/

Sexo ocasional e ataques aéreos ao Estado Islâmico: satisfação sem compromisso

University of Michigan's Ford School / Flickr

O general Michael Hayden numa conferência em 2012

O general Michael Hayden numa conferência em 2012

Michael Hayden, o antigo diretor de duas agências de informações norte-americanas, NSA e CIA, sob a presidência do republicano George W. Bush, comparou esta sexta-feira o recurso aos bombardeamentos contra o Estado Islâmico no Iraque a “sexo ocasional”.

Em declarações à revista US News & World Report, Michael Hayden, general reformado, afirmou que “a dependência que o poder aéreo causa tem toda a atração do sexo ocasional, porque parece oferecer satisfação, com muito pouco compromisso”.

Porém, Hayden avisou que o poder aéreo por si só pode ser insuficiente para acabar com o grupo islamita.

“Temos de ter cuidado com uma estratégia que enfatiza o poder aéreo e apenas o poder aéreo. Quanto mais depressa começar a luta contra o Estado Islâmico na Síria melhor”, adiantou.

A comparação desencadeou uma série de reações nos canais de televisão dos EUA e nas redes sociais.

“O general Hayden, bocas à parte, conhece muito bem as ferramentas da luta contra o terrorismo que temos à nossa disposição, desde que era diretor da CIA, algumas das quais, obviamente, deixámos de usar, mas outras ainda as temos à nossa disposição, incluindo a acção direta”, comentou Marie Harf, a porta-voz adjunta do Departamento de Estado.

“Tal como sabe como se luta directamente contra os terroristas”, acrescentou, insistindo que os EUA não vão enviar soldados para o terreno para combater os islamitas, como o Presidente Barack Obama tem afirmado.

Hayden foi director da CIA, Agência Central de Informações, e da NSA, Agência de Segurança Nacional, durante a Presidência de George W. Bush.

Foi muito crítico das revelações do ex-agente da NSA, Edward Snowden, sobre os programas de vigilância secretos do país.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.