Serralves recebe estreia de peça do libanês Rabih Mroué sobre revolução síria

CA2M / Flickr

Rabih Mroué no Centro de Arte Dos de Mayo de Móstoles

Rabih Mroué no Centro de Arte Dos de Mayo de Móstoles

A Fundação de Serralves, no Porto, recebe em fevereiro a peça “The Pixelated Revolution”, na qual o libanês Rabih Mroué reflete sobre novas formas de documentação, como as imagens capturadas por telemóvel durante a revolução síria.

Em comunicado enviado à Lusa, a instituição revela que esta “estreia absoluta em Portugal” consiste numa “coleção de vídeos encontrados pelo artista libanês Rabih Mroué no YouTube e outras redes sociais, que mostram em flagrante a morte de opositores ao regime Sírio”, porque todos foram feitos “pelas próprias vítimas”.

O espectáculo de “teatro-performance”, que começa com a afirmação “Os sírios estão a filmar a sua própria morte“, vai ser apresentada no Auditório de Serralves a 08 de fevereiro, às 18:00.

“O que unifica os vídeos, todos de baixa resolução, capturados por câmaras de telemóvel é o facto de terem sido feitos pelas próprias vítimas. A peça propõe refletir sobre a natureza das fotografias capturadas na mobilização de comunidades durante os eventos revolucionários devido à sua capacidade de reprodutibilidade, fácil circulação e partilha em plataformas de comunicação virtual e viral”, explica a Fundação de Serralves.

A instituição acrescenta que “The Pixelated Revolution” tem por objetivo “estudar as diversas pistas e direções em termos de documentação de telemóvel, Facebook e outros instrumentos de comunicação virtual durante os eventos do primeiro ano da revolução Síria”.

“Performance, instalação combinando fotografia e texto, cinema e vídeo dão forma ao ativismo político de Mroué, artista libanês, ator e encenador com preocupações na vida artística no Líbano contemporâneo”, acrescenta o comunicado.

A Fundação destaca que o trabalho de Mroué é marcado pela busca por “novas relações com elementos e linguagens distintas”.

Nesta apresentação, nota a instituição, Mroué “questiona as definições teatrais, a relação entre o espaço e a estrutura performativa e consequentemente, as relações com a audiência, através de um teatro assumidamente documental”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …

"El Chapo asiático", um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira …

Bernardo Silva desmente treinador Renato Paiva e atira: "Depois do ingrato, impaciente"

Bernardo Silva recorreu neste fim-de-semana às redes sociais para desmentir as declarações de Renato Paiva, treinador da formação do SL Benfica, que afirmou que o internacional português não teve paciência para esperar pela sua oportunidade …

Utentes de lares "retidos" no hospital ao testar positivo ao fim de 10 dias. "Critérios estão errados", dizem médicos

Numa altura em que os hospitais já estão a chegar ao seu limite de lotação, uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre pacientes dos lares ou estruturas de cuidados paliativos ou integrados está a …