Skripal pode ter capacidade mental limitada após ataque químico

Tribunal Militar de Moscovo / TASS

Sergei Skripal, antigo espião russo recrutado pelos serviços secretos britânicos.

O ataque com o agente nervoso de uso militar contra Sergei Skripal e a sua filha Yulia pode ter deixado as vítimas com “capacidade mental comprometida”, afirmou um juiz britânico esta quinta-feira.

O ataque com a toxina nervosa de uso militar contra o ex-agente russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia pode ter comprometido a capacidade mental de ambos. Além disso, não está claro se irão recuperar, afirmou um juiz britânico, esta quinta-feira.

“O efeito exato da exposição na sua saúde a longo prazo permanece incerto, embora os exames médicos indiquem que a capacidade mental pode estar comprometida a um grau desconhecido e até agora inexistente”, disse o juiz David Williams, citado pelo BoingBoing.

Um tribunal londrino deu permissão para que as amostras de sangue de ambas as vítimas fossem examinadas por inspetores de armas químicas para confirmar a conclusão do laboratório de investigação militar britânico de Porton Down.

O juiz Williams autorizou assim a  recolha de novas amostras de sangue para serem enviadas à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês).

Um médico não identificado, que está a tratar do caso, disse que ambos estavam fortemente sedados e incapazes de comunicar, não tendo sido possível avaliar quando ou em que circunstância irão recuperar a capacidade mental.

O juiz David Williams disse que a solicitação para a recolha das amostras de sangue foi feita com urgência esta quinta-feira. “Os Skripal estão em estado crítico, porém estável. Contudo, não é inconcebível que seu estado se deteriore rapidamente”, afirmou.

As amostras deram positivo para a presença de um agente nervoso da classe Novichok ou um agente intimamente relacionado, adiantou o juiz.

Sergueï Skripal, um antigo espião russo recrutado pelos Serviços Secretos britânicos, e a filha Yulia foram encontrados inconscientes, e sem ferimentos visíveis, no banco de um centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, onde residem.

As autoridades britânicas revelam que foram vítimas de uma tentativa de homicídio, com recurso a um agente nervoso “muito raro”. O agente neurotóxico Novitchok foi apontado por Londres como sendo a fonte do envenenamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …