Sexo ocasional e ataques aéreos ao Estado Islâmico: satisfação sem compromisso

University of Michigan's Ford School / Flickr

O general Michael Hayden numa conferência em 2012

O general Michael Hayden numa conferência em 2012

Michael Hayden, o antigo diretor de duas agências de informações norte-americanas, NSA e CIA, sob a presidência do republicano George W. Bush, comparou esta sexta-feira o recurso aos bombardeamentos contra o Estado Islâmico no Iraque a “sexo ocasional”.

Em declarações à revista US News & World Report, Michael Hayden, general reformado, afirmou que “a dependência que o poder aéreo causa tem toda a atração do sexo ocasional, porque parece oferecer satisfação, com muito pouco compromisso”.

Porém, Hayden avisou que o poder aéreo por si só pode ser insuficiente para acabar com o grupo islamita.

“Temos de ter cuidado com uma estratégia que enfatiza o poder aéreo e apenas o poder aéreo. Quanto mais depressa começar a luta contra o Estado Islâmico na Síria melhor”, adiantou.

A comparação desencadeou uma série de reações nos canais de televisão dos EUA e nas redes sociais.

“O general Hayden, bocas à parte, conhece muito bem as ferramentas da luta contra o terrorismo que temos à nossa disposição, desde que era diretor da CIA, algumas das quais, obviamente, deixámos de usar, mas outras ainda as temos à nossa disposição, incluindo a acção direta”, comentou Marie Harf, a porta-voz adjunta do Departamento de Estado.

“Tal como sabe como se luta directamente contra os terroristas”, acrescentou, insistindo que os EUA não vão enviar soldados para o terreno para combater os islamitas, como o Presidente Barack Obama tem afirmado.

Hayden foi director da CIA, Agência Central de Informações, e da NSA, Agência de Segurança Nacional, durante a Presidência de George W. Bush.

Foi muito crítico das revelações do ex-agente da NSA, Edward Snowden, sobre os programas de vigilância secretos do país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …