Serviços Secretos americanos querem “detector de sarcasmo” para vigiar o Twitter

Warner Bros. / CBS

-

Os Serviços Secretos americanos estão à procura de um programa de computador capaz de identificar que alguém está a ser sarcástico nos posts publicados no Twitter.

A ferramenta ajudará a saber quando alguém não está a falar a sério – os casos que o governo americano considera “falsos positivos”.

“Queremos automatizar a nossa análise em tempo real do que é publicado nas redes sociais, especialmente no Twitter”, disse o porta-voz dos serviços secretso, Ed Donavan, ao jornal The Washington Post.

A notícia veio à tona depois de o governo americano ter publicado um anúncio online na passada segunda-feira, à procura de novos softwares para melhorar o serviço de monitorização.

O interesse da agência abrange também ferramentas capazes de identificar pessoas influentes nas redes sociais, acesso a dados antigos publicados nas contas do Twitter e tópicos de interesse para a agência do governo, entre outras funções.

Segundo o governo americano, o objetivo é “preservar a integridade da economia e proteger líderes nacionais e chefes de Estado e governos que visitem os Estados Unidos”.

O país tem sido muito criticado e pressionado desde que foi revelado que a NSA, a Agência de Segurança Nacional, monitorizava ligações telefónicas e a actividade online de americanos e de cidadãos de outros países.

Piadas infelizes

Neste tipo de monitorização, identificar quando alguém está apenas a ser irónico é um desafio porque a linguagem das mensagens envolve elementos complexos e de difícil compreensão por uma máquina.

Recentemente, brincadeiras publicadas nas redes sociais complicaram a vida aos seus autores – ainda que fossem afinal apenas posts com piadas infelizes.

Um utilizador do Twitter foi preso em abril depois de publicar uma mensagem com uma ameaça de bomba contra a transportadora aérea America Airlines. Disse mais tarde ter sido apenas uma piada.

O ano passado, uma adolescente americana foi presa depois de publicar no Facebook um comentário sarcástico a dizer que “disparava numa escola cheia de crianças”.

E, em 2012, um irlandês e uma britânica que viajavam juntos foram presos nos Estados Unidos depois de o homem publicar que planeava “destruir a América” e “desenterrar Marilyn Monroe”.

Segundo o irlandês, “destruir” era uma apenas expressão popular que significava “festejar muito”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …