Serralves em Festa está de volta com 40 horas non-stop

O 12.º Serralves em Festa arranca hoje na baixa do Porto antes de, no sábado, iniciarem as 40 horas contínuas em Serralves com o objetivo de unir artistas e público como “parte de um coletivo”, disse a organização.

O evento deste ano tem por tema “Um entre muitos“, sendo a ideia “que as pessoas possam fazer e sentir-se parte de um coletivo”, num momento em que “públicos e artistas vão partilhar lugares e experiências marcantes ao longo destas 40 horas”, disse à Lusa a diretora de recursos e projetos especiais de Serralves, Cristina Passos.

“Em 40 horas concentramos atividades, áreas disciplinares, cruzamos áreas disciplinares entre as artes performativas e as artes visuais num confronto único neste parque magnífico”, afirmou Cristina Passos, que frisou que este ano vão estar abertos o portão da avenida Marechal Gomes da Costa e também o próximo da rua Bartolomeu Velho.

O objetivo é que, desta forma, se dê resposta a uma procura crescente por parte dos visitantes do Serralves em Festa, que, no ano passado, ultrapassaram as 140 mil pessoas.

“O número de públicos para o qual trabalhamos é sempre incerto, mas o que posso garantir é que estamos completamente dimensionados quer em termos de atividades quer em termos de restauração e capacidade de acolhimento para todos quantos quiserem vir passar 40 horas inesquecíveis”, afirmou Cristina Passos.

Na baixa da cidade haverá espetáculos às 15h30 de hoje na Reitoria da Universidade do Porto e depois às 16h no mesmo local, seguindo-se atuações às 21h, 22h e 22h30 próximo da estação de São Bento.

O evento, a decorrer em Serralves das 8h de sábado até às 24h de domingo, conta com nomes como o coletivo de jazz The Pyramids em colaboração com cinco músicos portugueses, o projeto Ndagga Rhythm Force de Mark Ernestus, o duo de Jacarta Senyawa, Paus com Jemima Stehli, para além dos The Pop Group, entre outros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …