“Sharknado” da vida real: choveram tubarões na Austrália

1

Queensland Fire and Emergency Services

Tubarão-touro encontrado morto na cidade inundada de Ayr

Tubarão-touro encontrado morto na cidade inundada de Ayr

O estado australiano de Queensland foi atingido duramente esta semana pelo ciclone tropical Debbie, o mais violento a atingir a Austrália desde 2011. E o ciclone trazia algumas surpresas consigo.

Apesar dos elevados danos materiais causados pelo Debbie, que esta semana assolou a Austrália, não havendo inicialmente feridos graves ou mortes a lamentar – a não ser o animal acima, um infeliz tubarão-touro de 1,50 m de comprimento, encontrado morto numa poça de lama na cidade de Ayr, a norte do local onde o ciclone atingiu a costa.

O Departamento de Bombeiros de Queensland partilhou no Twitter fotos do pobre tubarão , para alertar as pessoas e pedir-lhes que permanecessem longe das zonas mais inundadas da região.

Embora ninguém pareça muito inclinado a chamar a atenção para o fenómeno – uma espécie de “sharknado” da vida real -, o apelo às populações para ficarem longe das águas é uma prova de que o ciclone poderia estar infestado com tubarões, que agora começam a aparecer em zonas povoadas. Algo que as fotos divulgadas tornam irrefutável.

O “raro fenómeno” chamou ainda mais a atenção depois do inesperado sucesso, em 2013, de um bizarro filme de ficção de baixo orçamento: Sharknado, tubarão+tornado em inglês, que conta as aventuras de uma cidade que tenta sobreviver (com a ajuda de caçadeiras e moto-serras, claro) a uma chuva de tubarões de todas as cores, tamanhos e feitios.

Entretanto, no mundo real, a passagem do “Debbie”, o ciclone mais potente dos últimos anos a atingir território australiano, provocou estragos na costa nordeste do país, com relatos de chuvas torrenciais e cortes permanentes de energia.

As fortes rajadas de vento derrubaram centenas de árvores e postes de energia eléctrica, deixando boa parte da região à escuras, sem telecomunicações ou internet, milhares de famílias desalojadas, além de serviços públicos e escolas fechadas.

Apesar dos danos, e o Debbie acabou por perder força depois de atingir a costa. O balanço final das autoridades viria a indicar haver afinal a perda de duas vidas humanas a lamentar – além da de um infeliz tubarão-touro.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.