Sem pedal para a Europa, Benfica complica apuramento (e as ações caem 2,5%)

Guillaume Horcajuelo / EPA

O Benfica voltou a perder (3-1) esta terça-feira frente ao Lyon para a Liga dos Campeões, complicando o apuramento para a próxima fase da liga milionária.

Com uma exibição pouco convincente e dois golos sofridos na primeira parte, as águias registaram ontem a sua oitava derrota nos últimos nove jogos como visitante na prova. O apuramento é matematicamente possível, mas as contas ficaram mais complicadas.

Para seguir em frente na prova, o Benfica está agora obrigado a vencer ao Zenit e ao Leipzig, dependendo ainda de outros resultados para conseguir passar: as águias precisam que o Lyon não ganhe na Rússia na próxima jornada e que o Leipzig perca na última partida da fase de grupos.

A Liga Europa parece o cenário mais provável e, ainda assim, o Benfica tem obrigatoriamente de ganhar ao Zenit dentro de duas semanas para segurar o terceiro lugar do grupo e garantir a vaga nesta liga europeia.

Após a quarta jornada, o Leipzig é líder do Grupo G com 9 pontos, seguindo-se depois o Lyon (7 pontos), o Zentit (4 pontos) e o Benfica (3 pontos).

O Benfica parece não ter pedal para a Europa, registando um percurso negativo nos últimos jogos disputados. Nas últimas 17 partidas na Liga dos Campeões, as águias perderam 13, venceram 3 e somaram ainda um empate.

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1191839943599034369?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1191839943599034369&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2019%2F11%2F05%2Fa-missao-de-ganhar-tem-de-ser-possivel-e-obrigatoria-as-contas-do-benfica-para-seguir-em-frente-na-liga-dos-campeoes-ou-na-liga-europa%2F

No rescaldo do jogo, o treinador do Benfica admitiu que as águias tiveram uma “entrada má” no jogo, reconhecendo que o apuramento se tornou mais complicado.

Não foi uma primeira parte feliz. Não reajustei a equipa mais cedo porque já tinha feito uma substituição. A minha intenção era a partir dos 20 minutos fazer uma substituição, porque não estávamos bem. Principalmente a forma como estávamos a pressionar e a defender. Na segunda parte tentámos reagir como pretendíamos, com o Seferovic na frente. A tentar pressionar de outra maneira. Fizemos um golo e depois tentámos fazer o segundo. Mas o Lyon fechou o jogo numa transição”, disse Bruno Lage.

“O apuramento fica difícil, mas temos que olhar para o Santa Clara e quando voltarmos não pensarmos em nada. É vencer e ver como fica a classificação no grupo. Foge àquilo que pretendíamos. A nossa ambição e exigência era fazer uma competição diferente. Resta-nos continuar a trabalhar e preparar o jogo com o Santa Clara”, rematou.

A derrota desta terça-feira fez-se também sentir na bolsa. De acordo com o jornal Eco, o resultado fez com que as ações caíssem 2,47% para 2,76 euros. Segundo o jornal, a liquidez é reduzida, estando bastante aquém da média diária dos últimos 12 meses.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …