Afinal, não foi sem-abrigo abraçado por Marcelo que salvou bebé do lixo. Mãe diz que lhe “pagavam mais por sexo sem protecção”

INEM / Instagram

“Bem-vindo puto!” INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) divulga foto do bebé encontrado no lixo.

A sem-abrigo que abandonou o seu filho bebé no lixo, logo após o nascimento, alega que a criança será fruto de relações sexuais com homens que lhe “pagavam mais por sexo sem protecção”. Entretanto, sabe-se que não foi o sem-abrigo que recebeu uma casa, depois de ser elogiado por Marcelo, que salvou o bebé do ecoponto.

O bebé que a sem-abrigo, identificada como uma cabo-verdiana de 22 anos e de nome Sara, abandonou num ecoponto junto à discoteca Lux, em Lisboa, terá sido retirado do lixo por outros dois sem-abrigo e não por aquele que se encontrou com Marcelo Rebelo de Sousa, surgindo como o herói desta trágica história.

Depois de Manuel Xavier se ter encontrado com o Presidente da República, recebendo elogios e um abraço de Marcelo Rebelo de Sousa, e tendo, posteriormente, sido recompensado com a oferta de uma casa para sua utilização, dois outros sem-abrigo surgem a garantir que, afinal, foram eles que retiraram o bebé do lixo.

Em declarações à SIC, João Paulo e Rui Machado, que também vivem na rua, garantem que foram eles que salvaram a criança, depois de terem ouvido o seu choro no ecoponto.

imagens divulgadas do momento em que o bebé é retirado do lixo que corroboram esta versão, mostrando três homens no local. Manuel Xavier estaria atrás dos contentores e terão sido Rui Machado e João Paulo a forçar a entrada do ecoponto para retirarem o bebé.

Antes disso, os dois sem-abrigo terão chegado a alertar a PSP para o facto de estar um bebé no ecoponto, mas as autoridades não acreditaram.

Depois de retirarem o bebé do lixo, um deles terá embrulhado a criança numas calças que encontrou por ali, tendo-a entregue, seguidamente, a uma mulher que trabalhará na discoteca Lux. Terá sido ela a chamar o INEM.

Perante esta nova versão, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “se em vez de um forem vários os que colaboraram nessa salvação, tanto melhor“.

“Se aparecerem não uma, mas duas, mas três, mas quatro, mas cinco pessoas que tenham participado naquilo que é um acto de vida, pois receberei todos e agradecerei a todos os que encontraram, os que comunicaram, os que tiraram”, frisou ainda o Presidente da República, concluindo que todos os que participaram no processo de resgate do bebé estão “de parabéns” e merecem “a nossa gratidão”.

“Homens pagavam-me mais por sexo sem protecção”

O bebé terá passado 15 horas no contentor e a investigação da Polícia Judiciária (PJ) concluiu que a mãe da criança agiu premeditadamente no sentido de a matar.

A jovem cabo-verdiana vivia na rua, em tendas situadas próximo da estação de Santa Apolónia, juntamente com o companheiro, e viveria da prostituição. Terá engravidado de um cliente, conforme contou à sua advogada, Ana Maria Lopes.

“Os homens pagavam mais quando o sexo era sem protecção”, terá dito a jovem à advogada, conforme esta conta ao Expresso [acesso pago].

Ana Maria Lopes revela ao semanário que conheceu a sem-abrigo na Associação João 13, onde ela e o companheiro jantavam, tomavam banho e vestiam roupa lavada. A advogada é voluntária na Associação e ofereceu-se para a defender.

“Sara revelou-me que só soube que estava grávida por volta do sétimo mês, porque sentiu o bebé. E nunca falou com médicos nem em fazer aborto”, frisa ainda a advogada.

Entretanto, surgem informações de que a sem-abrigo deu uma entrevista à TVI, no âmbito de uma reportagem sobre quem vive na rua, quando já estaria grávida de sete meses.

Sou muito nova para estar nessa vida. Eu quero estudar, viver a minha vida”, terá dito a jovem nessa reportagem, em declarações recolhidas em Setembro passado.

A jovem de 22 anos, que está indiciada por tentativa de homicídio qualificado, recebeu a visita da ministra da Justiça depois de lhe ter visto negado um pedido de habeas corpus para a sua libertação imediata.

O bebé continua internado, em situação estável. A família da cabo-verdiana já manifestou interesse em ficar com a criança, como apurou o Expresso. A viver em Cabo verde, a família de Sara terá “meios financeiros para cuidar do bebé” e deverá tentar ficar com a criança, evitando que acabe entregue ao sistema de adopção em Portugal.

