Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

José Coelho / Lusa

Sérgio Conceição

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada.

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. Com esta escorregadela, os ‘dragões’ somaram o segundo empate no campeonato e viram o Benfica fugir na liderança, agora com mais quatro pontos. Por seu lado, a formação lisboeta passou a contabilizar 15 pontos e ocupa 12º posto da tabela classificativa.

Depois do jogo dos portistas, Sérgio Conceição mostrou-se irritado com a equipa de arbitragem, culpando-a pelo desfecho do jogo.

“Entrámos bem, tivemos situações. Eles a primeira vez que vão à baliza fazem golo, com mão no meio-campo. Se existe VAR, é para se utilizar“, disse o treinador ‘azul e branco’, citado pelo jornal A BOLA.

“Depois fizemos um golo e aí o VAR apareceu. Depois fizemos golo e com um relvado melhor podíamos ir para o intervalo em vantagem”, acrescentou, deixando críticas ao relvado do Jamor, que não se apresentava nas melhores condições.

As estatísticas acabam por demonstrar uma certa superioridades do FC Porto, mas, na realidade, a partida acabou por se revelar muito mais equilibrada. Ambas as equipas tiveram oportunidades de chegar ao golo, acabando por se revelar ineficazes à frente da baliza. No entanto, Conceição tem uma opinião diferente.

No segundo tempo não me lembro de um remate deles. Atirámos ao poste, tivemos várias oportunidades, mas também precisávamos de mais discernimento. Com o Belenenses lá atrás, com perdas de tempo constante, ficou mais difícil. Os jogadores estão frustrados, jogámos até aos 95 [minutos] mas deviam ter sido 100″, atirou.

As críticas à arbitragem continuaram durante toda a conferência de imprensa após a partida. Questionado sobre a luta pelo título, o treinador portista defende que não é uma corrida a dois e, ironicamente, inclui a equipa de arbitragem na disputa.

“Corrida a dois? Acrescento as equipas históricas candidatas ao título e as equipas de arbitragem. Foi o ano passado e agora este ano com este senhor“, disse, referindo-se ao árbitro do encontro, João Pinheiro. “Assim fica mais difícil, mas não atrapalha nada. Temos de ganhar os jogos todos que faltam”, salientou.

No final da partida, Sérgio Conceição dirigiu-se a João Pinheiro, trocando algumas palavras com o juiz da partida. Aos jornalistas, o timoneiro dos ‘dragões’ recusou-se comentar sobre o que foi dito: “Ficou entre mim e ele”.

O jornalista Fernando Guerra, em declarações esta manhã à SIC Notícias, acusou o FC Porto de se queixar da arbitragem quando as coisas não estão a correr bem. “É uma estratégia de pressão“, explicou.

“Nós hoje lemos os jornais e os especialistas o que é que dizem? Arbitragem exemplar, nota máxima para o árbitro. Então o que é que se passou? Não se passou nada. Não teve nada a ver com os árbitros. Teve a ver com a exibição pouco conseguida do Porto“, disse.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Interessante ver as declarações antes em que fazia pouco do Lage por pedir um relvado novo no estadio da Luz, com declarações que o relvado não era problema, que tinham de trazer os 3 pontos, etc…

      Agora, afinal o relvado teve impacto, o golo do belenenses foi por culpa do VAR, etc …
      A falta de coerência e a inocência estratégica para convencer os adeptos de uma suposta falta que o VAR deixou passar, mostra um claro desespero e uma falta de respeito pelo futebol e os seus adeptos.
      Pedem mão no inicio da jogada, mas em primeiro lugar, não é considerado mão porque o jogador não altera os a area do corpo, o remate é feito muito perto do jogador e se não fosse a mão a bola embateria claramente no peito. Em segundo lugar, o inicio da jogada é quando o Belenenses recupera a bola, depois deste lance a bola ainda fica em poder do Porto, o corte acontece no lance a seguir.

  1. Para acabar com as polémicas eu colocava o macaco a arbitrar o Porto e o Catão a arbitrar o Benfica em todos os jogos.
    Mesmo assim ainda tenho dúvidas que fosse tudo a gosto deste senhor.

  2. Toda a gente critica o Porto mas eu acho que têm razão, o Benfica tem estado a ser beneficiado, aliás os 4 golos no Bessa deviam ter sido anulados, ninguém se lembra mas houve uma jogada em que a bola tocou na mão do jogador do Benfica à cerca de 1 mês atrás . Parece-me ser mais que razão para anular golos para o resto da época.

    • E olhe que o caro Carlos tem toda a razão. Se bem se lembrar, remontando um pouco mais atrás à famigerada mão de Vata, tudo o que se passou desde esse momento deveria ficar sem efeito. E eu sou Portista e nem sou fanático. Um fanático iria buscar um qualquer lance do Humberto Coelho a dar pau em algum avançado.

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …