Stonehenge já era visitado milhares de anos antes da construção do monumento

A comunidade de Blick Mead acolheu caçadores-coletores milhares de anos antes da construção de Stonehenge, nas suas imediações.

Muito antes da construção de Stonehenge, o local já era visitado regularmente e aparentemente tinha uma grande importância para a população da época. A conclusão é de um estudo publicado na PLOS One.

A menos de um quilómetro a leste de Stonehenge, fica Blick Mead, onde uma equipa de arqueólogos já está a fazer escavações há quase 20 anos e já encontrou mais de 100 mil ferramentas de pedra e restos mortais de animais.

As pessoas viveram em Blick Mead muito antes da construção de Stonehenge, com estudos a estimarem que existiam lá comunidades entre 8000 e 3400 A.C., enquanto que o monumento foi construído entre 3000 e 2000 A.C.

Isto sugere que os primeiros humanos em Blick Mead eram caçadores-coletores do Mesolítico, enquanto que a comunidade que construiu Stonehenge era composta por agricultores do Neolítico. Os caçadores-coletores podem ter sido atraídos para a área devido à proximidade da água.

A equipa usou os dados do sítio para estimar como a paisagem era no período Mesolítico, que durou entre 15 000 e 5000 A.C. na Europa. Os investigadores fizeram um buraco para examinarem as camadas dos sedimentos e também identificaram grãos de pólen preservados no sedimento, que indicam o tipo de plantas que cresceram na área.

Crucialmente, também obtiveram o ADN das plantas diretamente do sedimento, o que revelou uma grande mistura de plantas. A conclusão é de que Blick Mead e a área em seu redor eram um habitat misto com alguma floresta e alguma pastagem

Os cientistas acreditam que a limpeza da floresta do terreno e a criação de campos amplos durante o período Mesolítico tornou a agricultura mais fácil para os lavradores do Neolítico. Quando o Stonehenge estava a ser construído, o terreno já tinha muito menos floresta, detalha a New Scientist.

Apesar de Blick Mead ter sido ocupado durante muito tempo, é pouco provável que tivesse sido um lar permanente. O estudo sugere que a comunidade visitava o local apenas durante certas partes do ano e que, ao longo do tempo, as atividades formais culminaram com a construção de Stonehenge.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.