Singapura inaugura central de energia solar flutuante com 122 mil painéis

No passado dia 14 de julho, a Singapura inaugurou uma das maiores centrais de energia solar do mundo – com a particularidade de ter sido construída dentro de água. O tamanho da superfície é equivalente a cerca de 45 campos de futebol.

De acordo com um comunicado, a central solar flutuante, que se situa no reservatório Tengeh, foi oficialmente inaugurada pela Sembcorp Industries e pela Agência Nacional de Água do país.

A central solar é composta por 122.000 painéis solares que abrangem 45 hectares, o que equivale aproximadamente ao tamanho de 45 campos de futebol.

O parque solar fotovoltaico (PV) de 60 megawatts de pico (MWp) é agora um dos maiores sistemas fotovoltaicos solares flutuantes operacionais do mundo.

A central foi implantada como parte da meta da Singapura de quadruplicar a capacidade de produzir energia solar até 2025. A ideia é ajudar o país a fazer a sua parte para enfrentar a crise climática global.

Já que o país não possui os recursos terrestres necessários para construir grandes centrais solares, sublinha o Interesting Engineering, optou por expandir os seus recursos dentro de água.

Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, a Singapura é um próspero centro financeiro, tendo-se tornado num dos maiores emissores de dióxido de carbono per capita da Ásia, de acordo com um relatório da AFP.

O comunicado da Sembcorp Industries refere que a eletricidade gerada pela central solar será suficiente para abastecer as cinco centrais de tratamento de água locais de Singapura, o que compensaria aproximadamente 7% das necessidades anuais de energia da Agência Nacional de Água.

Segundo o mesmo comunicado, esta ação equivale a retirar cerca de 7.000 carros das estradas e reduzir as emissões de carbono em cerca de 32 quilo toneladas por ano.

Em fevereiro, o governo da Singapura anunciou um “Plano Verde” que prevê a plantação de árvores, a redução do volume de resíduos enviados aos aterros e o aumento do número de postos de recarga para carros elétricos.

Também planeia quadruplicar a produção de energia solar, até alcançar 2% do consumo em 2025 e 3% em 2030, o que equivale às necessidades de 350 mil casas por ano.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …