Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só “âncora”

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado para contornar esse problema, pois permite que vários barcos partilhem uma mesma “âncora”.

Projetado por uma empresa francesa com o mesmo nome, o Seafloat incorpora plataformas de atracação flutuantes, nas quais vários barcos se prendem da mesma forma que fariam numa doca em terra.

De acordo com o NewAtlas, cada plataforma é mantida no lugar por um único módulo, que funciona de forma um pouco diferente da configuração tradicional de uma corrente e âncora.

A base submersa do módulo é uma grande estrutura de aço em forma de X, que fica deitada de costas imediatamente adjacente ao fundo do mar. O módulo não fica contra a areia, uma vez que é mantido um pouco acima por uma série de estacas.

A conexão dessa base à plataforma é uma estrutura vertical semelhante a um pistão, cujas duas extremidades giram 360 graus em relação à parte superior da base e à parte inferior da plataforma.

À medida que a maré move a plataforma para cima e para baixo, para frente e para trás, o eixo do pistão move-se para dentro e para fora do corpo principal conforme o movimento das ondas. Isto mantém a plataforma mais ou menos no mesmo local, além de evitar que seja puxada para debaixo de água. Além disso, ao contrário de uma corrente de âncora, o “pistão” facilita a paragem da plataforma.

Os planos exigem que vários tipos de plataformas sejam fabricados. Isso inclui unidades de ancoragem retas que acomodam de três a 16 lanchas ou iates; unidades de mergulho com vestiários; unidades de heliporto; ou unidades multiusos nas quais lojas, restaurantes ou estações de serviço poderão ser construídas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …