Sete semanas depois das eleições, conservadores e ecologistas formam governo na Áustria

Florian Wieser / EPA

Sebastian Kurz, líder do Partido Popular austríaco (OVP)

O Partido Popular austríaco (OVP) e o ecologista e progressista Os Verdes anunciaram na quarta-feira um acordo de coligação governamental no qual os conservadores vão manter os principais ministérios.

Após sete semanas de negociações, conservadores e ecologistas concluíram um acordo para os próximos cinco anos, na sequência das eleições antecipadas de 29 de setembro que deram a vitória ao OVP de Sebastian Kurz, noticiou a agência Lusa, citando a agência noticiosa APA.

O líder democrata-cristão do OVP deverá voltar a assumir o cargo de chanceler, à semelhança do que sucedeu na passada legislatura quando os conservadores decidiram aliar-se aos ultranacionalistas. Werner Kogler, dos Verdes, deverá tornar-se vice-chanceler.

O acordo deverá ser confirmado pelos Verdes no congresso federal que o partido vai promover no fim de semana, destinado a legitimar a sua participação, pela primeira vez, numa coligação governamental.

“Conseguimos unir o melhor de dois mundos. É possível proteger o clima e as fronteiras”, declarou Sebastian Kurz, citado pelo Expresso. Já Werner Kogler disse que o país poderá assumir a liderança europeia nas questões das alterações climáticas, acrescentando que os dois partidos “concordaram em mais assuntos do que poderiam imaginar previamente”.

Os detalhes da coligação serão anunciados esta quinta-feira, mas os dois líderes já revelaram que pretendem reduzir os impostos em geral e aumentar os impostos relacionados com o ambiente.

Nas eleições antecipadas de setembro, o OVP venceu com 37,5% dos votos, uma subida de seis pontos face às legislativas anteriores. Apesar de os conservadores terem vencido em oito dos nove distritos federais do país, não dispõem de maioria no Parlamento. Com 13,9% dos votos, Os Verdes foi a quarta força mais votada.

O antigo parceiro de coligação do OVP, o Partido da Liberdade da Áustria (FPO, de extrema-direita), caiu para os 16,2%, na sequência de escândalo que motivou uma moção de censura e que, no final de maio, precipitou as eleições antecipadas.

O escândalo rebentou com a divulgação de um vídeo, gravado três meses antes das legislativas de 2017, em que o então líder do FPO, Heinz-Christian Strache, prometia contratos governamentais a uma mulher, que se apresentava como sobrinha de um oligarca russo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …