Senadora e ex-ministra de François Hollande morre ao cair de escada

Sénat / Flickr

A senadora e ex-ministra francesa Nicole Bricq

Nicole Bricq, que foi ministra do ex-presidente socialista François Hollande, e actual senadora do En Marche!, partido do presidente Macron, no governo em França, morreu este domingo, aos 70 anos, depois de cair acidentalmente ontem à noite de uma escada, informaram fontes do governo.

A ex-ministra francesa Nicole Bricq – uma das primeiras parlamentares socialistas a juntar-se ao En Marche! – liderou a pasta de Ecologia e depois a de Comércio Exterior no Executivo de Jean-Marc Ayrault.

A ex-governante estava de férias quando sofreu o acidente e morreu nesta manhã no Hospital de Poitiers, na região oeste da França. Será enterrada nos próximos dias em La Rochefoucauld, onde nasceu.

Nicole Bricq foi eleita deputada pelo Partido Socialista em 1997 pela circunscrição de Seine-et-Marne, nos arredores de Paris, mas perdeu a sua cadeira cinco anos depois para o conservador Jean-François Copé. Em 2004, tornou-se senadora por essa mesma circunscrição.

O mês passado, Bricq decidiu que não se candidataria nas próximas eleições ao Senado, por ter surgido uma candidatura alternativa à sua no mesmo partido.

No Twitter, o presidente do grupo parlamentar do En Marche!, Richard Ferrand, expressou a sua “imensa tristeza” pelo falecimento de Bricq, “envolvida desde cedo” na nova formação política.

O Partido Socialista destacou também em comunicado que Bricq, politicamente próxima de Jean-Pierre Chevènement e Dominique Strauss-Kahn, caracterizou-se como especialista em finanças públicas pela sua “competência, defesa de convicções e inteligência“.

“Tinha uma ideia elevada da política e do serviço aos nossos cidadãos. Uma mulher que se expressava sempre com franqueza e coragem. Uma mulher admirável”, acrescenta a nota.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.