Sequestradores e seus reféns: Duterte ordena ao exército que os bombardeie a todos

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou ter ordenado às suas tropas que bombardeiem os extremistas que fogem com reféns, de modo a travar a onda de sequestros no mar, apelidando a perda de vidas civis como “dano colateral”.

Duterte já tinha dito anteriormente que aconselhou os seus homólogos indonésios e malaios a fazerem explodir os militantes que sequestram marinheiros nas águas onde os três países convergem e a trazer os reféns para o sul das Filipinas.

O Presidente disse ter dado as mesmas ordens às forças filipinas. O chefe de Estado Filipino disse à marinha e guarda costeira que “se houver raptores e estiverem a tentar fugir, bombardeiem-nos a todos“.

“Falam de reféns. Desculpem, são danos colaterais“, afirmou, num discurso para empresários em Davao.

Segundo Duterte, tal abordagem vai permitir que o Governo acerte contas com os militantes que pedem resgates. “Não podem ganhar pontos pela sua má conduta”, disse o polémico presidente filipino. “Vou mesmo rebentar com vocês“.

O seu conselho para potenciais vítimas? “Na verdade, não se deixam sequestrar“.

Os comentários de Duterte surgem perante as dificuldades do seu país, juntamente com a Malásia e a Indonésia, de travar uma série de raptos levados a cabo por grupos extremistas como o Abu Sayyaf.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

André Silva a caminho do Mónaco por 30 milhões de euros

André Silva estará perto de se tornar reforço do Mónaco, segundo avança a imprensa italiana. O clube francês irá pagar cerca de 30 milhões de euros pelo avançado internacional português. O internacional português André Silva vai …

Sp. Braga e V. Guimarães já conhecem os adversários na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa

O Sporting de Braga vai defrontar Lechia Gdansk ou Brondby na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, enquanto o Vitória de Guimarães jogará, case se qualifique, com Ventspils ou Gzira United, ditou o sorteio realizado esta …

Emigrantes que queiram regressar já se podem candidatar ao programa de apoio financeiro

"Regressar" é o nome do programa do Governo com incentivos aos emigrantes que queiram regressar a Portugal. As candidaturas arrancaram esta segunda-feira. A partir desta segunda-feira, os emigrantes portugueses e lusodescendentes que tenham deixado o país …

Pedro Sánchez promete subir salário mínimo, mas ainda não tem apoios suficientes

O primeiro-ministro socialista espanhol, Pedro Sánchez, prometeu esta segunda-feira subir o salário mínimo do país na apresentação do programa do Governo que espera formar com a extrema-esquerda, com quem ainda está a negociar um executivo …

Reino Unido foi excluído de reunião em Bruxelas (e não gostou)

O Reino Unido foi excluído de uma reunião de Estados-membros sobre cibersegurança e a diplomacia britânica já demonstrou o seu desagrado face à decisão, adiantou o Financial Times este sábado. Segundo o diário britânico, o diplomata …

Brahimi vai rumar ao Qatar e leva "família portista" no coração

Depois de ter terminado contrato com o FC Porto e de ter conquistado a CAN 2019 pela Argélia, o extremo Yacine Brahimi chegou este domingo ao Qatar para assinar pelo novo clube. O internacional argelino Brahimi …

Israel avança com demolição de casas palestinianas perto de Jerusalém

Forças israelitas começaram hoje a demolir dezenas de casas palestinianas num bairro localizado em Jerusalém Oriental, noticiaram agências de notícias internacionais. Estas demolições põem fim a uma batalha legal de vários anos sobre aqueles edifícios residenciais, …

"Nasdaq chinês" estreia com valorizações até 520%

Inspirado no norte-americano NASDAQ, o STAR Market reflete o desejo do Partido Comunista Chinês de canalizar capital privado para os seus planos de desenvolvimento. O novo mercado para emissão de títulos de tecnológicas chinesas abriu esta …

CDS desafia PS a apresentar contas que sustentam o seu programa eleitoral

O CDS-PP desafiou este domingo o PS a apresentar as contas do seu programa eleitoral, e considerou que “a última coisa de que o país precisa é de uma revisão constitucional feita à esquerda” que …

MEO dá 800 euros a trabalhadores que aceitem mudar para nova empresa

Apesar da resistência de quase dois mil trabalhadores da MEO, a Altice Portugal mantém os planos de arrancar com uma nova empresa de serviços técnicos no início de outubro. Para convencer os funcionários que integram a …