SV, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Também se descobriu com 7 meses q estava grávida, era um bocado difícil de fazer um aborto. Além de ser uma irresponsável por se prostituir e nem sequer usar protecção. E entregar a criança à família? Para quê? Para acabar como a mãe nas ruas?

  2. Se ela tivesse efectivamente a intenção de matar a criança, teria feito logo à nascença!!!
    Teria sido mais facil e ficaria mais distante a hipotese de ser descoberto.
    A Tese da PJ não tem sustentação logica, trata-se do “Livre Arbitrio” assento no “Poder Publico”, ou seja, a “Ditadura das Entidades”.
    Já com a Maddie também acusaram os Pais, sem qualquer fundamento objectivo, o “Livre Arbitrio”.
    Assim, nã há “confiança nas Entidades”, antes há que ter muito “receio”.

    “evitando que acabe entregue ao sistema de adopção em Portugal” – aqui denota-se a “falta de confiança” nas Entidades Publicas de PT, que deve ter estado na origem de toda a actuação da menina.

    • Andas mesmo todo baralhado dessas ideias!…
      Primeiro, isto aconteceu “logo à nascença”! Depois, colocar um recém nascido num ecoponto, abandonado ao frio, etc, não é ter “intenção de matar”, nada disso – devia ter “intenção de lhe dar saúde”!!
      Não fossem os sem-abrigo ouvir o bebé a chorar e, esta hora, onde é que ele estaria…
      A “tese” da PJ não tem “sustentação”; já os teus disparates fazem todo o sentido!…
      Os pais da Maddie NÃO foram acusados – mais uma vez, andas todo trocado!
      E, “fundamentos” ou indícios não faltavam…
      Exacto, a origem disto é porque “menina não confia nas “Entidades Publicas de PT”; já ela é de total confiança!! O filho que o diga!…
      .
      Há que ter receio é de gente como tu que, além de não dizeres nada de jeito, inventas “factos”, baralhas tudo e ainda por cima tens de atrevimento de colocar esses disparates numa página aberta ao publico!!
      Beber água fresca e apanhar um pouco de ar puro pode ajudar a melhorar essa ausência de bom senso, que tanta falta te faz – como comprovam as alarvidades que escreveste!…

    • Andas mesmo todo baralhado dessas ideias!…
      Primeiro, isto aconteceu “logo à nascença”! Depois, colocar um recém nascido num ecoponto, abandonado ao frio, etc, não é ter “intenção de matar”, nada disso – devia ter “intenção de lhe dar saúde”!!
      Não fossem os sem-abrigo ouvir o bebé a chorar e, esta hora, onde é que ele estaria…
      A “tese” da PJ não tem “sustentação”; já os teus disparates fazem todo o sentido!…
      Os pais da Maddie NÃO foram acusados – mais uma vez, andas todo trocado! 
      E, “fundamentos” ou indícios não faltavam…
      Exacto, a origem disto é porque “menina não confia nas “Entidades Publicas de PT”; já ela é de total confiança!!
      O filho que o diga!…
      .
      Há que ter receio é de gente como tu que, além de não dizeres nada de jeito, inventas “factos”, baralhas tudo e ainda por cima tens de atrevimento de colocar esses disparates numa página aberta ao publico!!
      Beber água fresca e apanhar um pouco de ar puro pode ajudar a melhorar essa ausência de bom senso, que tanta falta te faz – como comprovam as alarvidades que escreveste!.

  3. coita da sugeita, eu até tenho pena dela, a criança é que foi a culpada, se ela tinha vontade de ir para outro caminho porque não foi? enfim se fosse uma portuguêsa todas a condenava, mas como é uma minuria todas toca a defender, grande atitude tiveram quem salvou a criança que seja um ou mais, fizeram algo que amnhã não sobe fazer

RESPONDER

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …

Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África. As Victoria Falls são …

Coreia do Norte inaugura Spa para turistas gozarem da "alta civilização sob o socialismo"

O líder norte-coreano inaugurou um novo Spa para tratamentos com águas termais e de beleza, bem como uma estação de esqui para os turistas desfrutarem da "alta civilização sob o socialismo". Kim Jong-un cortou a fita …

Morreu Pete Frates, criador do "Ice Bucket Challenge"

Pete Frates, rosto da luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), morreu na segunda-feira, com 34 anos, após uma longa batalha com a doença neurológica degenerativa rara. Pete Frates foi um dos fundadores do "Ice Bucket …

O futuro político de Espanha fica em stand by até janeiro

A Esquerda Republicana Catalã empurrou a decisão para janeiro de 2020, uma vez que as decisões judiciais que envolvem líderes independentistas podem influenciar o entendimento com o PSOE. A Esquerda Republicana Catalã (ERC) não quer decidir …