Queensland Fire and Emergency Services

Tubarão-touro encontrado morto na cidade inundada de Ayr

Tubarão-touro encontrado morto na cidade inundada de Ayr

O estado australiano de Queensland foi atingido duramente esta semana pelo ciclone tropical Debbie, o mais violento a atingir a Austrália desde 2011. E o ciclone trazia algumas surpresas consigo.

Apesar dos elevados danos materiais causados pelo Debbie, que esta semana assolou a Austrália, não havendo inicialmente feridos graves ou mortes a lamentar – a não ser o animal acima, um infeliz tubarão-touro de 1,50 m de comprimento, encontrado morto numa poça de lama na cidade de Ayr, a norte do local onde o ciclone atingiu a costa.

O Departamento de Bombeiros de Queensland partilhou no Twitter fotos do pobre tubarão , para alertar as pessoas e pedir-lhes que permanecessem longe das zonas mais inundadas da região.

Embora ninguém pareça muito inclinado a chamar a atenção para o fenómeno – uma espécie de “sharknado” da vida real -, o apelo às populações para ficarem longe das águas é uma prova de que o ciclone poderia estar infestado com tubarões, que agora começam a aparecer em zonas povoadas. Algo que as fotos divulgadas tornam irrefutável.

O “raro fenómeno” chamou ainda mais a atenção depois do inesperado sucesso, em 2013, de um bizarro filme de ficção de baixo orçamento: Sharknado, tubarão+tornado em inglês, que conta as aventuras de uma cidade que tenta sobreviver (com a ajuda de caçadeiras e moto-serras, claro) a uma chuva de tubarões de todas as cores, tamanhos e feitios.

Entretanto, no mundo real, a passagem do “Debbie”, o ciclone mais potente dos últimos anos a atingir território australiano, provocou estragos na costa nordeste do país, com relatos de chuvas torrenciais e cortes permanentes de energia.

As fortes rajadas de vento derrubaram centenas de árvores e postes de energia eléctrica, deixando boa parte da região à escuras, sem telecomunicações ou internet, milhares de famílias desalojadas, além de serviços públicos e escolas fechadas.

Apesar dos danos, e o Debbie acabou por perder força depois de atingir a costa. O balanço final das autoridades viria a indicar haver afinal a perda de duas vidas humanas a lamentar – além da de um infeliz tubarão-touro.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …