Sergio Ramos acusado de duas irregularidades em controlos antidoping

Ned Alley / EPA

O defesa central internacional espanhol Sergio Ramos cometeu duas irregularidades em controlos anti-doping, segundo difundiu esta sexta-feira o semanário alemão Der Spiegel, através de revelações do consórcio Football Leaks.

Segundo os documentos, o capitão do Real Madrid acusou a substância Dezametasona após a final da Liga dos Campeões e tomou banho antes de um controlo após o jogo do Real Madrid com o Málaga, da Liga espanhola, a 15 de abril, infligindo a lei espanhola.

Em relação à final da Champions, em que o Real Madrid bateu a Juventus por 4-1, em Cardiff, Ramos terá acusado este potente corticoide.

A dexametasona é uma substância que é usada para tratar processos inflamatórios, mas também aumenta a cognição e concentração e pode ter um efeito eufórico. A sua utilização não é ilegal, mas deve ser informado nos controles antidoping. Neste neste caso foi omitido.

A equipa médica dos merengues assumiu a “responsabilidade”, segundo o Der Spiegel, adiantando que o jogador recebeu duas punções da substância, num joelho e num ombro, sendo que a UEFA considerou válida esta justificação.

Em comunicado, o Real Madrid afirmou que o seu capitão “nunca incumpriu as normas antidoping” e que “a UEFA encerrou a investigação quanto teve toda a informação”, depois de tudo ser verificado também pela Agência Mundial Antidoping (AMA).

De acordo com uma carta enviada à UEFA pelo diretor-geral da AMA, a agência de futebol tinha “agido de acordo com as orientações” após vestígios de dexametasona terem sido detetados numa amostra de urina do capitão do Real Madrid.

Quanto ao jogo da Liga espanhola, a Agência Espanhola de Antidoping (AEPSAD) notificou o clube madrileno cinco meses depois do incidente e, à publicação alemã, disse que este processo não tinha “nenhum indício de se ter violado a lei antidoping”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.