SIC emite segundo Supernanny. Pais sofrerão medidas “mais duras”

(dr) SIC

Apesar dos protestos e da polémica em torno do programa, a SIC ignorou os avisos e transmitiu, este domingo, o segundo episódio do Supernanny.

Ao longo da última semana, identidades como a Comissão Nacional de Proteção de Direitos das Crianças e Jovens (CNPDCJ), a Unicef, o Instituto de Apoio à Criança e vários especialistas, alertaram que o programa Supernanny da SIC viola os direitos das crianças.

No entanto, apesar das críticas, a SIC emitiu o segundo programa, desta vez expondo a família Frade. Segundo o Observador, na página do programa no Facebook, os pais, Ricardo e Carla, surgiram num vídeo promocional, pelo que a emissão do segundo programa não apanhou ninguém de surpresa.

No vídeo, Carla Frade apela a que as pessoas vejam o programa, argumentando que a especialista os “ajudou muito” e que, da mesma maneira, podia ajudar “muitos portugueses”.

De acordo com o JN, que cita a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, o organismo já recebeu mais de duas dezenas de queixas contra o programa, incluindo pedidos de ajuda de familiares de algumas crianças envolvidas.

“Os familiares pediram-nos ajuda para lidar com a situação e foram encaminhados para as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens locais, para eventual aplicação de medida de promoção e proteção”, explicou a presidente.

Além disso, Rosário adiantou que a criança protagonista do primeiro episódio está a ser vítima de bullying na escola e que o pai – que não aparece nas imagens do programa – tentou impedir a exibição do episódio, depois ter visto as imagens de promoção ao programa.

Apesar de toda a polémica, a estação de Carnaxide decidiu avançar para o segundo programa, insistindo na “vertente pedagógica” do mesmo. Na passada quinta-feira, a CNPCJ deu 48 horas à SIC para retirar todas as imagens em que aparecesse Margarida, a primeira criança que esteve nas mãos da Superanny.

Caso a estação televisiva não cumprisse esta ordem, a CNPCJ, em articulação com o Ministério Público, poderia avançar com um inquérito para verificação da existência do crime desobediência. O Observador questionou a Procuradoria Geral da República sobre o facto de terem passado as 48 horas, mas não obteve resposta.

No fim do segundo episódio, emitido este domingo, a SIC transmitiu imagens de promoção de um terceiro. Segundo o Observador, a CNPCJ avisa que, a partir de agora, as medidas serão mais duras para com os pais de crianças que decidam expor os filhos neste programa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. a sic e aquela estaçao que serve os interesses das fake news e os projetos bizarros na defesa da criança esperança…. encerrem essa estaçao!!!! para bem publico. infelizmente temos uma geringonça que consegue apoiar este tipo de abusos e outros .. como roubos informaticos, assaltos ao bom nome de pessoas e instituiçoes. mas gente que defende aborto eutanasia e aberraçoes parecidas…. nao p+ode defender quem mais precisa , as crianças . lamentavel esta parceria juizes governo e sic. sera que querem outra forma de defesa e de luta contra este assalto oficializado as familias as crianças e aos velhos?

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …