/

Sismo de 4,1 com epicentro no canhão da Nazaré foi sentido em Lisboa

2

Jolly Janner / Wikimedia

-

O IPMA explicou que o sismo, de magnitude 4,1 na escala de Richter, teve o epicentro no Canhão da Nazaré e foi sentido na região de Mafra e em Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou esta sexta-feira um sismo de magnitude 4,1 às 12h44, com epicentro no mar, a cerca de 80 quilómetros a oeste de Peniche, mas que “não causou danos pessoais ou materiais”.

Em comunicado, o IPMA explica que o abalo “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Mafra e em Lisboa“.

Testemunhas ouvidas pela Lusa deram conta de que sentiram o abalo em diferentes locais dos distritos de Lisboa e Leiria.

De acordo com o instituto, o epicentro localizou-se no Canhão da Nazaré.

Em declarações à Lusa, o especialista Jorge Cruz, do IPMA, explicou que “é normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando”, que decorrem “do movimento da crosta [terrestre]”.

Salientando que este “foi um evento só sentido pela população, que não causou danos“, o especialista admitiu a ocorrência de réplicas, que serão, contudo, “de intensidade menor”.

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,1 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala. A escala de Mercalli, que avalia a intensidade, vai até XII.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria informou, pouco depois das 13h00, não ter recebido qualquer comunicação.

/Lusa

2 Comments

  1. “… o especialista Jorge Cruz, do IPMA, explicou que “é normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando”, que decorrem “do movimento da crosta [terrestre]…“

    Epá… Ainda bem que há especialistas! Nunca lá chegaria a esta brilhante explicação, eu…

  2. O que queria que o homem dissesse. Se fosse mais profundo a maioria do pessoal não entendia para enciclopédias, as xs via net, como você poderá ser pouco.
    Mas já agora que se deu ao trabalho de comentar acrescente aí qualquer coisa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.