mais 9.889 do que no mesmo mês do ano passado.

De acordo com o diário, nunca o setor público da saúde teve tantos trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos de diagnóstico e terapêutica.

No entanto, segundo as contas da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, mais de 60% de todos os novos contratos correspondem a contratos a prazo.

“Não há dúvida de que entraram muitas pessoas”, disse o presidente da associação, Alexandre Lourenço. “O processo foi um pouco arbitrário, não obedeceu a grande planeamento, e os hospitais mais afetados foram os que contrataram mais. Uns terão aproveitado mais do que outros, que foram mais cautelosos, corremos o risco de ter criado mais assimetrias nos recursos humanos”, acrescentou.

Na enfermagem, o Público constata que “deixou mesmo de haver desemprego”. Em janeiro, dos cerca 80 mil profissionais inscritos na Ordem dos Enfermeiros, quase 49 mil estavam a trabalhar no SNS.

“Este reforço é normal, estávamos abaixo da média da OCDE. Mas só tivemos esta visão em ano de pandemia”, referiu a bastonária Ana Rita Cavaco, em declarações ao matutino.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) revelou que 1.833 enfermeiros, a maioria com contratos a prazo assinados entre agosto e dezembro do ano passado, estão agora em risco de ser dispensados.

Em situação idêntica estão muitos assistentes operacionais, que já estão a sair dos hospitais. Este foi o grupo que contou com mais contratações: em janeiro do ano passado contavam-se 27 mil assistentes operacionais e em janeiro de 2021 eram cerca de 30 mil.

Contudo, o Sindicato Independente dos Técnicos Auxiliares de Saúde explica que “este número é ilusório“, uma vez que “os auxiliares já faziam falta antes da pandemia”. “Continuamos a ter pessoas a fazer turnos duplos, de 16 horas.”

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …