Câmara de Sintra abre refeitórios escolares nas férias para famílias carenciadas

Manuel de Sousa / wikimedia

Basilio Horta (foto: Manuel de Sousa / wikimedia)

Basilio Horta (foto: Manuel de Sousa / wikimedia)

Os refeitórios das escolas de 1.º ciclo e jardins-de-infância de Sintra vão estar abertos durante as férias de Natal e vão também servir refeições aos familiares que acompanhem alunos carenciados, disse hoje à Lusa o presidente do município.

“Vamos abrir os refeitórios das escolas, durante as férias, a alunos carenciados que não pagam nada pela refeição. A novidade [este ano] é que vamos abrir as cantinas às famílias”, afirmou à Lusa o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Assim, os familiares directos (irmãos, pais ou avós) que acompanharem um aluno carenciado à escola podem, mediante o pagamento de 3,80 euros, almoçar também no refeitório do estabelecimento escolar.

Os alunos não carenciados pagam 1,49 euros pela refeição.

“Sabemos as dificuldades que as famílias passam. Não tinha lógica irem os alunos e as famílias ficarem em casa”, disse Basílio horta.

Desde há onze anos que a Câmara de Sintra abre as portas dos refeitórios das escolas cuja gestão é municipal, para que as crianças das famílias que passam por mais dificuldades financeiras possam comer gratuitamente uma refeição

Após o recomeço das aulas, a partir de Janeiro, o município vai também distribuir uma peça de fruta no lanche aos alunos carenciados do concelho, cerca de 3680 crianças.

Basílio Horta adiantou que, face às dificuldades que as famílias atravessam actualmente, o município vai reforçar em 2014 o fundo de apoio social de emergência, que passa de 150 mil euros para 611 mil.

Segundo o autarca, para o ano o município vai abrir uma linha de emergência direccionada para trabalhadores da câmara que tenham “salários penhorados”, que será dotada com 150 mil euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Carros novos vão ter sistema que "bloqueia" condutores alcoolizados a partir de 2022

A Comissão Europeia vai implementar uma série de medidas de segurança nos automóveis, que serão obrigatórias de forma progressiva a partir de 2022, com objetivo de evitar 25 mil mortes em acidentes rodoviários e 140 …

Iraque condena três franceses a pena de morte por pertencerem ao Estado Islâmico

Três homens de nacionalidade francesa foram este domingo condenados a pena de morte, pelo tribunal de Bagdade, capital do Iraque, por pertenceram ao Estado Islâmico, avança a AFP, que cita o juiz que leu a …

Oposição levou mais gente às ruas do que Bolsonaro

Manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro e da reforma da previdência, o principal objetivo do governo neste ano, moveram milhares de brasileiros em pouco mais de 130 cidades de 26 estados do Brasil. No passado …

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …