Sérvia vs Suíça | Xhaka e Shaqiri dinamitam sérvios

A Suíça somou três importantes pontos no embate do Grupo E frente à Sérvia. Apesar de ter começado o encontro praticamente a perder, os helvéticos foram pacientes, impuseram o seu jogo e foram pragmáticos, dominando a partida por completo no segundo tempo, a ponto de darem a volta ao marcador para 2-1.

O desfecho deixa tudo em aberto para a derradeira jornada, com a Suíça a defrontar a já eliminada Costa Rica e a Sérvia a bater-se com o Brasil.

Foi um jogo em Kaliningrad entre duas equipas que conseguiram bons resultados na primeira jornada do Grupo E. Entrou mais mandona a Suíça, sempre com mais bola, mas nos primeiros 20 minutos a Sérvia fez nada menos que seis remates, dois enquadrados, ambos por Aleksandar Mitrovic, e o segundo deu golo.

Logo aos cinco minutos, o exuberante Dusan Tadic cruzou da direita e o ponta-de-lança saltou mais alto que todos para cabecear com êxito. Um golo que premiava a maior objectividade da formação dos Balcãs, perante uma Suíça de futebol muito “mastigado”.

Ainda assim, os helvéticos reagiram e corrigiram os processos defensivos, ao mesmo tempo que se aproximaram mais da baliza contrária. Ao intervalo a bola era da Suíça, com 69% de posse, mas ainda assim registava apenas oito remates (um enquadrado) contra 11 (3) dos sérvios. O melhor nesta fase era o autor do golo, Mitrovic, com um rating de 7.5.

A reacção da Suíça no reatamento foi pronta. Desta feita foram os helvéticos a lançarem uma transição rápida, com a bola a chegar aos pés de Granit Xhaka, aos 52 minutos.

O médio arrancou um pontapé fantástico do meio da rua para o empate 1-1. E a partir daqui assistiu-se a um jogo repartido, intenso, ofensivo, com as duas equipas à procura do golo, assumindo o domínio de forma alternada. Contudo, os muitos remates de parte a parte não foram acompanhados com a devida eficácia. Até ao minuto 90.

A Sérvia atirou-se para o ataque, descurou a defesa e Mario Gavranovic descobriu Xherdan Shaqiri a fugir em velocidade. O passe foi perfeito, o suíço ganhou em velocidade e bateu Vladimir Stojkovic para o 2-1.

Estava consumada a reviravolta, julstificada pela futebol mais pragmático dos suíços. No final, os helvéticos registavam 62% de posse de bola, 20 remates, sendo cinco enquadrados, e apresentaram uma eficácia de passe de 85%. Números superiores aos dos sérvios.

O melhor em campo, ainda assim, foi Mitrovic. O autor do golo da Sérvia fez seis remates, dois deles enquadrados, e ganhou sete de dez duelos aéreos ofensivos, sendo um problema constante para a Suíça. O ponta-de-lança terminou com um GoalPoint Rating de 7.3.

PARTILHAR

RESPONDER

Estado de emergência devido a novo derrame de combustível no Círculo Polar Ártico

As autoridades russas declararam o estado de emergência na localidade de Tukhard, na Sibéria, devido ao derramamento de 44,5 toneladas de combustível num lago, naquele que é o segundo desastre ecológico no Círculo Polar Ártico …

Bélgica inclui Alentejo e Algarve na zona laranja com "maior vigilância"

Os viajantes que entrem na Bélgica oriundos do Alentejo e do Algarve serão sujeitos a “maior vigilância” devido à pandemia da covid-19, segundo o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) belga, que não especifica …

Infetado detido em Miranda do Douro por desrespeitar confinamento obrigatório

A GNR deteve em Miranda do Douro um homem, de 26 anos, por não respeitar o confinamento obrigatório que lhe foi decretado pela autoridade de saúde pública naquele concelho do distrito de Bragança. "O homem encontrava-se …

Sudão aprova criminalização da mutilação genital feminina

O Conselho Soberano, a mais alta autoridade do Sudão, aprovou a criminalização da mutilação genital feminina (MGF), uma prática muito antiga que continua generalizada no país, anunciou o Ministério da Justiça. O Conselho Soberano, composto por …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …