Singapura inaugura central de energia solar flutuante com 122 mil painéis

No passado dia 14 de julho, a Singapura inaugurou uma das maiores centrais de energia solar do mundo – com a particularidade de ter sido construída dentro de água. O tamanho da superfície é equivalente a cerca de 45 campos de futebol.

De acordo com um comunicado, a central solar flutuante, que se situa no reservatório Tengeh, foi oficialmente inaugurada pela Sembcorp Industries e pela Agência Nacional de Água do país.

A central solar é composta por 122.000 painéis solares que abrangem 45 hectares, o que equivale aproximadamente ao tamanho de 45 campos de futebol.

O parque solar fotovoltaico (PV) de 60 megawatts de pico (MWp) é agora um dos maiores sistemas fotovoltaicos solares flutuantes operacionais do mundo.

A central foi implantada como parte da meta da Singapura de quadruplicar a capacidade de produzir energia solar até 2025. A ideia é ajudar o país a fazer a sua parte para enfrentar a crise climática global.

Já que o país não possui os recursos terrestres necessários para construir grandes centrais solares, sublinha o Interesting Engineering, optou por expandir os seus recursos dentro de água.

Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, a Singapura é um próspero centro financeiro, tendo-se tornado num dos maiores emissores de dióxido de carbono per capita da Ásia, de acordo com um relatório da AFP.

O comunicado da Sembcorp Industries refere que a eletricidade gerada pela central solar será suficiente para abastecer as cinco centrais de tratamento de água locais de Singapura, o que compensaria aproximadamente 7% das necessidades anuais de energia da Agência Nacional de Água.

Segundo o mesmo comunicado, esta ação equivale a retirar cerca de 7.000 carros das estradas e reduzir as emissões de carbono em cerca de 32 quilo toneladas por ano.

Em fevereiro, o governo da Singapura anunciou um “Plano Verde” que prevê a plantação de árvores, a redução do volume de resíduos enviados aos aterros e o aumento do número de postos de recarga para carros elétricos.

Também planeia quadruplicar a produção de energia solar, até alcançar 2% do consumo em 2025 e 3% em 2030, o que equivale às necessidades de 350 mil casas por ano.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Um equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …

Ferro espera que jovens resistentes à vacinação mudem de atitude

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, elogiou o processo de vacinação e disse esperar que os mais jovens mudem de atitude. Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova …

Governo cria 500 vagas no ensino superior para alunos desfavorecidos

O Governo vai criar 500 vagas no ensino superior e em cursos técnicos superiores profissionais, no ano letivo de 2022-23, destinados a alunos provenientes de zonas desfavorecidas. De acordo com o Público, a medida faz parte …

Consumir alimentos com ómega-3 pode aumentar a esperança de vida em cinco anos

Um novo estudo indica que ter altos níveis de ómega-3 no sangue pode aumentar a esperança de vida de um indivíduo em cinco anos. De acordo com o novo estudo, publicado The American Journal of Clinical …

Bebiana Cunha é a candidata do PAN à Câmara do Porto

Bebiana Cunha, líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), é a candidata do partido à presidência da Câmara Municipal do Porto. A líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza(PAN), Bebiana Cunha, de 35 anos, é a candidata do partido à presidência …