Queensland Fire and Emergency Services

Tubarão-touro encontrado morto na cidade inundada de Ayr

Tubarão-touro encontrado morto na cidade inundada de Ayr

O estado australiano de Queensland foi atingido duramente esta semana pelo ciclone tropical Debbie, o mais violento a atingir a Austrália desde 2011. E o ciclone trazia algumas surpresas consigo.

Apesar dos elevados danos materiais causados pelo Debbie, que esta semana assolou a Austrália, não havendo inicialmente feridos graves ou mortes a lamentar – a não ser o animal acima, um infeliz tubarão-touro de 1,50 m de comprimento, encontrado morto numa poça de lama na cidade de Ayr, a norte do local onde o ciclone atingiu a costa.

O Departamento de Bombeiros de Queensland partilhou no Twitter fotos do pobre tubarão , para alertar as pessoas e pedir-lhes que permanecessem longe das zonas mais inundadas da região.

Embora ninguém pareça muito inclinado a chamar a atenção para o fenómeno – uma espécie de “sharknado” da vida real -, o apelo às populações para ficarem longe das águas é uma prova de que o ciclone poderia estar infestado com tubarões, que agora começam a aparecer em zonas povoadas. Algo que as fotos divulgadas tornam irrefutável.

O “raro fenómeno” chamou ainda mais a atenção depois do inesperado sucesso, em 2013, de um bizarro filme de ficção de baixo orçamento: Sharknado, tubarão+tornado em inglês, que conta as aventuras de uma cidade que tenta sobreviver (com a ajuda de caçadeiras e moto-serras, claro) a uma chuva de tubarões de todas as cores, tamanhos e feitios.

Entretanto, no mundo real, a passagem do “Debbie”, o ciclone mais potente dos últimos anos a atingir território australiano, provocou estragos na costa nordeste do país, com relatos de chuvas torrenciais e cortes permanentes de energia.

As fortes rajadas de vento derrubaram centenas de árvores e postes de energia eléctrica, deixando boa parte da região à escuras, sem telecomunicações ou internet, milhares de famílias desalojadas, além de serviços públicos e escolas fechadas.

Apesar dos danos, e o Debbie acabou por perder força depois de atingir a costa. O balanço final das autoridades viria a indicar haver afinal a perda de duas vidas humanas a lamentar – além da de um infeliz tubarão-touro.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …