Opositora de Duterte detida e acusada de tráfico de droga

Prachatai / Flickr

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

A principal opositora à campanha contra a drogas do Presidente filipino Rodrigo Duterte foi detida esta sexta-feira por acusações que diz terem como objetivo o seu silenciamento, mas comprometeu-se a continuar a lutar contra o “assassino em série sociopata”.

Minutos antes de ser detida por polícia armada, a senadora Leila de Lima disse aos jornalistas que é inocente, no que toca às acusações de tráfico de droga que a podem deixar na prisão para o resto da vida.

“É uma honra ser detida por aquilo por que luto. Por favor, rezem por mim”, disse Lima, de 57 anos, junto ao seu gabinete no Senado, onde tinha procurado refúgio temporário durante a noite, após um mandado de detenção emitido na quinta-feira.

Não vão ser capazes de me silenciar e de me impedir de lutar pela verdade e justiça e contra as matanças diárias e repressão do regime de Duterte”, afirmou.

Lima gravou também um vídeo, antes de ser detida, em que apela aos filipinos para mostrarem coragem e se oporem à campanha antidroga de Duterte, que já causou a morte de mais de 6.500 pessoas desde que o Presidente tomou posse, há oito meses.

“Não há dúvida de que o nosso Presidente é um homicida e um assassino em série sociopata”, disse no vídeo que publicou no Facebook.

Alex Nuevaespaña / Wikimedia

A senadora Leila de Lima

A senadora Leila de Lima

A senadora, antiga comissária para os direitos humanos, também afirmou que a sua detenção foi um ato de vingança pelos seus esforços de mais de uma década para expor Duterte como líder de esquadrões da morte durante o período em que foi presidente da câmara da cidade de Davao.

Em agosto, Duterte acusou pela primeira vez Lima de gerir uma rede de tráfico de droga com criminosos dentro da maior prisão do país, na altura em que era secretária da Justiça do anterior Governo. “Vou ter de a destruir em público“, afirmou Duterte na altura.

Na semana passada, Lima foi acusada de três crimes de tráfico de droga.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …