Sérgio Conceição galardoado com Dragão de Ouro para Treinador do Ano

Hugo Delgado / Lusa

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto recebeu, esta segunda-feira, o Dragão de Ouro para Treinador do Ano, galardão entregue pelo presidente do clube.

Sérgio Conceição venceu o prémio pela segunda vez na carreira, sendo o primeiro a alcançar esse feito no que diz respeito ao futebol. O treinador portista agradeceu a Pinto da Costa o prémio e afirmou que o FC Porto tem “a hegemonia do futebol nacional”, frisando que é o “clube em Portugal que leva mais alto a bandeira” nas competições europeias.

“Quando cheguei aqui em 2017, o clube estava num momento difícil, sob alçada do fair-play financeiro e com ausência de títulos. Hoje, volvidos três anos, podemo-nos orgulhar de termos a hegemonia do futebol nacional e de sermos o clube em Portugal que leva mais alto a nossa bandeira nas provas da UEFA”, começou por dizer o treinador.

Sérgio Conceição salientou a importância de Pinto da Costa para que fosse treinador dos dragões. “O meu primeiro agradecimento vai para o presidente, que para muitos na altura apostou num treinador inexperiente e sem palmarés. Obrigado pela oportunidade, numa casa onde os títulos são obrigatoriedade e não uma oportunidade”, disse ainda.

Por outro lado, Pinto da Costa brincou com o facto de este ser o segundo Dragão de Ouro de Sérgio Conceição na categoria de Melhor Treinador. “É com imensa satisfação que entrego mais uma vez o Dragão de Ouro a Sérgio Conceição. É o segundo que tem, sei que ele tem o objetivo de ganhar tantos Dragões de Ouro como o número de filhos que tem, que são cinco. Espero que seja o segundo de uma série de cinco“, afirmou o presidente do FC Porto na entrega do prémio.

Um desafio de conquistar mais três prémios a que Sérgio Conceição não virou as costas. “Sempre que o presidente quiser. A partir do momento que ele quiser e esteja aqui, eu estarei sempre com ele e ao lado dele”, disse.

O treinador falou ainda dos prémios recebidos pelos jogadores da sua equipa, nomeadamente Fábio Vieira (Atleta Jovem do Ano), João Mário (Atleta Revelação do Ano), Pepe (Atleta do Ano) e Jesús Corona (Futebolista do Ano).

“Sinto-me extremamente feliz, esse é o meu papel, fazer o máximo para os potenciar, melhorar, que possam chegar a um patamar mais elevado. Tem a ver com o sentimento desta casa. Podemos ter um talento grande, mas temos de ter outros atributos associados para termos sucesso. Faço questão de lhes dizer todos os dias. Temos tido esse talento associado a tantas outras coisas que ajudaram a conquistar prémios coletivos, que são os mais importantes”, salientou ainda.

O FC Porto celebrou, esta segunda-feira, 127 anos de história e comemorou a data com a entrega dos galardões “Dragões de Ouro”. Devido à pandemia de covid-19, o clube optou por não realizar a habitual gala, tendo anunciado os vencedores dos prémios, ao longo do dia, através dos meios oficiais.

Lista de vencedores “Dragões de Ouro” 2020:

Dirigente do Ano: Joaquim Faria

Parceiro do Ano: Super Dragões

Casa do FC Porto do Ano: Lisboa

Sócio do Ano: Fernando Cerqueira

Treinador do Ano: Sérgio Conceição

Atleta do Ano: Pepe

Atleta Jovem do Ano: Fábio Vieira

Atleta Revelação do Ano: João Mário

Futebolista do Ano: Jesús Corona

Atleta Amador do Ano: Torbjorn Blomdhal

Atleta de Alta Competição do Ano: Antóno Areia

Carreira: José Carlos Esteves

Quadro do Ano: Jorge Rocha

Quadro do Ano: Hugo Nunes

Recordação: Seninho

Projeto do Ano: AJM/FC Porto

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teresa Leal Coelho admite processar ex-vereador Fernando Nunes da Silva

A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Teresa Leal Coelho admitiu que poderá vir a processar o antigo vereador Fernando Nunes da Silva, devido às declarações sobre a reposição dos sentidos de circulação na Avenida …

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …