Serviços Secretos americanos querem “detector de sarcasmo” para vigiar o Twitter

Warner Bros. / CBS

-

Os Serviços Secretos americanos estão à procura de um programa de computador capaz de identificar que alguém está a ser sarcástico nos posts publicados no Twitter.

A ferramenta ajudará a saber quando alguém não está a falar a sério – os casos que o governo americano considera “falsos positivos”.

“Queremos automatizar a nossa análise em tempo real do que é publicado nas redes sociais, especialmente no Twitter”, disse o porta-voz dos serviços secretso, Ed Donavan, ao jornal The Washington Post.

A notícia veio à tona depois de o governo americano ter publicado um anúncio online na passada segunda-feira, à procura de novos softwares para melhorar o serviço de monitorização.

O interesse da agência abrange também ferramentas capazes de identificar pessoas influentes nas redes sociais, acesso a dados antigos publicados nas contas do Twitter e tópicos de interesse para a agência do governo, entre outras funções.

Segundo o governo americano, o objetivo é “preservar a integridade da economia e proteger líderes nacionais e chefes de Estado e governos que visitem os Estados Unidos”.

O país tem sido muito criticado e pressionado desde que foi revelado que a NSA, a Agência de Segurança Nacional, monitorizava ligações telefónicas e a actividade online de americanos e de cidadãos de outros países.

Piadas infelizes

Neste tipo de monitorização, identificar quando alguém está apenas a ser irónico é um desafio porque a linguagem das mensagens envolve elementos complexos e de difícil compreensão por uma máquina.

Recentemente, brincadeiras publicadas nas redes sociais complicaram a vida aos seus autores – ainda que fossem afinal apenas posts com piadas infelizes.

Um utilizador do Twitter foi preso em abril depois de publicar uma mensagem com uma ameaça de bomba contra a transportadora aérea America Airlines. Disse mais tarde ter sido apenas uma piada.

O ano passado, uma adolescente americana foi presa depois de publicar no Facebook um comentário sarcástico a dizer que “disparava numa escola cheia de crianças”.

E, em 2012, um irlandês e uma britânica que viajavam juntos foram presos nos Estados Unidos depois de o homem publicar que planeava “destruir a América” e “desenterrar Marilyn Monroe”.

Segundo o irlandês, “destruir” era uma apenas expressão popular que significava “festejar muito”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …