Skripal pode ter capacidade mental limitada após ataque químico

Tribunal Militar de Moscovo / TASS

Sergei Skripal, antigo espião russo recrutado pelos serviços secretos britânicos.

O ataque com o agente nervoso de uso militar contra Sergei Skripal e a sua filha Yulia pode ter deixado as vítimas com “capacidade mental comprometida”, afirmou um juiz britânico esta quinta-feira.

O ataque com a toxina nervosa de uso militar contra o ex-agente russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia pode ter comprometido a capacidade mental de ambos. Além disso, não está claro se irão recuperar, afirmou um juiz britânico, esta quinta-feira.

“O efeito exato da exposição na sua saúde a longo prazo permanece incerto, embora os exames médicos indiquem que a capacidade mental pode estar comprometida a um grau desconhecido e até agora inexistente”, disse o juiz David Williams, citado pelo BoingBoing.

Um tribunal londrino deu permissão para que as amostras de sangue de ambas as vítimas fossem examinadas por inspetores de armas químicas para confirmar a conclusão do laboratório de investigação militar britânico de Porton Down.

O juiz Williams autorizou assim a  recolha de novas amostras de sangue para serem enviadas à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês).

Um médico não identificado, que está a tratar do caso, disse que ambos estavam fortemente sedados e incapazes de comunicar, não tendo sido possível avaliar quando ou em que circunstância irão recuperar a capacidade mental.

O juiz David Williams disse que a solicitação para a recolha das amostras de sangue foi feita com urgência esta quinta-feira. “Os Skripal estão em estado crítico, porém estável. Contudo, não é inconcebível que seu estado se deteriore rapidamente”, afirmou.

As amostras deram positivo para a presença de um agente nervoso da classe Novichok ou um agente intimamente relacionado, adiantou o juiz.

Sergueï Skripal, um antigo espião russo recrutado pelos Serviços Secretos britânicos, e a filha Yulia foram encontrados inconscientes, e sem ferimentos visíveis, no banco de um centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, onde residem.

As autoridades britânicas revelam que foram vítimas de uma tentativa de homicídio, com recurso a um agente nervoso “muito raro”. O agente neurotóxico Novitchok foi apontado por Londres como sendo a fonte do envenenamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …