Crise dos combustíveis. Marcelo culpa “sindicalização de movimentos inorgânicos”

Mário Cruz / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a recente crise dos combustíveis causada pela greve dos motoristas de matérias perigosas. O Presidente de República disse que esta resulta da “sindicalização de movimentos inorgânicos”.

Numa entrevista concedida à RTP3, Marcelo Rebelo de Sousa associou a greve dos motoristas de matérias perigosas à “sindicalização de movimentos inorgânicos” e de “sindicalismo dito independente”. Para o Presidente da República, os populismos conduziram à crise dos combustíveis.

Esta não é a primeira vez que o Presidente português alerta para os perigos dos populismos. A 5 de outubro de 2016, 25 de abril de 2017 e 25 de abril de 2018, Marcelo já tinha chamado a atenção “para os vazios, as incapacidades de previsão e de reajustamento que deixam espaço livre para movimentos inorgânicos que uns chamam populistas“.

O Chefe de Estado realçou ainda que estes “iriam surgir para preencher essa realidade” e que a recente greve que abalou o país é só mais um exemplo disso mesmo.

“Há já algum tempo começou a haver fenómenos de sindicalismo dito independente, circunscrito a áreas ou nichos muito limitados. Tentando constituir uma central, uma terceira central, que não conseguiu, ou que acabou por não ter assento, repercussão ou projeção desejada pelos próprios”, acrescentou.

O que há de novo agora, para o presidente da República, são dois fenómenos diferentes. “Movimentos inorgânicos e, noutros casos, constituição de novos sindicatos e novas atuações, que vêm da sindicalização de movimentos inorgânicos, que culminaram em organização sindical”.

O ECO recorda que, já em relação à greve dos enfermeiros, Marcelo usou as mesmas palavras para alertar para os riscos inerentes aos populismos. “Os fenómenos inorgânicos no plano sindical, laboral e a dificuldade de enquadramento pelas estruturas clássicas” são um dos maiores problemas da sociedade portuguesa, segundo o Presidente.

O Chefe de Estado mostrou-se preocupado e referiu que “a maioria das greves foi declarada por sindicatos que não estão integrados nem na CGTP, nem na UGT“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Senhor Presidente, trabalhar por turnos também é inorgânico está provado que é prejudicial á saúde e os exmos senhores que (des)governam este país ,no qual o senhor tem muito mais responsabilidade do que eu colocam este regime de trabalho ao mesmo nível de um horário normal no qual as pessoas se levantam direitinhas e prontas para comer o seu paposeco acabado de sair do forno que um qualquer padeiro fez durante a noite. ou os bens transacionáveis que uma qualquer indústria produziu durante a noite e que vão mantendo o nosso status quo. Para mim inorgânica tem sido a atitude da politica para com o povo mas se calhar tem razão inorgânico é o povo aos vossos olhos. Peço desculpa se fiz má interpretação das suas palavras mas o inorgânico não encaixa nos abraços e beijinhos e selfies e sei lá etc.

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …