Câmara de Sintra abre refeitórios escolares nas férias para famílias carenciadas

Manuel de Sousa / wikimedia

Basilio Horta (foto: Manuel de Sousa / wikimedia)

Basilio Horta (foto: Manuel de Sousa / wikimedia)

Os refeitórios das escolas de 1.º ciclo e jardins-de-infância de Sintra vão estar abertos durante as férias de Natal e vão também servir refeições aos familiares que acompanhem alunos carenciados, disse hoje à Lusa o presidente do município.

“Vamos abrir os refeitórios das escolas, durante as férias, a alunos carenciados que não pagam nada pela refeição. A novidade [este ano] é que vamos abrir as cantinas às famílias”, afirmou à Lusa o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Assim, os familiares directos (irmãos, pais ou avós) que acompanharem um aluno carenciado à escola podem, mediante o pagamento de 3,80 euros, almoçar também no refeitório do estabelecimento escolar.

Os alunos não carenciados pagam 1,49 euros pela refeição.

“Sabemos as dificuldades que as famílias passam. Não tinha lógica irem os alunos e as famílias ficarem em casa”, disse Basílio horta.

Desde há onze anos que a Câmara de Sintra abre as portas dos refeitórios das escolas cuja gestão é municipal, para que as crianças das famílias que passam por mais dificuldades financeiras possam comer gratuitamente uma refeição

Após o recomeço das aulas, a partir de Janeiro, o município vai também distribuir uma peça de fruta no lanche aos alunos carenciados do concelho, cerca de 3680 crianças.

Basílio Horta adiantou que, face às dificuldades que as famílias atravessam actualmente, o município vai reforçar em 2014 o fundo de apoio social de emergência, que passa de 150 mil euros para 611 mil.

Segundo o autarca, para o ano o município vai abrir uma linha de emergência direccionada para trabalhadores da câmara que tenham “salários penhorados”, que será dotada com 150 mil euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …