SIC emite segundo Supernanny. Pais sofrerão medidas “mais duras”

(dr) SIC

Apesar dos protestos e da polémica em torno do programa, a SIC ignorou os avisos e transmitiu, este domingo, o segundo episódio do Supernanny.

Ao longo da última semana, identidades como a Comissão Nacional de Proteção de Direitos das Crianças e Jovens (CNPDCJ), a Unicef, o Instituto de Apoio à Criança e vários especialistas, alertaram que o programa Supernanny da SIC viola os direitos das crianças.

No entanto, apesar das críticas, a SIC emitiu o segundo programa, desta vez expondo a família Frade. Segundo o Observador, na página do programa no Facebook, os pais, Ricardo e Carla, surgiram num vídeo promocional, pelo que a emissão do segundo programa não apanhou ninguém de surpresa.

No vídeo, Carla Frade apela a que as pessoas vejam o programa, argumentando que a especialista os “ajudou muito” e que, da mesma maneira, podia ajudar “muitos portugueses”.

De acordo com o JN, que cita a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, o organismo já recebeu mais de duas dezenas de queixas contra o programa, incluindo pedidos de ajuda de familiares de algumas crianças envolvidas.

“Os familiares pediram-nos ajuda para lidar com a situação e foram encaminhados para as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens locais, para eventual aplicação de medida de promoção e proteção”, explicou a presidente.

Além disso, Rosário adiantou que a criança protagonista do primeiro episódio está a ser vítima de bullying na escola e que o pai – que não aparece nas imagens do programa – tentou impedir a exibição do episódio, depois ter visto as imagens de promoção ao programa.

Apesar de toda a polémica, a estação de Carnaxide decidiu avançar para o segundo programa, insistindo na “vertente pedagógica” do mesmo. Na passada quinta-feira, a CNPCJ deu 48 horas à SIC para retirar todas as imagens em que aparecesse Margarida, a primeira criança que esteve nas mãos da Superanny.

Caso a estação televisiva não cumprisse esta ordem, a CNPCJ, em articulação com o Ministério Público, poderia avançar com um inquérito para verificação da existência do crime desobediência. O Observador questionou a Procuradoria Geral da República sobre o facto de terem passado as 48 horas, mas não obteve resposta.

No fim do segundo episódio, emitido este domingo, a SIC transmitiu imagens de promoção de um terceiro. Segundo o Observador, a CNPCJ avisa que, a partir de agora, as medidas serão mais duras para com os pais de crianças que decidam expor os filhos neste programa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. a sic e aquela estaçao que serve os interesses das fake news e os projetos bizarros na defesa da criança esperança…. encerrem essa estaçao!!!! para bem publico. infelizmente temos uma geringonça que consegue apoiar este tipo de abusos e outros .. como roubos informaticos, assaltos ao bom nome de pessoas e instituiçoes. mas gente que defende aborto eutanasia e aberraçoes parecidas…. nao p+ode defender quem mais precisa , as crianças . lamentavel esta parceria juizes governo e sic. sera que querem outra forma de defesa e de luta contra este assalto oficializado as familias as crianças e aos velhos?

RESPONDER

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …