Síria, mísseis e energia em cima da mesa. Putin e Erdogan reúnem-se em Moscovo

Anatoly Maltsev / EPA

Erdogan desloca-se esta segunda-feira a Moscovo para participar no oitavo conselho de alto nível entre a Rússia e a Turquia. Os dois líderes vão encontrar-se numa reunião bilateral que incluirá a assinatura de vários acordos.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reúne-se esta segunda-feira em Moscovo com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, para abordar o conflito na Síria, a polémica aquisição por Ancara dos sistemas de mísseis antiaéreos S-400 e assuntos energéticos.

Erdogan desloca-se a Moscovo para participar no oitavo conselho de alto nível entre a Rússia e a Turquia, que incluirá uma reunião bilateral entre os dois líderes e a assinatura de vários acordos.

O assessor de Putin, Yuri Ushakov, precisou sexta-feira que os assuntos em análise incluem o conflito na Síria no contexto da retirada parcial das tropas norte-americanas, e do memorando russo-turco de setembro de 2018 para a estabilização da situação de Idlib, que incluía uma zona desmilitarizada.

Putin e Erdogan vão também abordar a criação do Comité Constitucional da Síria que deverá redigir uma nova Constituição.

Em simultâneo, Ancara e Washington também estão a negociar a possibilidade de estabelecer uma “zona segura” na fronteira entre a Turquia e a Síria para evitar conflitos com os curdos, após a anunciada retirada das tropas dos EUA.

A entrega pela Rússia à Turquia do sistema de mísseis antiaéreos S-400, no valor de 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) e que deverão ser instalados a partir de outubro, também consta na agenda das conversações.

O Governo norte-americano pressionou Erdogan para recuar nesta decisão, ao argumentar que um membro da NATO não deve adquirir armamento sofisticado de origem russa, mas o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, já reconheceu que cada país tem o direito de tomar estas decisões.

Putin e Erdogan vão ainda analisar a construção do gasoduto Turk Stream, que transportará gás russo pelo Mar Negro em direção à Turquia e vários países europeus, e ainda da central nuclear de Akkuyu, na costa mediterrânica turca, que deverá entrar em funcionamento em 2023.

Após as reuniões, os dois líderes manterão um encontro com empresários dos dois países e participam na cerimónia de abertura do Ano da Cultura e do Turismo da Rússia e Turquia no Teatro Bolshoi, que apresentará a ópera turca Troy.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …