Skripal pode ter capacidade mental limitada após ataque químico

Tribunal Militar de Moscovo / TASS

Sergei Skripal, antigo espião russo recrutado pelos serviços secretos britânicos.

O ataque com o agente nervoso de uso militar contra Sergei Skripal e a sua filha Yulia pode ter deixado as vítimas com “capacidade mental comprometida”, afirmou um juiz britânico esta quinta-feira.

O ataque com a toxina nervosa de uso militar contra o ex-agente russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia pode ter comprometido a capacidade mental de ambos. Além disso, não está claro se irão recuperar, afirmou um juiz britânico, esta quinta-feira.

“O efeito exato da exposição na sua saúde a longo prazo permanece incerto, embora os exames médicos indiquem que a capacidade mental pode estar comprometida a um grau desconhecido e até agora inexistente”, disse o juiz David Williams, citado pelo BoingBoing.

Um tribunal londrino deu permissão para que as amostras de sangue de ambas as vítimas fossem examinadas por inspetores de armas químicas para confirmar a conclusão do laboratório de investigação militar britânico de Porton Down.

O juiz Williams autorizou assim a  recolha de novas amostras de sangue para serem enviadas à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês).

Um médico não identificado, que está a tratar do caso, disse que ambos estavam fortemente sedados e incapazes de comunicar, não tendo sido possível avaliar quando ou em que circunstância irão recuperar a capacidade mental.

O juiz David Williams disse que a solicitação para a recolha das amostras de sangue foi feita com urgência esta quinta-feira. “Os Skripal estão em estado crítico, porém estável. Contudo, não é inconcebível que seu estado se deteriore rapidamente”, afirmou.

As amostras deram positivo para a presença de um agente nervoso da classe Novichok ou um agente intimamente relacionado, adiantou o juiz.

Sergueï Skripal, um antigo espião russo recrutado pelos Serviços Secretos britânicos, e a filha Yulia foram encontrados inconscientes, e sem ferimentos visíveis, no banco de um centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, onde residem.

As autoridades britânicas revelam que foram vítimas de uma tentativa de homicídio, com recurso a um agente nervoso “muito raro”. O agente neurotóxico Novitchok foi apontado por Londres como sendo a fonte do envenenamento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …