Sismo de 4,1 com epicentro no canhão da Nazaré foi sentido em Lisboa

Jolly Janner / Wikimedia

-

O IPMA explicou que o sismo, de magnitude 4,1 na escala de Richter, teve o epicentro no Canhão da Nazaré e foi sentido na região de Mafra e em Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou esta sexta-feira um sismo de magnitude 4,1 às 12h44, com epicentro no mar, a cerca de 80 quilómetros a oeste de Peniche, mas que “não causou danos pessoais ou materiais”.

Em comunicado, o IPMA explica que o abalo “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Mafra e em Lisboa“.

Testemunhas ouvidas pela Lusa deram conta de que sentiram o abalo em diferentes locais dos distritos de Lisboa e Leiria.

De acordo com o instituto, o epicentro localizou-se no Canhão da Nazaré.

Em declarações à Lusa, o especialista Jorge Cruz, do IPMA, explicou que “é normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando”, que decorrem “do movimento da crosta [terrestre]”.

Salientando que este “foi um evento só sentido pela população, que não causou danos“, o especialista admitiu a ocorrência de réplicas, que serão, contudo, “de intensidade menor”.

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,1 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala. A escala de Mercalli, que avalia a intensidade, vai até XII.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria informou, pouco depois das 13h00, não ter recebido qualquer comunicação.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “… o especialista Jorge Cruz, do IPMA, explicou que “é normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando”, que decorrem “do movimento da crosta [terrestre]…“

    Epá… Ainda bem que há especialistas! Nunca lá chegaria a esta brilhante explicação, eu…

  2. O que queria que o homem dissesse. Se fosse mais profundo a maioria do pessoal não entendia para enciclopédias, as xs via net, como você poderá ser pouco.
    Mas já agora que se deu ao trabalho de comentar acrescente aí qualquer coisa

RESPONDER

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …