O balanço do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 1037 mortos e 1.204 feridos, dos quais 721 “em estado crítico”, anunciou hoje o Ministério do Interior marroquino.
A província com mais vítimas registadas é Al-Haouz, a sul de Marraquexe e próxima do epicentro, com mais de metade dos mortos (542), segundo o balanço oficial, citado pela agência francesa AFP.
Segue-se Taroudant (321 mortos), mais a sul, igualmente uma zona rural montanhosa no coração do Alto Atlas.
As regiões de Chichaoua, Ouarzazate, Marraquexe, Azilal, Agadir, Casablanca e Al Youssufia também registaram vítimas mortais.
“As operações de socorro prosseguem e estão a desenrolar-se em boas condições”, indicou o Ministério do Interior marroquino.
De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, o sismo atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe (norte) às 23:11, a uma profundidade de oito quilómetros.
O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.
O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha. Num comunicado, o IPMA disse que o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV, na escala de Mercalli modificada, nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal).
Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra, em Albufeira, Olhão, Silves (Faro), Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odvelas (Lisboa), Santo Tirso, Vila Nova de Gaia (Porto), Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra (Setúbal), acrescentou o instituto.
// Lusa
Sismo em Marrocos
-
13 Setembro, 2023 Qual é a capital mais próxima de Lisboa? Madrid ou Rabat?
-
12 Setembro, 2023 Lula da Silva está senil?
-
10 Setembro, 2023 Mais de 2000 mortos. O que tornou o sismo em Marrocos tão devastador?
-
9 Setembro, 2023 Sismo em Marrocos: há dois feridos entre os 300 portugueses