As sementes do dente-de-leão são ótimos objetos voadores (e a Ciência descobriu porquê)

Uma equipa de cientistas estudou a ligação entre o número de cerdas em sementes de dente-de-leão e a capacidade dessas sementes viajarem longas distâncias de maneira estável.

As sementes de dente-de-leão conseguem viajar vários quilómetros antes de pousar e essa habilidade torna-as particularmente eficientes. No ano passado, cientistas da Universidade de Edimburgo propuseram-se a analisar mais de perto estas sementes.

A equipa descobriu que, à medida que as sementes flutuam no ar, um anel estável e separado de fluido circulante – chamado anel vórtice – forma-se sobre o pappus das sementes (a coleção em forma de disco de cerdas brancas que funciona como uma espécie de para-quedas), mantendo as sementes lá no alto.

Recentemente, cientistas da École polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, em parceria com cientistas da Universidade de Pisa, na Itália, e da Universidade de Twente, na Holanda, levaram esta investigação ainda mais longe.

De acordo com o Tech Explorist, os cientistas criaram um modelo matemático capaz de simular a dinâmica de fluxo ao redor do pappus à medida que o dente-de-leão se move pelo ar, imitando o anel de vórtice. Através da análise de como as sementes resistem a pequenas turbulências, a equipa conseguiu descobrir que o número de cerdas assume um papel significativo.

O principal autor do artigo científico, Giuseppe Ledda, afirmou que as cerdas têm um papel crucial na estabilidade do voo. “O nosso modelo calculou que o número máximo de cerdas para um voo estável ronda em torno de 100 e, surpreendentemente, é o número de cerdas que as sementes de dente-de-leão contém naturalmente.

Para que um objeto consiga voar a longas distâncias são precisos dois fatores: a trajetória precisa de ser a mais estável possível e o seu arrasto (a força que o ar exerce sobre o objeto na direção oposta do movimento) tem que ser significativa.

Ledda explicou que ter cerca de 100 cerdas otimiza ambos os fatores: se fossem mais, o anel de vórtice seria demasiado grande e criaria arrasto, mas geraria simultaneamente um voo muito instável; se fossem menos, o anel de vórtice seria muito pequeno, o que criaria boa estabilidade, mas não o suficiente.

Este processo de modelagem dos mecanismos que ocorrem na natureza forma a base de um campo conhecido como biomimética. Simone Camarri, outra investigadora que participou no estudo, afirmou que esta investigação poderia ir mais além, nomeadamente analisar de que forma a porosidade de um objeto afeta a sua propulsão e a sua estabilidade.

Estas descobertas podem ter aplicações úteis em objetos projetados para funcionar como um pára-quedas. Os resultados foram publicados no início do mês de julho na Physical Review Letters.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …