Sexo ocasional e ataques aéreos ao Estado Islâmico: satisfação sem compromisso

University of Michigan's Ford School / Flickr

O general Michael Hayden numa conferência em 2012

O general Michael Hayden numa conferência em 2012

Michael Hayden, o antigo diretor de duas agências de informações norte-americanas, NSA e CIA, sob a presidência do republicano George W. Bush, comparou esta sexta-feira o recurso aos bombardeamentos contra o Estado Islâmico no Iraque a “sexo ocasional”.

Em declarações à revista US News & World Report, Michael Hayden, general reformado, afirmou que “a dependência que o poder aéreo causa tem toda a atração do sexo ocasional, porque parece oferecer satisfação, com muito pouco compromisso”.

Porém, Hayden avisou que o poder aéreo por si só pode ser insuficiente para acabar com o grupo islamita.

“Temos de ter cuidado com uma estratégia que enfatiza o poder aéreo e apenas o poder aéreo. Quanto mais depressa começar a luta contra o Estado Islâmico na Síria melhor”, adiantou.

A comparação desencadeou uma série de reações nos canais de televisão dos EUA e nas redes sociais.

“O general Hayden, bocas à parte, conhece muito bem as ferramentas da luta contra o terrorismo que temos à nossa disposição, desde que era diretor da CIA, algumas das quais, obviamente, deixámos de usar, mas outras ainda as temos à nossa disposição, incluindo a acção direta”, comentou Marie Harf, a porta-voz adjunta do Departamento de Estado.

“Tal como sabe como se luta directamente contra os terroristas”, acrescentou, insistindo que os EUA não vão enviar soldados para o terreno para combater os islamitas, como o Presidente Barack Obama tem afirmado.

Hayden foi director da CIA, Agência Central de Informações, e da NSA, Agência de Segurança Nacional, durante a Presidência de George W. Bush.

Foi muito crítico das revelações do ex-agente da NSA, Edward Snowden, sobre os programas de vigilância secretos do país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …